A didatica e a formação de professores de Historia : em busca da explicitação das relações poder-saber na organização do trabalho pedagogico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76917 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação |
id |
UFSC_c06a0350b98aaec9d5370373c3849de0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/76917 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaBeltrão, Ierece RegoPey, Maria Oly2012-10-16T23:04:15Z2012-10-16T23:04:15Z1992199288814http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76917Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da EducaçãoA presente pesquisa objetiva explicitar as relações de poder/saber que se concretizam no âmbito da pedagogia e da escola, a partir da análise teórico-crítica da organização de um trabalho pedagógico que se pretendeu não-autoritário, trabalho este desenvolvido com um grupo de estudantes do curso de formação de professores de história (licenciatura plena) de uma fundação educacional catarinense, em torno da disciplina didática. No estudo dos vínculos entre poder e saber referidos à pedagogia e à escola, a didática vai se revelando como a passagem para um discurso prescritivo, com pretensão de cientificidade da tecnologia, de poder disciplinar e seus mecanismos de objetificação e subjetivação. É esboçada uma proposta/desafio, tanto ao longo quanto ao final do trabalho: pensar de outra forma, com outra lógica, a questão da escola, da pedagogia e da educação.porDidaticaTesesProfessores -FormaçãoA didatica e a formação de professores de Historia : em busca da explicitação das relações poder-saber na organização do trabalho pedagogicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL88814.pdfapplication/pdf7301982https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/76917/1/88814.pdf7435753a950283ab6147fc7b99b874a5MD51123456789/769172016-01-08 15:26:55.942oai:repositorio.ufsc.br:123456789/76917Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T17:26:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A didatica e a formação de professores de Historia : em busca da explicitação das relações poder-saber na organização do trabalho pedagogico |
title |
A didatica e a formação de professores de Historia : em busca da explicitação das relações poder-saber na organização do trabalho pedagogico |
spellingShingle |
A didatica e a formação de professores de Historia : em busca da explicitação das relações poder-saber na organização do trabalho pedagogico Beltrão, Ierece Rego Didatica Teses Professores - Formação |
title_short |
A didatica e a formação de professores de Historia : em busca da explicitação das relações poder-saber na organização do trabalho pedagogico |
title_full |
A didatica e a formação de professores de Historia : em busca da explicitação das relações poder-saber na organização do trabalho pedagogico |
title_fullStr |
A didatica e a formação de professores de Historia : em busca da explicitação das relações poder-saber na organização do trabalho pedagogico |
title_full_unstemmed |
A didatica e a formação de professores de Historia : em busca da explicitação das relações poder-saber na organização do trabalho pedagogico |
title_sort |
A didatica e a formação de professores de Historia : em busca da explicitação das relações poder-saber na organização do trabalho pedagogico |
author |
Beltrão, Ierece Rego |
author_facet |
Beltrão, Ierece Rego |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beltrão, Ierece Rego |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pey, Maria Oly |
contributor_str_mv |
Pey, Maria Oly |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Didatica Teses Professores - Formação |
topic |
Didatica Teses Professores - Formação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação |
publishDate |
1992 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
1992 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1992 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-16T23:04:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-16T23:04:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76917 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
88814 |
identifier_str_mv |
88814 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/76917/1/88814.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7435753a950283ab6147fc7b99b874a5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805489628217344 |