Multi agent systems approach for emergency response process management

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dinanga, Emmanuel Katende
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175817
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, Florianópolis, 2016.
id UFSC_c12e7c60a8493c21026a8e418a583afc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/175817
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Multi agent systems approach for emergency response process managementEngenharia de sistemasAutomaçãoSistemas multiagentesTrânsitoFluxoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, Florianópolis, 2016.Esta dissertação aborda o problema de melhorar o processo de resposta a uma emergência em um sistema de trânsito urbano. A abordagem de Sistemas Multi Agentes, dotado de uma técnica de cooperação, é adotada para implementar uma estratégia que controla os semáforos e conduz os veículos de emergências de modo a melhorar seus tempos de deslocamento, além de minimizar o impacto das prioridades atribuídas a tais veículos no fluxo do tráfego. A proposta é avaliada definindo como métricas: o tempo total necessário para resolver a emergência, como também, a velocidade média, o tempo médio e a densidade média de todos os veículos no trânsito. Os resultados mostram que nossa proposta consegue reduzir o tempo de deslocamento dos veículos de emergência, além de minimizar o impacto das prioridades atribuídas a tais veículos no fluxo do tráfego.<br>Abstract : This dissertation approaches the problem of improving an emergency response process on an urban traffic system. The use of Multi Agent Systems approach, endowed with an explicit cooperation technique is proposed to implement a strategy that controls the traffic signals and route emergency vehicles in order to improve their travel time and minimize the impact of priorities given to these emergency vehicles on the traffic flow. The time needed to perform all the emergency response process, as well as, the average speed, travel time and density are defined as metrics for the assessment. The assessment results show that our proposal is able to reduce the travel time of emergency vehicles as well as to minimize the impact of priorities given to emergency vehicles on the traffic flow.Hübner, Jomi FredCarlson, Rodrigo CastelanUniversidade Federal de Santa CatarinaDinanga, Emmanuel Katende2017-05-23T04:11:30Z2017-05-23T04:11:30Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis152 p.| il., grafs., tabs.application/pdf345516https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175817engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-23T04:11:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/175817Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-05-23T04:11:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Multi agent systems approach for emergency response process management
title Multi agent systems approach for emergency response process management
spellingShingle Multi agent systems approach for emergency response process management
Dinanga, Emmanuel Katende
Engenharia de sistemas
Automação
Sistemas multiagentes
Trânsito
Fluxo
title_short Multi agent systems approach for emergency response process management
title_full Multi agent systems approach for emergency response process management
title_fullStr Multi agent systems approach for emergency response process management
title_full_unstemmed Multi agent systems approach for emergency response process management
title_sort Multi agent systems approach for emergency response process management
author Dinanga, Emmanuel Katende
author_facet Dinanga, Emmanuel Katende
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hübner, Jomi Fred
Carlson, Rodrigo Castelan
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Dinanga, Emmanuel Katende
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de sistemas
Automação
Sistemas multiagentes
Trânsito
Fluxo
topic Engenharia de sistemas
Automação
Sistemas multiagentes
Trânsito
Fluxo
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-05-23T04:11:30Z
2017-05-23T04:11:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 345516
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175817
identifier_str_mv 345516
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175817
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 152 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652269279772672