RELAÇÃO ENTRE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI E ÍNDICE GERAL DE CURSO - IGC: UM ESTUDO EM CENTROS UNIVERSITÁRIOS LOCALIZADOS NO PARANÁ
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114800 |
Resumo: | Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES fundamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição – IGC de acordo com o INEP (2011) é um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação corroborando para a elaboração de rankings neste momento a pesquisa se justifica. O presente estudo objetivou identificar com base na percepção dos coordenadores do curso de administração de que forma o IGC - Índice Geral de Curso é considerado no escopo do PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional. Entre os resultados encontrados pode destacar: as principais ações que comprovam esta relação apresentadas pelas IESs em estudo são - para manter a titulação de mestres e doutores dentro do percentual que condiz um resultado positivo, melhor enquadramento em termos de aderência às disciplinas, manutenção de infra-estrutura atendendo a acessibilidade e todo conforto tanto para o docente como para o discente e ênfase em atualização e melhoria constante das tecnologias. |
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RELAÇÃO ENTRE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI E ÍNDICE GERAL DE CURSO - IGC: UM ESTUDO EM CENTROS UNIVERSITÁRIOS LOCALIZADOS NO PARANÁSistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES fundamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição – IGC de acordo com o INEP (2011) é um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação corroborando para a elaboração de rankings neste momento a pesquisa se justifica. O presente estudo objetivou identificar com base na percepção dos coordenadores do curso de administração de que forma o IGC - Índice Geral de Curso é considerado no escopo do PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional. Entre os resultados encontrados pode destacar: as principais ações que comprovam esta relação apresentadas pelas IESs em estudo são - para manter a titulação de mestres e doutores dentro do percentual que condiz um resultado positivo, melhor enquadramento em termos de aderência às disciplinas, manutenção de infra-estrutura atendendo a acessibilidade e todo conforto tanto para o docente como para o discente e ênfase em atualização e melhoria constante das tecnologias.2013-12-13T20:12:56Z2013-12-13T20:12:56Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114800Marcon, Margarete de FátimaDomingues, Maria José Carvalho de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-13T20:12:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114800Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-13T20:12:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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