Fatores facilitadores e dificultadores na adoção de recursos educacionais abertos no ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/195844 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018. |
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Fatores facilitadores e dificultadores na adoção de recursos educacionais abertos no ensino superiorEngenharia e gestão do conhecimentoEnsino audiovisualEnsino superiorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018.Recursos educacionais abertos (REA) são recursos disponibilizadosgratuitamente ao público para fins educativos, com uso de licençasabertas e respeito à propriedade intelectual, disponibilizados de tal formaque eles possam ser usados, compartilhados e modificados livremente.Eles têm um impacto significativo na educação superior e sãopotencialmente úteis na democratização e disseminação da informação edo conhecimento. No entanto, a adoção de REA não tem tido abrangênciamundial, e existem vários obstáculos e barreiras que ainda impedem a suaexpansão. O presente trabalho identifica e analisa quais os fatoresfacilitadores e dificultadores na adoção destes REA no ensino superior,desde a criação até a disseminação e aplicação do conhecimento pelousuário, nas diferentes mídias. Para tanto, foi realizada uma pesquisaqualitativa, exploratória, com levantamento bibliográfico da literatura,por meio de revisão sistemática, nas bases de dados WOS, Scopus eSciELO, sendo integralizados outros documentos, constantes em sites,blogs, filmagem de entrevistas, de autores e instituições de renomenacional e internacional. Como resultados obtidos na pesquisa foramlevantados requisitos necessários para padronização dos critérios dequalidade (acessibilidade, usabilidade, reutilização, etc.); iniciativas eexperiências em REA no ensino superior (BIOÉ, MIRA, Portal doProfessor, etc.); o uso de sistemas de gerenciamento de aprendizagemcom código aberto (Moodle, Sakai, LearnPress, etc.); a criação dosrepositórios (IBICT, Portal e-Unicamp, UnisulVirtual, etc.); fatoresintervenientes nos REA, tais como: fatores sociais e de governo(responsabilidade pela qualidade, bem como para relevância social,cultural e linguística da educação e pelos padrões de qualificaçõesfornecidos em seu nome, etc.), tecnológicos (Web 2.0, Web 3.0 - websemântica, a Web 4.0 - rede móvel e sem fio, Web 5.0 - rede sensorialemotiva,etc.), econômicos (investimento em programas de formação,com o intuito de que professores e estudantes possam se apropriar dafunção de produtores de materiais educacionais, etc.) e legais (criarmecanismos para garantir a qualidade e democratizar o acesso compolíticas de inclusão social, etc.). Como fatores dificultadores existentesna adoção de REA no ensino superior foi evidenciado o própriodesconhecimento do termo REA e a falta de conhecimento tecnológicodo usuário, entre outros fatores mais específicos, visando o engajamentopúblico nos processos da pesquisa e nas decisões para a inovação deforma responsável.Abstract : Open educational resources are essentially resources made available freeto the public for educational purposes, with the use of open licenses andrespect for intellectual property, made available in such a way that theycan be freely used, shared and modified. They have a significant impacton higher education and are potentially useful in democratizing anddisseminating information and knowledge. However, the adoption ofOpen Educational Resources (OER) has not been global, and there areseveral obstacles and barriers that still prevent its expansion. The presentwork identifies and analyzes the factors that facilitate and impede theadoption of these REA in higher education, from the creation to thedissemination and application of knowledge by the user in the differentmedia. For this, a qualitative, exploratory research was carried out, witha bibliographical survey of the literature, through a systematic review, inthe Web of Science, Scopus and SciELO databases, and other documentsthat were not reviewed by the peers, blogs, filming interviews, authorsand institutions of national and international renown. As results obtainedin the research, necessary requirements were raised for thestandardization of quality criteria (accessibility, usability, reuse, etc.);initiatives and experiences in OER in higher education (BIOÉ, MIRA,Teacher Portal, etc.); the use of open source learning managementsystems (Moodle, Canvas LMS, Sakai, LearnPress, etc.); the creation ofrepositories (IBICT, Public Domain Portal, e-Unicamp Portal,UnisulVirtual, etc.); (such as: social and governance factors(responsibility for quality, as well as social, cultural and linguisticrelevance of education and the standards of qualifications provided on itsbehalf, etc.), technological (Web 2.0, Web 3.0 - called semantic web, theWeb 4.0 - mobile and wireless network, Web 5.0 - sensorial-emotivenetwork, etc.), economic (investment in training programs, so thatteachers and students can take over the role of producers educationalmaterials, etc.) and legal (create mechanisms to guarantee quality anddemocratize access with social inclusion policies, etc.). The lack ofknowledge of the term REA and the lack of technological knowledge ofthe user, among other more specific factors, aimed at the publicengagement in the research processes and in the decisions for theinnovation of form were evidenced as difficult factors in the adoption ofOER in higher education responsible.Nakayama, Marina KeikoFadel, Luciane MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaBohrer Júnior, Emmanuel2019-05-09T15:16:00Z2019-05-09T15:16:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis147 p.| il.application/pdf357328https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/195844porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-09T15:16:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/195844Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-09T15:16:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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