Habilidades Sociais e Competências Sociais Exigidas do Professor-Líder
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35783 |
Resumo: | A função do magistério privilegia o repertório de habilidades sociais, a competência social e a liderança, sendo fundamental para o sucesso e o bom desempenho na díade professor – aluno. Este estudo teve como objetivo avaliar e relacionar as habilidades presentes no repertório dos professores percebidos como líderes pelos alunos do curso de Administração de Empresas, de uma instituição particular de ensino superior tendo como base o Inventário de Habilidades Sociais de Del Prette, a Teoria dos Traços, a Teoria da Liderança baseada em Princípios, conhecida como a Teoria de Covey e a Teoria proposta por Peter Senge. A questão levantada pretendeu identificar se os professores indicados, com base no referencial teórico, poderiam ser considerados líderes. Os resultados revelaram que quase todos os professores avaliados apresentam alto ou bom repertório de habilidades sociais, no entanto, apenas três deles foram percebidos como líderes pelos alunos. Ao mesmo tempo pode-se verificar que professores com indicação muito baixa também apresentaram repertório considerado bom. Os professores que apresentaram baixo repertório, com indicação para treinamento ou programas de intervenção, não foram percebidos como líderes. Os resultados das avaliações comprovaram as indicações, no entanto, não se pode deixar de levar em conta as variáveis pessoais, ambientais e situacionais. |
id |
UFSC_bbfb235fc865cf8b9c699f535b4d83bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/35783 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Habilidades Sociais e Competências Sociais Exigidas do Professor-LíderA função do magistério privilegia o repertório de habilidades sociais, a competência social e a liderança, sendo fundamental para o sucesso e o bom desempenho na díade professor – aluno. Este estudo teve como objetivo avaliar e relacionar as habilidades presentes no repertório dos professores percebidos como líderes pelos alunos do curso de Administração de Empresas, de uma instituição particular de ensino superior tendo como base o Inventário de Habilidades Sociais de Del Prette, a Teoria dos Traços, a Teoria da Liderança baseada em Princípios, conhecida como a Teoria de Covey e a Teoria proposta por Peter Senge. A questão levantada pretendeu identificar se os professores indicados, com base no referencial teórico, poderiam ser considerados líderes. Os resultados revelaram que quase todos os professores avaliados apresentam alto ou bom repertório de habilidades sociais, no entanto, apenas três deles foram percebidos como líderes pelos alunos. Ao mesmo tempo pode-se verificar que professores com indicação muito baixa também apresentaram repertório considerado bom. Os professores que apresentaram baixo repertório, com indicação para treinamento ou programas de intervenção, não foram percebidos como líderes. Os resultados das avaliações comprovaram as indicações, no entanto, não se pode deixar de levar em conta as variáveis pessoais, ambientais e situacionais.INPEAU2012-09-26T19:26:12Z2012-09-26T19:26:12Z2004-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35783Nyaradi, Neidi de OliveiraBoas, Ana Alice Vilasporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-21T17:21:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35783Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-21T17:21:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Habilidades Sociais e Competências Sociais Exigidas do Professor-Líder |
title |
Habilidades Sociais e Competências Sociais Exigidas do Professor-Líder |
spellingShingle |
Habilidades Sociais e Competências Sociais Exigidas do Professor-Líder Nyaradi, Neidi de Oliveira |
title_short |
Habilidades Sociais e Competências Sociais Exigidas do Professor-Líder |
title_full |
Habilidades Sociais e Competências Sociais Exigidas do Professor-Líder |
title_fullStr |
Habilidades Sociais e Competências Sociais Exigidas do Professor-Líder |
title_full_unstemmed |
Habilidades Sociais e Competências Sociais Exigidas do Professor-Líder |
title_sort |
Habilidades Sociais e Competências Sociais Exigidas do Professor-Líder |
author |
Nyaradi, Neidi de Oliveira |
author_facet |
Nyaradi, Neidi de Oliveira Boas, Ana Alice Vilas |
author_role |
author |
author2 |
Boas, Ana Alice Vilas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nyaradi, Neidi de Oliveira Boas, Ana Alice Vilas |
description |
A função do magistério privilegia o repertório de habilidades sociais, a competência social e a liderança, sendo fundamental para o sucesso e o bom desempenho na díade professor – aluno. Este estudo teve como objetivo avaliar e relacionar as habilidades presentes no repertório dos professores percebidos como líderes pelos alunos do curso de Administração de Empresas, de uma instituição particular de ensino superior tendo como base o Inventário de Habilidades Sociais de Del Prette, a Teoria dos Traços, a Teoria da Liderança baseada em Princípios, conhecida como a Teoria de Covey e a Teoria proposta por Peter Senge. A questão levantada pretendeu identificar se os professores indicados, com base no referencial teórico, poderiam ser considerados líderes. Os resultados revelaram que quase todos os professores avaliados apresentam alto ou bom repertório de habilidades sociais, no entanto, apenas três deles foram percebidos como líderes pelos alunos. Ao mesmo tempo pode-se verificar que professores com indicação muito baixa também apresentaram repertório considerado bom. Os professores que apresentaram baixo repertório, com indicação para treinamento ou programas de intervenção, não foram percebidos como líderes. Os resultados das avaliações comprovaram as indicações, no entanto, não se pode deixar de levar em conta as variáveis pessoais, ambientais e situacionais. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-10 2012-09-26T19:26:12Z 2012-09-26T19:26:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35783 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651915836260352 |