Escutas cinematográficas: relações entre tecnologias e audibilidades no cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanheira, José Cláudio Siqueira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194245
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social, Programa de Pós-graduação em Comunicação, Niterói, RJ, 2014
id UFSC_c09c9fd6fdf0909b66bb2edb27bb6eca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/194245
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal Fluminense. Instituto de Arte e Comunicação SocialCastanheira, José Cláudio SiqueiraSá, Simone Pereira de2019-03-28T16:28:25Z2019-03-28T16:28:25Z2014331126https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194245Tese (doutorado) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social, Programa de Pós-graduação em Comunicação, Niterói, RJ, 2014Este trabalho propõe uma investigação sobre diferentes modelos de escuta ao longo da história do cinema tendo como norte as configurações materiais dos aspectos sonoros do filme. O modelo representacional, sedimentado por determinadas premissas como a noção de realismo, ainda é um dos principais motores que impulsiona os estudos tradicionais de cinema. Percebemos uma tendência de diversas correntes nos estudos do audiovisual lidarem com elementos sonoros e visuais como se estes demonstrassem naturezas opostas ou como se coabitassem o corpo do filme de maneira arbitrária e conflituosa. Nossa proposta é a de empreender uma análise da experiência cinematográfica a partir de sua dimensão sonora, abrangendo questões deixadas de lado pelas teorias mais tradicionais. De forma mais específica, esta pesquisa considera como determinadas tecnologias de som condicionaram determinadas formas de ouvir o filme. Fugindo de uma perspectiva determinística, partimos da hipótese que mecanismos históricos, sociais e culturais estão envolvidos nesse processo de descrição e fruição do filme através de seus dispositivos sonoros. Encaramos as tecnologias como cristalizações de práticas socioculturais. Esta tese parte da delimitação de um conceito de escuta, para, então, proceder a uma análise dividida em quatro grandes blocos: 1) as relações entre tecnologias de gravação e práticas sociais em um período pré-cinematográfico; 2) a constituição de uma noção delimitada de cinema a partir de tecnologias como a eletricidade, em diálogo direto com novas mídias de comunicação; 3) modificações nos conceitos de experiência cinematográfica a partir da adoção de novos modelos de reprodução sonora e visual; 4) as interfaces entre cinema e cultura digital. Além desses blocos, dois capítulos são dedicados às noções de \"realismo\" e de \"ruído\" nas práticas cinematográficas e sonoras.<br>Abstract : This thesis proposes a research on different models of listening throughout the history of cinema having as basis the material configurations of the sound aspects of the film. The representational model, endorsed by certain assumptions such as the notion of realism, still is one of the main forces that drives the traditional film studies. We can notice a tendency of several theories in the audiovisual studies to deal with sound and visual elements as they had opposite natures or as if they cohabited the film?s body in an arbitrary and controversial manner. Our proposal is to undertake an analysis of the cinematic experience from its sonic dimension, covering issues left aside by more traditional theories. More specifically, this research considers how certain sound technologies have conditioned certain ways of listening to films. Avoiding a deterministic perspective, we start from the hypothesis that historical, social and cultural mechanisms are involved in this process of describing and experimenting films through their audible apparatuses. We consider technologies as crystallizations of socio-cultural practices. This thesis starts with the delimitation of the concept of listening to, then, conduct an analysis divided into four major blocks: 1) the relationship between recording technologies and social practices in a pre-cinematic period; 2) the constitution of a delimited notion of cinema from technologies like electricity, and in direct dialogue with new communication media; 3) changes in the concepts of cinematic experience from the adoption of new models of audio and visual reproduction; 4) the interfaces between cinema and digital culture. In addition to these blocks, two other chapters are devoted to the notions of \"realism\" and \"noise\" in cinema and sonic practices.418 p.| il.porComunicaçãoCinemaSomTecnologia no cinemaPercepção auditivaEscutas cinematográficas: relações entre tecnologias e audibilidades no cinemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALUFF0015-T.pdfUFF0015-T.pdfapplication/pdf5664409https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/194245/-1/UFF0015-T.pdf1310c2d36c29f1c6f8b6bb2b5ae0c527MD5-1123456789/1942452019-03-28 13:28:26.847oai:repositorio.ufsc.br:123456789/194245Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-28T16:28:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Escutas cinematográficas: relações entre tecnologias e audibilidades no cinema
title Escutas cinematográficas: relações entre tecnologias e audibilidades no cinema
spellingShingle Escutas cinematográficas: relações entre tecnologias e audibilidades no cinema
Castanheira, José Cláudio Siqueira
Comunicação
Cinema
Som
Tecnologia no cinema
Percepção auditiva
title_short Escutas cinematográficas: relações entre tecnologias e audibilidades no cinema
title_full Escutas cinematográficas: relações entre tecnologias e audibilidades no cinema
title_fullStr Escutas cinematográficas: relações entre tecnologias e audibilidades no cinema
title_full_unstemmed Escutas cinematográficas: relações entre tecnologias e audibilidades no cinema
title_sort Escutas cinematográficas: relações entre tecnologias e audibilidades no cinema
author Castanheira, José Cláudio Siqueira
author_facet Castanheira, José Cláudio Siqueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense. Instituto de Arte e Comunicação Social
dc.contributor.author.fl_str_mv Castanheira, José Cláudio Siqueira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Sá, Simone Pereira de
contributor_str_mv Sá, Simone Pereira de
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Comunicação
Cinema
Som
Tecnologia no cinema
Percepção auditiva
topic Comunicação
Cinema
Som
Tecnologia no cinema
Percepção auditiva
description Tese (doutorado) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social, Programa de Pós-graduação em Comunicação, Niterói, RJ, 2014
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-28T16:28:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-28T16:28:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194245
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 331126
identifier_str_mv 331126
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 418 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/194245/-1/UFF0015-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1310c2d36c29f1c6f8b6bb2b5ae0c527
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805230361509888