Fragmentos e aforismos: o legado de um disQurso (Mal)dito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menna, André da Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89974
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura.
id UFSC_c0ed5cfcd573c2a85675526ffc4c9632
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89974
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMenna, André da SilvaMedeiros, Sérgio Luiz Rodrigues2012-10-23T04:46:20Z2012-10-23T04:46:20Z20072007249936http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89974Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura.A recuperação de uma obra não ocorre em pouco tempo. É um processo que, não raro, dura anos, décadas, séculos. No entanto, há sempre um clímax, um momento crítico a partir do qual o que estava mergulhado no esquecimento coletivo volta à tona. No caso do escritor José Joaquim de Campos Leão (1829-1883), ou Qorpo Santo, este momento foi a noite de 26 de agosto de 1966, em que três de suas comédias foram levadas ao palco do Clube de Cultura, em Porto Alegre, pelo grupo teatral dirigido por Antônio Carlos de Sena. Durante a segunda metade do século XIX, época em que produziu, Qorpo Santo sofreu perseguição da Justiça, com a conivência de parte da sociedade, que entendia que processá-lo como louco era o meio mais eficiente de neutralizar o perigo de suas idéias de vanguarda. Em função de seus hábitos e costumes pouco comuns e também do seu modelo de teatro, Qorpo Santo fora #esquecido# até o ano de 1966. De lá para cá não houve muitos estudos acerca de sua arte, mas já se afirmou, por exemplo, ter o autor triunfense criado o nonsense; falou-se em princípios iconoclastas; em protesto social; em surrealismo e até mesmo em ser Qorpo Santo o #pai do absurdo#. Esta tese não tem por intuito criar um rótulo para o trabalho estético de Qorpo Santo. Queremos, antes, salientar o seu aspecto singular. O dramaturgo sulino foi um observador das relações sociais e naturais para, num segundo momento, registrá-las esteticamente. Porém, a linguagem teatral de sua época parecia ultrapassada para traduzir o que Qorpo Santo visualizava caótico e absurdo. Para problematizar, pois, a desconexão entre a ação e o discurso humanos, o autor criou, conscientemente, uma arte completamente fragmentada e multíplice. The recovery of a written work does not happen in a short time. It is a process that, it is not rare, lasts years, decades or even centuries. Although, there is always a climax, a critical moment as from what was buried into the collective oblivion is brought up. In the special case of the writer José Joaquim Campos Leão (1829-1883), or Qorpo Santo, this moment was on the night of August 26th., 1966, when three of his comedies were taken to the Culture Club#s stage, in Porto Alegre, by the theatrical group directed by Antônio Carlos de Sena. During the second half of XIX century, time when he produced, Qorpo Santo was chased by the justice, with the connivance of part of the society, who understood that sue him as cruzy was the most effective way to neutralize the danger of his vanguard ideas. Because of his habits and his customs not so common and also his model of theater, Qorpo Santo was #forgotten# until the year of 1966. As from then there was not much studies towards his art, but it was already affirmed that, for example, having the author created the nonsense; it has been said that about nonchalant principles, social protests, in surrealism, and even being Qorpo Santo the #father of the absurd#. This thesis does not have the purpose to create a label to the aesthetic of Qorpo Santo. We want, before, to point out his singular aspect. The southern dramatist was an observer of the social and natural relations to, on a second moment, register them aestheticaly. However, theatrical language of his time seemed to be old fashioned to translate what Qorpo Santo visualized as chaotic and absurd. To trouble, then, the disconnection between the action and the human speech, the author created, counsciously, an art completely in fragments and multiplied.porFlorianópolis, SCLiteraturaLiteratura brasileiraAforismos e apotegmasFragmentos e aforismos: o legado de um disQurso (Mal)ditoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL249936.pdfapplication/pdf0https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89974/1/249936.pdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD51123456789/899742013-07-16 17:03:53.809oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89974Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T20:03:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fragmentos e aforismos: o legado de um disQurso (Mal)dito
title Fragmentos e aforismos: o legado de um disQurso (Mal)dito
spellingShingle Fragmentos e aforismos: o legado de um disQurso (Mal)dito
Menna, André da Silva
Literatura
Literatura brasileira
Aforismos e apotegmas
title_short Fragmentos e aforismos: o legado de um disQurso (Mal)dito
title_full Fragmentos e aforismos: o legado de um disQurso (Mal)dito
title_fullStr Fragmentos e aforismos: o legado de um disQurso (Mal)dito
title_full_unstemmed Fragmentos e aforismos: o legado de um disQurso (Mal)dito
title_sort Fragmentos e aforismos: o legado de um disQurso (Mal)dito
author Menna, André da Silva
author_facet Menna, André da Silva
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Menna, André da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Sérgio Luiz Rodrigues
contributor_str_mv Medeiros, Sérgio Luiz Rodrigues
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Literatura
Literatura brasileira
Aforismos e apotegmas
topic Literatura
Literatura brasileira
Aforismos e apotegmas
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura.
publishDate 2007
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23T04:46:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23T04:46:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89974
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 249936
identifier_str_mv 249936
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89974/1/249936.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805148507570176