Responsabilidade social como elemento de vantagem competitiva: caso Tigre S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Taline Roberta
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129850
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
id UFSC_dfa2bf5e97dd208179a82f9d8094911b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129850
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Responsabilidade social como elemento de vantagem competitiva: caso Tigre S.A.Responsabilidade socialVantagem competitivaÉtica empresarialTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O presente trabalho tem como objetivo analisar a responsabilidade social como elemento de vantagem competitiva, fazendo um estudo de caso da Tigre S.A., empresa situada em Joinville, SC. 0 trabalho contempla inicialmente conceituações de responsabilidade social, ética, gestão ambiental, trabalho voluntário e estratégia competitiva, trazendo alguns exemplos práticos de empresas que estão incorporando praticas de responsabilidade social. Nesta etapa também são mostrados dois indicadores de responsabilidade social: o balanço social e a norma SA 8000. Estes indicadores são disponibilizados ao mercado, para orientar e motivar os empresários a adotarem práticas e implementarem programas de responsabilidade social. Na seqüência são descritos os procedimentos metodológicos adotados neste trabalho. 0 presente trabalho refere-se a um estudo de abordagem qualitativa que utilizou a pesquisa exploratória e descritiva para o alcance de sua finalidade e a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso como meios de investigação. Quanto a coleta de dados pode-se dizer que este foi realizado através de fontes primárias e secundárias. Para a coleta de dados primários foi utilizado o método de entrevista estruturada na organização objeto desse estudo. Já para a coleta de dados secundários foram utilizados documentos, livros, revistas especializadas, relatórios da empresa, entre outros. Conclui mostrando que o conceito de responsabilidade social está cada vez mais incorporando novos atributos, deixando de significar apenas o cumprimento das prescrições legais, passando também a dar importância à conduta ética e responsável das organizações na plenitude de suas redes de relações, além do governo e meio ambiente. Conclui também que o interesse da maioria das organizações ao adotarem práticas sociais responsáveis é o lucro decorrente dessa ação, mas mesmo assim todos que se relacionam com ela só terão a se beneficiar com essa mudança de postura. E fundamental que as empresas assumam compromissos e responsabilidades em urna nova dimensão, que vai muito além do enfoque puramente financeiro, agregando novos valores empresariais que consideram a vida social e a conduta ética das empresas, pois assim seá mais fácil delas obterem a vantagem competitiva. Finalmente cabe destacar que, a construção e manutenção da responsabilidade social é um constante desafio para as pessoas e as organizações de produção.Florianópolis, SCMoretto Neto, LuisUniversidade Federal de Santa Catarina.Nascimento, Taline Roberta2015-02-12T17:12:55Z2015-02-12T17:12:55Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis88 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129850porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-12T17:12:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129850Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-12T17:12:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade social como elemento de vantagem competitiva: caso Tigre S.A.
title Responsabilidade social como elemento de vantagem competitiva: caso Tigre S.A.
spellingShingle Responsabilidade social como elemento de vantagem competitiva: caso Tigre S.A.
Nascimento, Taline Roberta
Responsabilidade social
Vantagem competitiva
Ética empresarial
title_short Responsabilidade social como elemento de vantagem competitiva: caso Tigre S.A.
title_full Responsabilidade social como elemento de vantagem competitiva: caso Tigre S.A.
title_fullStr Responsabilidade social como elemento de vantagem competitiva: caso Tigre S.A.
title_full_unstemmed Responsabilidade social como elemento de vantagem competitiva: caso Tigre S.A.
title_sort Responsabilidade social como elemento de vantagem competitiva: caso Tigre S.A.
author Nascimento, Taline Roberta
author_facet Nascimento, Taline Roberta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moretto Neto, Luis
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Taline Roberta
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social
Vantagem competitiva
Ética empresarial
topic Responsabilidade social
Vantagem competitiva
Ética empresarial
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2015-02-12T17:12:55Z
2015-02-12T17:12:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129850
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 88 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652165439291392