Investimento e financiamento da infra – estrutura rodoviária no Brasil: uma análise das parcerias público – privadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121969
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.
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spelling Investimento e financiamento da infra – estrutura rodoviária no Brasil: uma análise das parcerias público – privadasInvestimentoFinanciamentoRodovias brasileirasParceria Público – PrivadaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.A década de 90 caracterizou-se por uma intensa expansão da atuação do setor privado em alguns setores da economia, que por atuarem no fornecimento de serviços públicos, são considerados essenciais à sociedade. Destacam-se como setores chaves desse processo aqueles que constituem a infra – estrutura básica do país, ou seja, energia elétrica, transporte, saneamento e telecomunicações. A inserção do capital privado nessas atividades está fundamentada nas mudanças ocorridas na década passada, iniciadas com Collor e aprofundadas por FHC, como fruto da crise financeira instalada na década de 80 e das propostas da agenda do consenso de Whashington. Esse contexto foi o que deu origem ao surgimento de novas modalidades de financiamento ao Estado, visto os escassos recursos que se destinavam aos investimentos. O presente estudo de monografia está focado em analisar as parcerias entre setor público e privado, mas conhecidas atualmente como PPP (parceria público – privada), principalmente no que tange ao setor de transporte rodoviário no país. O direcionamento do estudo para as rodovias brasileiras se dá, principalmente, pelas precárias condições em que essas se apresentam, prejudicando, em muito, o crescimento econômico do país, na medida que serve de obstáculo à expansão da competitividade industrial. As parcerias público – privadas constituem-se num mecanismo adicional aos já existentes, como as concessões e as contratações de obras públicas, as quais se diferenciam de uma parceria público- privada pela contraprestação pública, além dos recursos privados, uma vez que os empreendimentos focados por essa nova modalidade são aqueles prioritários para o país, porém de pouca ou nenhuma atratividade financeira.Arienti, Patrícia F. FonsecaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Camila Santos2014-07-24T16:07:52Z2014-07-24T16:07:52Z2014-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis88 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121969porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-07-24T16:07:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/121969Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-07-24T16:07:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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