Responsabilidade social como elemento de vantagem competitiva: caso Tigre S.A.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129850 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
id |
UFSC_dfa2bf5e97dd208179a82f9d8094911b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129850 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Responsabilidade social como elemento de vantagem competitiva: caso Tigre S.A.Responsabilidade socialVantagem competitivaÉtica empresarialTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O presente trabalho tem como objetivo analisar a responsabilidade social como elemento de vantagem competitiva, fazendo um estudo de caso da Tigre S.A., empresa situada em Joinville, SC. 0 trabalho contempla inicialmente conceituações de responsabilidade social, ética, gestão ambiental, trabalho voluntário e estratégia competitiva, trazendo alguns exemplos práticos de empresas que estão incorporando praticas de responsabilidade social. Nesta etapa também são mostrados dois indicadores de responsabilidade social: o balanço social e a norma SA 8000. Estes indicadores são disponibilizados ao mercado, para orientar e motivar os empresários a adotarem práticas e implementarem programas de responsabilidade social. Na seqüência são descritos os procedimentos metodológicos adotados neste trabalho. 0 presente trabalho refere-se a um estudo de abordagem qualitativa que utilizou a pesquisa exploratória e descritiva para o alcance de sua finalidade e a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso como meios de investigação. Quanto a coleta de dados pode-se dizer que este foi realizado através de fontes primárias e secundárias. Para a coleta de dados primários foi utilizado o método de entrevista estruturada na organização objeto desse estudo. Já para a coleta de dados secundários foram utilizados documentos, livros, revistas especializadas, relatórios da empresa, entre outros. Conclui mostrando que o conceito de responsabilidade social está cada vez mais incorporando novos atributos, deixando de significar apenas o cumprimento das prescrições legais, passando também a dar importância à conduta ética e responsável das organizações na plenitude de suas redes de relações, além do governo e meio ambiente. Conclui também que o interesse da maioria das organizações ao adotarem práticas sociais responsáveis é o lucro decorrente dessa ação, mas mesmo assim todos que se relacionam com ela só terão a se beneficiar com essa mudança de postura. E fundamental que as empresas assumam compromissos e responsabilidades em urna nova dimensão, que vai muito além do enfoque puramente financeiro, agregando novos valores empresariais que consideram a vida social e a conduta ética das empresas, pois assim seá mais fácil delas obterem a vantagem competitiva. Finalmente cabe destacar que, a construção e manutenção da responsabilidade social é um constante desafio para as pessoas e as organizações de produção.Florianópolis, SCMoretto Neto, LuisUniversidade Federal de Santa Catarina.Nascimento, Taline Roberta2015-02-12T17:12:55Z2015-02-12T17:12:55Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis88 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129850porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-12T17:12:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129850Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-12T17:12:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Responsabilidade social como elemento de vantagem competitiva: caso Tigre S.A. |
title |
Responsabilidade social como elemento de vantagem competitiva: caso Tigre S.A. |
spellingShingle |
Responsabilidade social como elemento de vantagem competitiva: caso Tigre S.A. Nascimento, Taline Roberta Responsabilidade social Vantagem competitiva Ética empresarial |
title_short |
Responsabilidade social como elemento de vantagem competitiva: caso Tigre S.A. |
title_full |
Responsabilidade social como elemento de vantagem competitiva: caso Tigre S.A. |
title_fullStr |
Responsabilidade social como elemento de vantagem competitiva: caso Tigre S.A. |
title_full_unstemmed |
Responsabilidade social como elemento de vantagem competitiva: caso Tigre S.A. |
title_sort |
Responsabilidade social como elemento de vantagem competitiva: caso Tigre S.A. |
author |
Nascimento, Taline Roberta |
author_facet |
Nascimento, Taline Roberta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moretto Neto, Luis Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Taline Roberta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade social Vantagem competitiva Ética empresarial |
topic |
Responsabilidade social Vantagem competitiva Ética empresarial |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2015-02-12T17:12:55Z 2015-02-12T17:12:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129850 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
88 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652165439291392 |