Habilidades Sociais e Competências Sociais Exigidas do Professor-Líder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nyaradi, Neidi de Oliveira
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Boas, Ana Alice Vilas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35783
Resumo: A função do magistério privilegia o repertório de habilidades sociais, a competência social e a liderança, sendo fundamental para o sucesso e o bom desempenho na díade professor – aluno. Este estudo teve como objetivo avaliar e relacionar as habilidades presentes no repertório dos professores percebidos como líderes pelos alunos do curso de Administração de Empresas, de uma instituição particular de ensino superior tendo como base o Inventário de Habilidades Sociais de Del Prette, a Teoria dos Traços, a Teoria da Liderança baseada em Princípios, conhecida como a Teoria de Covey e a Teoria proposta por Peter Senge. A questão levantada pretendeu identificar se os professores indicados, com base no referencial teórico, poderiam ser considerados líderes. Os resultados revelaram que quase todos os professores avaliados apresentam alto ou bom repertório de habilidades sociais, no entanto, apenas três deles foram percebidos como líderes pelos alunos. Ao mesmo tempo pode-se verificar que professores com indicação muito baixa também apresentaram repertório considerado bom. Os professores que apresentaram baixo repertório, com indicação para treinamento ou programas de intervenção, não foram percebidos como líderes. Os resultados das avaliações comprovaram as indicações, no entanto, não se pode deixar de levar em conta as variáveis pessoais, ambientais e situacionais.
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