O efeito de dois procedimentos de sondas de leitura sobre o comportamento de generalização em crianças com dificuldades de aprendizagem /
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79277 |
Resumo: | Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. |
id |
UFSC_c0925a00070eec586f3fc9577638e471 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79277 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O efeito de dois procedimentos de sondas de leitura sobre o comportamento de generalização em crianças com dificuldades de aprendizagem /Psicologia de aprendizagemDisturbios da aprendizagem nas criancasEquivalência (Linguística)Compreensao na leituraLeituraDissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.Este estudo tem como referencial teórico a equivalência de estímulos, mais especificamente os comportamentos de generalização, a partir do ensino de palavras treino com sete crianças não alfabetizadas, com idades variando entre 7 e 14 anos, cujos objetivos: a) verificar o efeito das sondas de leitura sobre a ocorrência de leitura com compreensão e b) verificar se a apresentação das tentativas de sondas de leitura, apresentadas entre as tentativas reforçadas da exclusão, aumenta a probabilidade de leitura generalizada através da recombinação entre as unidades menores que compõem as palavras ensinadas. Dois conjuntos de sondas de leitura (AAA e ABA) foram apresentados durante a etapa de exclusão, quando estava em andamento um procedimento de escolha de acordo com o modelo, além de serem apresentados também nas etapas dos pré e pós-testes. Na sonda AAA, as palavras de generalização foram as mesmas durante as etapas de pré/pós-testes e exclusão. Na sonda ABA, as palavras de generalização foram as mesmas durante as etapas de pré/pós-teste e diferentes na etapa de exclusão. Os resultados finais demonstram que, quatro sujeitos apresentaram o comportamento de generalização e três demonstraram que provavelmente com mais tempo apresentariam semelhante comportamento. As sondas AAA e ABA não produziram generalização diferencial entre os dois grupos de sujeitos.Florianópolis, SCMedeiros, José GonçalvesUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Rosária Maria Fernandes da2012-10-18T01:24:58Z2012-10-18T01:24:58Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis127f.| grafs., tabs. +application/pdf152808http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79277porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T19:02:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79277Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T19:02:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O efeito de dois procedimentos de sondas de leitura sobre o comportamento de generalização em crianças com dificuldades de aprendizagem / |
title |
O efeito de dois procedimentos de sondas de leitura sobre o comportamento de generalização em crianças com dificuldades de aprendizagem / |
spellingShingle |
O efeito de dois procedimentos de sondas de leitura sobre o comportamento de generalização em crianças com dificuldades de aprendizagem / Silva, Rosária Maria Fernandes da Psicologia de aprendizagem Disturbios da aprendizagem nas criancas Equivalência (Linguística) Compreensao na leitura Leitura |
title_short |
O efeito de dois procedimentos de sondas de leitura sobre o comportamento de generalização em crianças com dificuldades de aprendizagem / |
title_full |
O efeito de dois procedimentos de sondas de leitura sobre o comportamento de generalização em crianças com dificuldades de aprendizagem / |
title_fullStr |
O efeito de dois procedimentos de sondas de leitura sobre o comportamento de generalização em crianças com dificuldades de aprendizagem / |
title_full_unstemmed |
O efeito de dois procedimentos de sondas de leitura sobre o comportamento de generalização em crianças com dificuldades de aprendizagem / |
title_sort |
O efeito de dois procedimentos de sondas de leitura sobre o comportamento de generalização em crianças com dificuldades de aprendizagem / |
author |
Silva, Rosária Maria Fernandes da |
author_facet |
Silva, Rosária Maria Fernandes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Medeiros, José Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rosária Maria Fernandes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia de aprendizagem Disturbios da aprendizagem nas criancas Equivalência (Linguística) Compreensao na leitura Leitura |
topic |
Psicologia de aprendizagem Disturbios da aprendizagem nas criancas Equivalência (Linguística) Compreensao na leitura Leitura |
description |
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000 2012-10-18T01:24:58Z 2012-10-18T01:24:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
152808 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79277 |
identifier_str_mv |
152808 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
127f.| grafs., tabs. + application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652163566534656 |