Modelo do comportamento de motocicletas em curva em regime permanente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255994 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Automotiva. |
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Modelo do comportamento de motocicletas em curva em regime permanenteDinâmica veicularMotocicletaCurvaRegime permanenteVehicle dynamicsMotorcycleCorneringSteady-stateTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Automotiva.Apresenta-se neste trabalho o desenvolvimento de um sistema de equações para modelar o estado de uma motocicleta realizando uma manobra de curva em regime permanente. Inicialmente, uma revisão do modelo de bicicleta, comumente utilizado nesse tipo de simulação de dinâmica veicular, é realizada. Depois, as características relacionadas à dinâmica de motocicletas são investigadas. Um novo sistema de equações é formulado com base no modelo de bicicleta, com as alterações necessárias, e foco no equilíbrio do momento de guinada. Esse sistema é simulado em diferentes cenários de manobras de curvas para uma motocicleta hipotética, com parâmetros obtidos na literatura. Seus resultados são analisados, não sendo observadas incoerências nos valores obtidos, reproduzindo o comportamento que seria esperado de uma motocicleta real.In this graduation thesis, the development of a system of equations to model a motorcycle cornering at steady-state is presented. To start with, the bicycle model, commonly used in vehicle dynamics simulation, is reviewed. Then, the properties related to motorcycle dynamics is explored. A new system of equations is created based on the bicycle model, including the necessary modifications and a focus on the yaw moment equilibrium. The system is simulated at different cornering scenarios for a hypothetical motorcycle, with parameters obtained from the literature. The results are analyzed, which do not present any unexpected values, successfully reproducing the behavior that would be expected from a real motorcycle.Joinville, SC.Carboni, Andrea PigaUniversidade Federal de Santa Catarina.Reinert, Gustavo Cisz2024-07-12T14:07:21Z2024-07-12T14:07:21Z2024-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis79 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255994Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-07-12T14:07:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/255994Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-07-12T14:07:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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