Experimentação dos professores na EaD: formas, ritmos, linhas, rizoma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitkowski, José Rogério
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123255
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.
id UFSC_bf3ee3cc74c4cfe0f624e5ff0ceffc82
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/123255
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Experimentação dos professores na EaD: formas, ritmos, linhas, rizomaEducaçãoEnsino a distanciaEducação -FilosofiaProfessores -FormaçãoTecnologia educacionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.As Tecnologias de Comunicação Digital configuram um novo cenário tecidos nas interfaces entre Tecnologia e Educação. Esta tese tem como objetivo cartografar as experimentações docentes na educação a distância (EaD). O objeto da pesquisa são as experimentações docentes na área de Educação a Distância (EaD) que problematizam a reconfiguração das funções dos professores que nela atuam. A metodologia propõe-se questionar as imagens representacionais e prescritivas da docência na EaD, e mapear experimentações que implicam na redefinição das funções dos professores no atual contexto educativo. A técnica de investigação se configura como estudo de caso. Os postulados teóricos sustentam-se na abordagem filosófica do plano de imanência educacional, a partir do registro da filosofia da diferença ou da multiplicidade, no viés de Deleuze e Guattari. O método cartográfico, articulado à noção de rizoma fornece princípios e pistas para a produção cartográfica, que intenta configurar mapas das experimentações docentes expressas em linhas rizomáticas, fluxos, movimentos e segmentações, a serem considerados com atenção - por aqueles que se preocupam com a singularização do trabalho docente na EaD. Tem como delimitação as experimentações dos professores dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia, da Universidade Aberta do Brasil (UAB), ofertados na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, no período de 2009-12. Os resultados dessa cartografia configuram um mapa aberto, no qual se apontam elementos processuais do trabalho docente na educação a distância, de caráter instituinte.<br>Abstract : Digital Communication Technologies configure a new scneario created at the interfaces between Technology and Education.Based on this fact, this thesis has as main objective mapping the teaching experiments in distance education, and it will discuss the reconfiguration of the roles of the teachers working in this area. In terms of methodology, the main focus will be on the representational and prescriptive images of teaching in distance education, as well as the mapping of the experiments which imply the redefinition of the role of teachers in the current educational context. The investigation technique corresponds to case study. The theoretical postulates are underpinned by the philosophical approach of the educational immanence, departing from the record of the philosophy of difference or multiplicity in Deleuze and Guattari bias. The mapping method, articulated by the concept of rhizome, provides principles and clues to the cartographic production, which tries to configure maps of the teachers experiments expressed by rhizomatic lines, flows, movements, and targets, to be considered carefully by those who care about the singularity of teaching in distance education. This research is delimited to the lecturers of the BSc Degree in Mathematics and Pedagogy by the Open University of Brasil (UAB), offered at the State University of Ponta Grossa (UEPG), Paraná, in the years of 2009-2012. The results of this mapping configure an open map with instituting character in which procedural elements of teaching in distance education are pointed out.Catapan, Araci HackCruz, Dulce MárciaUniversidade Federal de Santa CatarinaVitkowski, José Rogério2014-08-06T17:59:20Z2014-08-06T17:59:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis286 p.| il., grafs.application/pdf326755https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123255porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:59:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/123255Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:59:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentação dos professores na EaD: formas, ritmos, linhas, rizoma
title Experimentação dos professores na EaD: formas, ritmos, linhas, rizoma
spellingShingle Experimentação dos professores na EaD: formas, ritmos, linhas, rizoma
Vitkowski, José Rogério
Educação
Ensino a distancia
Educação -
Filosofia
Professores -
Formação
Tecnologia educacional
title_short Experimentação dos professores na EaD: formas, ritmos, linhas, rizoma
title_full Experimentação dos professores na EaD: formas, ritmos, linhas, rizoma
title_fullStr Experimentação dos professores na EaD: formas, ritmos, linhas, rizoma
title_full_unstemmed Experimentação dos professores na EaD: formas, ritmos, linhas, rizoma
title_sort Experimentação dos professores na EaD: formas, ritmos, linhas, rizoma
author Vitkowski, José Rogério
author_facet Vitkowski, José Rogério
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catapan, Araci Hack
Cruz, Dulce Márcia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitkowski, José Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino a distancia
Educação -
Filosofia
Professores -
Formação
Tecnologia educacional
topic Educação
Ensino a distancia
Educação -
Filosofia
Professores -
Formação
Tecnologia educacional
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-06T17:59:20Z
2014-08-06T17:59:20Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 326755
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123255
identifier_str_mv 326755
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 286 p.| il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652307536019456