A didatica e a formação de professores de Historia : em busca da explicitação das relações poder-saber na organização do trabalho pedagogico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beltrão, Ierece Rego
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76917
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação
id UFSC_c06a0350b98aaec9d5370373c3849de0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/76917
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBeltrão, Ierece RegoPey, Maria Oly2012-10-16T23:04:15Z2012-10-16T23:04:15Z1992199288814http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76917Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da EducaçãoA presente pesquisa objetiva explicitar as relações de poder/saber que se concretizam no âmbito da pedagogia e da escola, a partir da análise teórico-crítica da organização de um trabalho pedagógico que se pretendeu não-autoritário, trabalho este desenvolvido com um grupo de estudantes do curso de formação de professores de história (licenciatura plena) de uma fundação educacional catarinense, em torno da disciplina didática. No estudo dos vínculos entre poder e saber referidos à pedagogia e à escola, a didática vai se revelando como a passagem para um discurso prescritivo, com pretensão de cientificidade da tecnologia, de poder disciplinar e seus mecanismos de objetificação e subjetivação. É esboçada uma proposta/desafio, tanto ao longo quanto ao final do trabalho: pensar de outra forma, com outra lógica, a questão da escola, da pedagogia e da educação.porDidaticaTesesProfessores -FormaçãoA didatica e a formação de professores de Historia : em busca da explicitação das relações poder-saber na organização do trabalho pedagogicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL88814.pdfapplication/pdf7301982https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/76917/1/88814.pdf7435753a950283ab6147fc7b99b874a5MD51123456789/769172016-01-08 15:26:55.942oai:repositorio.ufsc.br:123456789/76917Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T17:26:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A didatica e a formação de professores de Historia : em busca da explicitação das relações poder-saber na organização do trabalho pedagogico
title A didatica e a formação de professores de Historia : em busca da explicitação das relações poder-saber na organização do trabalho pedagogico
spellingShingle A didatica e a formação de professores de Historia : em busca da explicitação das relações poder-saber na organização do trabalho pedagogico
Beltrão, Ierece Rego
Didatica
Teses
Professores -
Formação
title_short A didatica e a formação de professores de Historia : em busca da explicitação das relações poder-saber na organização do trabalho pedagogico
title_full A didatica e a formação de professores de Historia : em busca da explicitação das relações poder-saber na organização do trabalho pedagogico
title_fullStr A didatica e a formação de professores de Historia : em busca da explicitação das relações poder-saber na organização do trabalho pedagogico
title_full_unstemmed A didatica e a formação de professores de Historia : em busca da explicitação das relações poder-saber na organização do trabalho pedagogico
title_sort A didatica e a formação de professores de Historia : em busca da explicitação das relações poder-saber na organização do trabalho pedagogico
author Beltrão, Ierece Rego
author_facet Beltrão, Ierece Rego
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Beltrão, Ierece Rego
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pey, Maria Oly
contributor_str_mv Pey, Maria Oly
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Didatica
Teses
Professores -
Formação
topic Didatica
Teses
Professores -
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação
publishDate 1992
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 1992
dc.date.issued.fl_str_mv 1992
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-16T23:04:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-16T23:04:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76917
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 88814
identifier_str_mv 88814
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/76917/1/88814.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7435753a950283ab6147fc7b99b874a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805489628217344