Habilidades sociais e competência social do professor líder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nyaradi, Neidi de Oliveira
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11625
Resumo: Este trabalho propôs-se analisar a liderança, as habilidades sociais e a competência social, no contexto profissional, ou melhor, no contexto educativo, uma vez que a função do magistério privilegia o repertório de habilidades sociais, a competência social e a liderança, sendo fundamental para o sucesso e o bom desempenho na díade professor aluno. O estudo teve como objetivo avaliar e relacionar as habilidades presentes no repertório dos professores percebidos como líderes pelos alunos do curso de Administração de uma instituição particular de ensino superior tendo como base o Inventário de Habilidades Sociais de Del Prette, a Teoria da Liderança baseada em Princípios, a Teoria de Covey e a Teoria dos Traços. A questão levantada pretendeu identificar se os professores indicados, pelos alunos, com base no referencial teórico, poderiam ser considerados líderes. Os resultados revelaram que quase todos os professores avaliados apresentam alto ou bom repertório de habilidades, no entanto, apenas três deles foram percebidos como líderes pelos alunos. Ao mesmo tempo pode-se verificar que professores com indicação muito baixa de liderança também apresentaram repertório de habilidades sociais considerado bom. Os professores que apresentaram baixo repertório, com indicação para treinamento ou programas de intervenção, não são percebidos como líderes. Os resultados das avaliações comprovaram as indicações, no entanto, não se pode deixar de levar em conta as variáveis pessoais, ambientais e situacionais. O IHS Del Prette, um instrumento de auto-relato projetado para nossa realidade, permitiu identificar déficits e recursos em habilidades sociais bem como revelou aspectos de autopercepção e de auto-estima dos indivíduos tão importantes no contexto profissional nos dias atuais.
id UFRRJ-1_67127b16345f2c08694ea7ed387b2b2d
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/11625
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Nyaradi, Neidi de OliveiraBoas, Ana Alice Vilas559.274.916-34http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723288D7102.702.807-152023-12-22T01:55:01Z2023-12-22T01:55:01Z2004-03-16NYARADI, Neidi de Oliveira. Habilidades sociais e competência social do professor líder. 2004. 52 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2004.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11625Este trabalho propôs-se analisar a liderança, as habilidades sociais e a competência social, no contexto profissional, ou melhor, no contexto educativo, uma vez que a função do magistério privilegia o repertório de habilidades sociais, a competência social e a liderança, sendo fundamental para o sucesso e o bom desempenho na díade professor aluno. O estudo teve como objetivo avaliar e relacionar as habilidades presentes no repertório dos professores percebidos como líderes pelos alunos do curso de Administração de uma instituição particular de ensino superior tendo como base o Inventário de Habilidades Sociais de Del Prette, a Teoria da Liderança baseada em Princípios, a Teoria de Covey e a Teoria dos Traços. A questão levantada pretendeu identificar se os professores indicados, pelos alunos, com base no referencial teórico, poderiam ser considerados líderes. Os resultados revelaram que quase todos os professores avaliados apresentam alto ou bom repertório de habilidades, no entanto, apenas três deles foram percebidos como líderes pelos alunos. Ao mesmo tempo pode-se verificar que professores com indicação muito baixa de liderança também apresentaram repertório de habilidades sociais considerado bom. Os professores que apresentaram baixo repertório, com indicação para treinamento ou programas de intervenção, não são percebidos como líderes. Os resultados das avaliações comprovaram as indicações, no entanto, não se pode deixar de levar em conta as variáveis pessoais, ambientais e situacionais. O IHS Del Prette, um instrumento de auto-relato projetado para nossa realidade, permitiu identificar déficits e recursos em habilidades sociais bem como revelou aspectos de autopercepção e de auto-estima dos indivíduos tão importantes no contexto profissional nos dias atuais.This paper was aimed to provide an analysis on leadership, social abilities and social competence in an educational one, since teaching privileges a repertoire of social abilities, social competence and leadership as fundamental for the success and good performance of the duet teacher student. The objective of this study was also to evaluate and to account the abilities that appeared on the repertoire of those teachers perceived as leaders by students of Management at a private higher education institution having as a basis the Del Prette s Inventary of Social Abilities, The Leadership Theory based on Principles and the Traits Approach of Leadership. The research was intended to identify if the teachers mentioned on the previous theoretical basis could be considered leaders. The results found out that almost all the teachers evalued showed excellent or good repertoire of abilities, although only three among then had been considered leaders by the students. At the same time, it was noticed that teachers who had a very low level of nominations also showed a potentially good repertoire. The teachers who presented a weak repertoire, thus being suitable for training or intervention programs corresponded to the student s perception; that is, they had not been considered leaders. The evaluation results matched up the level of nominations; however, one should take into consideration changeable personal, environmental and circumstantial aspects. The Del Prette s Inventary an instrument of self- relating planned for our reality permitted the identification of deficits and social ability resources as well as revealed self-perception and self-esteem aspects highly important in professional terms those days.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaisrelações sociaisdesempenho socialliderançasocial Relationssocial performanceleadershipAdministraçãoHabilidades sociais e competência social do professor líderThe leader teacher s social abilities and competenceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/614Made available in DSpace on 2016-04-28T20:12:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006 - Neidi de Oliveira Nyaradi.pdf: 1156625 bytes, checksum: 7b635c8c6cb24bbaa218d5c5d9b10e51 (MD5) Previous issue date: 2004-03-16info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJ20.500.14407/116252024-08-09 17:54:34.463oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/11625Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.bropendoar:2024-08-09T20:54:34Repositório Institucional da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Habilidades sociais e competência social do professor líder
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The leader teacher s social abilities and competence
title Habilidades sociais e competência social do professor líder
spellingShingle Habilidades sociais e competência social do professor líder
Nyaradi, Neidi de Oliveira
relações sociais
desempenho social
liderança
social Relations
social performance
leadership
Administração
title_short Habilidades sociais e competência social do professor líder
title_full Habilidades sociais e competência social do professor líder
title_fullStr Habilidades sociais e competência social do professor líder
title_full_unstemmed Habilidades sociais e competência social do professor líder
title_sort Habilidades sociais e competência social do professor líder
author Nyaradi, Neidi de Oliveira
author_facet Nyaradi, Neidi de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nyaradi, Neidi de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Boas, Ana Alice Vilas
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 559.274.916-34
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723288D7
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 102.702.807-15
contributor_str_mv Boas, Ana Alice Vilas
dc.subject.por.fl_str_mv relações sociais
desempenho social
liderança
topic relações sociais
desempenho social
liderança
social Relations
social performance
leadership
Administração
dc.subject.eng.fl_str_mv social Relations
social performance
leadership
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
description Este trabalho propôs-se analisar a liderança, as habilidades sociais e a competência social, no contexto profissional, ou melhor, no contexto educativo, uma vez que a função do magistério privilegia o repertório de habilidades sociais, a competência social e a liderança, sendo fundamental para o sucesso e o bom desempenho na díade professor aluno. O estudo teve como objetivo avaliar e relacionar as habilidades presentes no repertório dos professores percebidos como líderes pelos alunos do curso de Administração de uma instituição particular de ensino superior tendo como base o Inventário de Habilidades Sociais de Del Prette, a Teoria da Liderança baseada em Princípios, a Teoria de Covey e a Teoria dos Traços. A questão levantada pretendeu identificar se os professores indicados, pelos alunos, com base no referencial teórico, poderiam ser considerados líderes. Os resultados revelaram que quase todos os professores avaliados apresentam alto ou bom repertório de habilidades, no entanto, apenas três deles foram percebidos como líderes pelos alunos. Ao mesmo tempo pode-se verificar que professores com indicação muito baixa de liderança também apresentaram repertório de habilidades sociais considerado bom. Os professores que apresentaram baixo repertório, com indicação para treinamento ou programas de intervenção, não são percebidos como líderes. Os resultados das avaliações comprovaram as indicações, no entanto, não se pode deixar de levar em conta as variáveis pessoais, ambientais e situacionais. O IHS Del Prette, um instrumento de auto-relato projetado para nossa realidade, permitiu identificar déficits e recursos em habilidades sociais bem como revelou aspectos de autopercepção e de auto-estima dos indivíduos tão importantes no contexto profissional nos dias atuais.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-03-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T01:55:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T01:55:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NYARADI, Neidi de Oliveira. Habilidades sociais e competência social do professor líder. 2004. 52 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11625
identifier_str_mv NYARADI, Neidi de Oliveira. Habilidades sociais e competência social do professor líder. 2004. 52 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2004.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Humanas e Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRRJ
collection Repositório Institucional da UFRRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810107782089670656