Estado do conhecimento sobre as condições do trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Bruna Maria
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235594
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_bf0ca6a86887b2ed372213b2a55f9839
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235594
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estado do conhecimento sobre as condições do trabalho docenteCondições de trabalho docenteFunção docenteValorização docenteSaúde docenteTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este trabalho de conclusão de curso (TCC), trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, com resultados tratados de maneira qualitativa, tendo como principal objetivo identificar na base eletrônica Scientific Electronic Library Online (Scielo), as publicações com recorte temporal de 2009 a 2019 os principais fatores das condições de trabalho que impactam o trabalho docente. Foram analisados 193 trabalhos e como aporte teórico para o desenvolvimento da pesquisa os seguintes autores foram utilizados (Oliveira 2004, 2006, 2009, 2010 e Assunção e Oliveira 2010). Os resultados das análises evidenciaram que, fatores como a saúde mental e física do professor diante das condições de trabalho que este está inserido, o sofrimento e adoecimento por conta da precarização, desvalorização, desgastes e condições inadequadas que ainda levam ao mal-estar docente, a saúde vocal, a infraestrutura escolar, a carga e intensificação de trabalho e sua precarização etc. refletem de forma negativa no trabalho docente e impactam no exercício de sua função e na educação. Os resultados apontam a importância da compreensão do tema sobre a realidade do exercício docente diante de todas as dificuldades e impactos nas condições de trabalho, destacando também a relevância de melhorias e o desenvolvimento de ações e promoções a saúde e segurança no trabalho do professor dentro das instituições.Florianópolis, SCHobold, Márcia de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Bruna Maria2022-06-13T14:01:39Z2022-06-13T14:01:39Z2021-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis41application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235594info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-06-13T14:01:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235594Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-13T14:01:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estado do conhecimento sobre as condições do trabalho docente
title Estado do conhecimento sobre as condições do trabalho docente
spellingShingle Estado do conhecimento sobre as condições do trabalho docente
Costa, Bruna Maria
Condições de trabalho docente
Função docente
Valorização docente
Saúde docente
title_short Estado do conhecimento sobre as condições do trabalho docente
title_full Estado do conhecimento sobre as condições do trabalho docente
title_fullStr Estado do conhecimento sobre as condições do trabalho docente
title_full_unstemmed Estado do conhecimento sobre as condições do trabalho docente
title_sort Estado do conhecimento sobre as condições do trabalho docente
author Costa, Bruna Maria
author_facet Costa, Bruna Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hobold, Márcia de Souza
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Bruna Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Condições de trabalho docente
Função docente
Valorização docente
Saúde docente
topic Condições de trabalho docente
Função docente
Valorização docente
Saúde docente
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-22
2022-06-13T14:01:39Z
2022-06-13T14:01:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235594
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 41
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652385569996800