O efeito de dois procedimentos de sondas de leitura sobre o comportamento de generalização em crianças com dificuldades de aprendizagem /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosária Maria Fernandes da
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79277
Resumo: Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
id UFSC_c0925a00070eec586f3fc9577638e471
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79277
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O efeito de dois procedimentos de sondas de leitura sobre o comportamento de generalização em crianças com dificuldades de aprendizagem /Psicologia de aprendizagemDisturbios da aprendizagem nas criancasEquivalência (Linguística)Compreensao na leituraLeituraDissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.Este estudo tem como referencial teórico a equivalência de estímulos, mais especificamente os comportamentos de generalização, a partir do ensino de palavras treino com sete crianças não alfabetizadas, com idades variando entre 7 e 14 anos, cujos objetivos: a) verificar o efeito das sondas de leitura sobre a ocorrência de leitura com compreensão e b) verificar se a apresentação das tentativas de sondas de leitura, apresentadas entre as tentativas reforçadas da exclusão, aumenta a probabilidade de leitura generalizada através da recombinação entre as unidades menores que compõem as palavras ensinadas. Dois conjuntos de sondas de leitura (AAA e ABA) foram apresentados durante a etapa de exclusão, quando estava em andamento um procedimento de escolha de acordo com o modelo, além de serem apresentados também nas etapas dos pré e pós-testes. Na sonda AAA, as palavras de generalização foram as mesmas durante as etapas de pré/pós-testes e exclusão. Na sonda ABA, as palavras de generalização foram as mesmas durante as etapas de pré/pós-teste e diferentes na etapa de exclusão. Os resultados finais demonstram que, quatro sujeitos apresentaram o comportamento de generalização e três demonstraram que provavelmente com mais tempo apresentariam semelhante comportamento. As sondas AAA e ABA não produziram generalização diferencial entre os dois grupos de sujeitos.Florianópolis, SCMedeiros, José GonçalvesUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Rosária Maria Fernandes da2012-10-18T01:24:58Z2012-10-18T01:24:58Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis127f.| grafs., tabs. +application/pdf152808http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79277porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T19:02:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79277Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T19:02:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O efeito de dois procedimentos de sondas de leitura sobre o comportamento de generalização em crianças com dificuldades de aprendizagem /
title O efeito de dois procedimentos de sondas de leitura sobre o comportamento de generalização em crianças com dificuldades de aprendizagem /
spellingShingle O efeito de dois procedimentos de sondas de leitura sobre o comportamento de generalização em crianças com dificuldades de aprendizagem /
Silva, Rosária Maria Fernandes da
Psicologia de aprendizagem
Disturbios da aprendizagem nas criancas
Equivalência (Linguística)
Compreensao na leitura
Leitura
title_short O efeito de dois procedimentos de sondas de leitura sobre o comportamento de generalização em crianças com dificuldades de aprendizagem /
title_full O efeito de dois procedimentos de sondas de leitura sobre o comportamento de generalização em crianças com dificuldades de aprendizagem /
title_fullStr O efeito de dois procedimentos de sondas de leitura sobre o comportamento de generalização em crianças com dificuldades de aprendizagem /
title_full_unstemmed O efeito de dois procedimentos de sondas de leitura sobre o comportamento de generalização em crianças com dificuldades de aprendizagem /
title_sort O efeito de dois procedimentos de sondas de leitura sobre o comportamento de generalização em crianças com dificuldades de aprendizagem /
author Silva, Rosária Maria Fernandes da
author_facet Silva, Rosária Maria Fernandes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, José Gonçalves
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rosária Maria Fernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia de aprendizagem
Disturbios da aprendizagem nas criancas
Equivalência (Linguística)
Compreensao na leitura
Leitura
topic Psicologia de aprendizagem
Disturbios da aprendizagem nas criancas
Equivalência (Linguística)
Compreensao na leitura
Leitura
description Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-18T01:24:58Z
2012-10-18T01:24:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 152808
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79277
identifier_str_mv 152808
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127f.| grafs., tabs. +
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652163566534656