Processo sucessório na Universidade Federal de Santa Catarina: uma análise da percepção de seus reitores quanto à continuidade de projetos na mudança de gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Harger, Carlos Augusto
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131313
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
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spelling Processo sucessório na Universidade Federal de Santa Catarina: uma análise da percepção de seus reitores quanto à continuidade de projetos na mudança de gestãoGestão UniversitáriaProcesso SucessórioEscolha de ReitorTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.Buscando caracterizar o modelo de escolha de dirigentes e as suas percepções quanto 'a continuidade de projetos na mudança de gestão, realizou-se entrevistas com todos os Reitores da Universidade Federal de Santa Catarina. Quanto aos procedimentos metodológicos adotados, a pesquisa se caracteriza como: histórica e monográfica; qualitativa; descritiva; subjetiva ou de opiniões e atitudes; com dados primários, das entrevistas, e dados secundários dos documentos e Leis. Após a coleta de informação a e caracterização, percebe-se que os Reitores possuem uma visão semelhante quanto ao papel da Universidade e a sua missão, com enfoque na questão da disseminação do conhecimento e formação profissional Pelas percepções, a Universidade possui uma limitação ligada â sua autonomia, mas mesmo assim ela transcende os limites do campus. Os modelos de escolha de dirigente universitário são amplamente discutidos, mas existe uma concordância quanto ao modelo paritário atual, pelo fato de a grande maioria dos Reitores ter sido eleita por esse critério, ao mesmo tempo existe uma discordância do modelo de escolha na forma de consulta a comunidade por meio do voto universal. Mesmo com a concordância ao modelo, existe uma vontade frente â discussão de uma forma diferente de escolha, mas o ponto criticado recai sobre a questão da autonomia e na Lei que estabelece o processo de escolha do dirigente pelo Ministro da Educação. Existe uma concordância da homologação do Conselho Universitário do nome escolhido na consulta. Constata-se que existe um modelo de escolha de Reitor através do voto secreto, direto, com a participação paritária dos segmentos, e por meio de escrutínio, onde o Conselho Universitário tem como prática, homologar a decisão- Observa-se que o modelo de processo de escolha usado pela UFSC não cumpre o que a Lei Federal 9.192/95, estabelece, onde o docente deve ter 70% do peso eleitoral na escolha e os outros 30% são divididos entre servidores e discentes. Existe a clara oposição dos Reitores quanto â escolha do dirigente pelo Ministro da Educação, ferindo o artigo 207 da Constituição Federal, A maior dificuldade encontrada pelos Reitores ao assumirem a cadeira foi composição de equipe e o problema de orçamento. Os Reitores sentem a dificuldade maior e dependência de orçamento e dependem de aprovação de seu programa, pela comunidade universitária e seus colegiados. Os Reitores acreditam que a continuidade de projetos é de suma importância para a academia, considerando o bom senso, por parte do dirigente, em manter tudo aquilo que estiver relacionado ao bem comum da sociedade.Florianópolis, SCBenetti, Kelly CristinaMelo, Pedro Antônio deUniversidade Federal de Santa Catarina.Harger, Carlos Augusto2015-03-31T11:46:45Z2015-03-31T11:46:45Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis68 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131313porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-31T11:46:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131313Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-31T11:46:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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