Modelagem de atribuição de marketing digital a partir de cadeias de Markov

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viella, Filipe Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253291
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção.
id UFSC_bbfec260b2f9d8fe973f1dff3e7af53b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253291
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Modelagem de atribuição de marketing digital a partir de cadeias de MarkovCadeia de MarkovModelo de atribuiçãoMarketing digitalAttribution modelMarkov chainTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção.Na era digital em constante expansão, o marketing desempenha um papel importante na estratégia de negócios de empresas de diferentes portes. A capacidade de atribuir com assertividade o valor de cada interação do cliente é crucial para manutenção da competitividade. Este trabalho tem como objetivo avaliar um modelo de atribuição de marketing baseado em cadeias de Markov, visando maior precisão e adaptabilidade a diferentes contextos. A revisão bibliográfica comparou modelos de atribuição existentes na literatura, justificando a escolha da abordagem baseada em cadeias de Markov devido à sua eficácia em lidar com o problema de atribuição, especialmente em relação à flexibilidade, escalabilidade e reutilização. A pesquisa se caracteriza como aplicada e descritiva, e a metodologia utilizada é de modelagem e simulação. A implementação prática do modelo foi feita em linguagem de programação R, e testes com dados simulados demonstraram sua capacidade de fornecer uma visão mais realista do problema de atribuição de marketing, aumentando a precisão. A partir dos resultados, análises comparativas foram propostas com o auxílio de gráficos e mapas de calor, a fim de aprimorar investimentos em campanhas de marketing e entender o comportamento dos clientes. Além disso, o trabalho destacou o reaproveitamento do código desenvolvido, permitindo sua aplicação em diversas indústrias e contextos.In the constantly expanding digital era, marketing plays a significant role in the business strategy of companies of all sizes. The ability to accurately attribute the value of each customer interaction is crucial for maintaining competitiveness. This work aims to evaluate a marketing attribution model based on Markov chains, with the goal of achieving greater precision and adaptability in different contexts. The literature review compared existing attribution models, justifying the choice of the Markov chain-based approach due to its effectiveness in addressing the attribution problem, especially in terms of flexibility, scalability and reusability. The research is characterized as applied and descriptive, and the methodology used is modeling and simulation. The practical implementation of the model was carried out in the R programming language, and tests with simulated data demonstrated its ability to provide a more realistic view of the marketing attribution problem, increasing precision. Based on the results, comparative analyses were proposed with the assistance of graphs and heat maps to improve marketing campaign investments and understand customer behavior. Furthermore, the study highlighted the reusability of the developed code, allowing its application in various industries and contexts.Florianópolis, SC.Dávalos, Ricardo VillarroelUniversidade Federal de Santa Catarina.Viella, Filipe Ferreira2023-12-15T12:09:01Z2023-12-15T12:09:01Z2023-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis73application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253291Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-15T12:09:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253291Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-15T12:09:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem de atribuição de marketing digital a partir de cadeias de Markov
title Modelagem de atribuição de marketing digital a partir de cadeias de Markov
spellingShingle Modelagem de atribuição de marketing digital a partir de cadeias de Markov
Viella, Filipe Ferreira
Cadeia de Markov
Modelo de atribuição
Marketing digital
Attribution model
Markov chain
title_short Modelagem de atribuição de marketing digital a partir de cadeias de Markov
title_full Modelagem de atribuição de marketing digital a partir de cadeias de Markov
title_fullStr Modelagem de atribuição de marketing digital a partir de cadeias de Markov
title_full_unstemmed Modelagem de atribuição de marketing digital a partir de cadeias de Markov
title_sort Modelagem de atribuição de marketing digital a partir de cadeias de Markov
author Viella, Filipe Ferreira
author_facet Viella, Filipe Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dávalos, Ricardo Villarroel
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Viella, Filipe Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Cadeia de Markov
Modelo de atribuição
Marketing digital
Attribution model
Markov chain
topic Cadeia de Markov
Modelo de atribuição
Marketing digital
Attribution model
Markov chain
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15T12:09:01Z
2023-12-15T12:09:01Z
2023-12-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253291
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 73
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651960502452224