A agenda do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a educação: um estudo do acordo com a rede municipal de educação de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melgarejo, Mariano Moura
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188268
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
id UFSC_bdc08b6967e9fbebb20710e0ad42a584
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188268
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A agenda do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a educação: um estudo do acordo com a rede municipal de educação de FlorianópolisEducaçãoEducação e EstadoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.A presente dissertação de mestrado teve como objetivo analisar a agenda do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a Educação, bem como seus desdobramentos em um caso específico, o contrato de empréstimo entre o Banco e a Prefeitura Municipal de Florianópolis para financiar o Projeto de Expansão e Melhoria da Qualidade da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de Florianópolis, efetivado no ano de 2014. Realizou-se um balanço da literatura sobre o tema e a análise do corpus documental oriundo do referido projeto e outras publicações do BID. Tendo como principais referenciais teóricos Marx (2004), Gramsci (1999), e pesquisadores contemporâneos como Coutinho (1999), Harvey (2013), Frigotto (1989; 1999; 2011; 2015) e Deitos (2000), analisou-se a agenda do BID para o Ensino Fundamental e a Educação Infantil articulada às necessidades de apropriação do fundo público pelo capital como forma de resposta à crise do capitalismo. Observou-se que as ações propostas pelo Banco, sob o pretexto de combater a pobreza, em essência, visam estreitar, baratear e direcionar a formação docente instituindo o coaching; exercer forte controle sobre seu trabalho por meio das reformas curriculares, avaliações em larga escala; flexibilizar a gestão; desmontar a carreira do magistério substituindo-a por políticas meritocráticas para a definição da remuneração; implementar políticas de accountability; fomentar a política de vouchers; além de diversas outras formas de privatização que atingem desde os materiais didáticos até a terceirização da gestão de escolas públicas.Abstract : The present dissertation aims to analyze the agenda of the Inter-American Development Bank (IADB) to the Education like theirs developments in a specific case, the loan contract between the Bank and the Prefeitura Municipal of Florianópolis in order to finance the Project Expansion and Improvement of the Quality of Childhood Education and the Elementary School in Florianópolis. Was carried out a review of the literature about topic and the analysis the corpus of document from this project and other publications oh the IADB. Used as the main theoretical referential Marx (2004), Gramsci (1999), and contemporaries researchers such as Coutinho (1999), Harvey (2013), Frigotto (1989; 1999; 2011; 2015) and Deitos (2000), examined the agenda of the IDB for the Education with the needs appropriation of public fund by capital as a response to the crisis of capitalism. It was noted the action proposed by the Bank, under the pretext f combating poverty in essence, seek to strengthen, cheapen, and direct the teacher training establishing the coaching; controlling strongly your work by means of curricular reforms, large-scale assessments allow a more flexible management; disassemble the career of the magisterium and replace with meritocratic policies to the definition of remuneration; to implement a policy of accountability; promote the voucher policy; in addition a several other forms to privatisation that reach from the teaching materials until to the outsourcing of the management of public schools.Shiroma, Eneida OtoUniversidade Federal de Santa CatarinaMelgarejo, Mariano Moura2018-07-14T04:03:11Z2018-07-14T04:03:11Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis175 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf353062https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188268porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-14T04:03:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188268Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-14T04:03:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A agenda do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a educação: um estudo do acordo com a rede municipal de educação de Florianópolis
title A agenda do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a educação: um estudo do acordo com a rede municipal de educação de Florianópolis
spellingShingle A agenda do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a educação: um estudo do acordo com a rede municipal de educação de Florianópolis
Melgarejo, Mariano Moura
Educação
Educação e Estado
title_short A agenda do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a educação: um estudo do acordo com a rede municipal de educação de Florianópolis
title_full A agenda do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a educação: um estudo do acordo com a rede municipal de educação de Florianópolis
title_fullStr A agenda do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a educação: um estudo do acordo com a rede municipal de educação de Florianópolis
title_full_unstemmed A agenda do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a educação: um estudo do acordo com a rede municipal de educação de Florianópolis
title_sort A agenda do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a educação: um estudo do acordo com a rede municipal de educação de Florianópolis
author Melgarejo, Mariano Moura
author_facet Melgarejo, Mariano Moura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Shiroma, Eneida Oto
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Melgarejo, Mariano Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação e Estado
topic Educação
Educação e Estado
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-07-14T04:03:11Z
2018-07-14T04:03:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 353062
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188268
identifier_str_mv 353062
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 175 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652151693508608