Relatório de estágios supervisionados I e II: aulas observadas, planos de aulas propostos e aulas ministradas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225098 |
Resumo: | O presente trabalho contempla o relatório do curso de Licenciatura em Letras-Alemão, apresentado como requisito final para aprovação nas disciplinas de Estágio Supervisionado I (MEN7048) e Estágio Supervisionado II (MEN7049). Ambos estágios ocorreram no Colégio de Aplicação da UFSC (CA), durante o ano letivo de 2020. O estágio na disciplina MEN7048 foi realizado nas turmas do sexto ano do Ensino Fundamental ao longo do primeiro semestre letivo de 2020 por meio de observações e tutorias de aulas. A partir de tais experiências, foram elaboradas propostas de aulas a serem ministradas no estágio de docência na disciplina MEN7049, durante o segundo semestre letivo de 2020. Após a devida readequação dos planos propostos, as aulas foram efetivamente ministradas nos meses de fevereiro e março de 2021, porém na turma do sétimo ano, uma vez que alunos e alunas do sexto ano acima mencionado já tinham avançado para o ano seguinte. Do trabalho constam relatos e comentários referentes ao processo de elaboração e análise de todas as aulas observadas, propostas e ministradas. Como primeira importante consideração destaco a atipicidade do ano letivo de 2020 devido à pandemia da Covid-19 que causou a suspensão de todas as aulas da UFSC e do CA, cujas retomadas somente aconteceram no formato remoto. Em consequência do atraso, as datas e programações referentes a cada semestre foram alteradas e, para efeitos acadêmicos, o ano letivo de 2020 da UFSC continuou contemplando o primeiro e segundo semestres, porém divididos entre os períodos de agosto-dezembro de 2020 e fevereiro-maio de 2021, respectivamente. Como outra relevante consideração destaco a importância do período de observação para a identificação do perfil da turma e consequente norteamento na elaboração das propostas de aulas. Como última e igualmente importante consideração destaco a constatação de que, apesar de todo um preparo teórico, é somente durante a prática da docência que realmente se é possível perceber a grande dimensão da dedicação de professores e professoras, tanto dentro da sala de aula durante a condução do conhecimento, quanto fora da sala de aula durante o planejamento do conteúdo. |
id |
UFSC_c18d26c660330751f3f276a3f523b136 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/225098 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Relatório de estágios supervisionados I e II: aulas observadas, planos de aulas propostos e aulas ministradasRelatório do Estágio da Licenciatura em Letras AlemãoColégio de AplicaçãoMEN7048 e MEN70496º e 7º anos do ensino fundamentalO presente trabalho contempla o relatório do curso de Licenciatura em Letras-Alemão, apresentado como requisito final para aprovação nas disciplinas de Estágio Supervisionado I (MEN7048) e Estágio Supervisionado II (MEN7049). Ambos estágios ocorreram no Colégio de Aplicação da UFSC (CA), durante o ano letivo de 2020. O estágio na disciplina MEN7048 foi realizado nas turmas do sexto ano do Ensino Fundamental ao longo do primeiro semestre letivo de 2020 por meio de observações e tutorias de aulas. A partir de tais experiências, foram elaboradas propostas de aulas a serem ministradas no estágio de docência na disciplina MEN7049, durante o segundo semestre letivo de 2020. Após a devida readequação dos planos propostos, as aulas foram efetivamente ministradas nos meses de fevereiro e março de 2021, porém na turma do sétimo ano, uma vez que alunos e alunas do sexto ano acima mencionado já tinham avançado para o ano seguinte. Do trabalho constam relatos e comentários referentes ao processo de elaboração e análise de todas as aulas observadas, propostas e ministradas. Como primeira importante consideração destaco a atipicidade do ano letivo de 2020 devido à pandemia da Covid-19 que causou a suspensão de todas as aulas da UFSC e do CA, cujas retomadas somente aconteceram no formato remoto. Em consequência do atraso, as datas e programações referentes a cada semestre foram alteradas e, para efeitos acadêmicos, o ano letivo de 2020 da UFSC continuou contemplando o primeiro e segundo semestres, porém divididos entre os períodos de agosto-dezembro de 2020 e fevereiro-maio de 2021, respectivamente. Como outra relevante consideração destaco a importância do período de observação para a identificação do perfil da turma e consequente norteamento na elaboração das propostas de aulas. Como última e igualmente importante consideração destaco a constatação de que, apesar de todo um preparo teórico, é somente durante a prática da docência que realmente se é possível perceber a grande dimensão da dedicação de professores e professoras, tanto dentro da sala de aula durante a condução do conhecimento, quanto fora da sala de aula durante o planejamento do conteúdo.2021-07-21T21:52:33Z2021-07-21T21:52:33Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225098Silva, Dalvolinda Constantino daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-09T14:41:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/225098Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-03-09T14:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágios supervisionados I e II: aulas observadas, planos de aulas propostos e aulas ministradas |
title |
Relatório de estágios supervisionados I e II: aulas observadas, planos de aulas propostos e aulas ministradas |
spellingShingle |
Relatório de estágios supervisionados I e II: aulas observadas, planos de aulas propostos e aulas ministradas Silva, Dalvolinda Constantino da Relatório do Estágio da Licenciatura em Letras Alemão Colégio de Aplicação MEN7048 e MEN7049 6º e 7º anos do ensino fundamental |
title_short |
Relatório de estágios supervisionados I e II: aulas observadas, planos de aulas propostos e aulas ministradas |
title_full |
Relatório de estágios supervisionados I e II: aulas observadas, planos de aulas propostos e aulas ministradas |
title_fullStr |
Relatório de estágios supervisionados I e II: aulas observadas, planos de aulas propostos e aulas ministradas |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágios supervisionados I e II: aulas observadas, planos de aulas propostos e aulas ministradas |
title_sort |
Relatório de estágios supervisionados I e II: aulas observadas, planos de aulas propostos e aulas ministradas |
author |
Silva, Dalvolinda Constantino da |
author_facet |
Silva, Dalvolinda Constantino da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Dalvolinda Constantino da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relatório do Estágio da Licenciatura em Letras Alemão Colégio de Aplicação MEN7048 e MEN7049 6º e 7º anos do ensino fundamental |
topic |
Relatório do Estágio da Licenciatura em Letras Alemão Colégio de Aplicação MEN7048 e MEN7049 6º e 7º anos do ensino fundamental |
description |
O presente trabalho contempla o relatório do curso de Licenciatura em Letras-Alemão, apresentado como requisito final para aprovação nas disciplinas de Estágio Supervisionado I (MEN7048) e Estágio Supervisionado II (MEN7049). Ambos estágios ocorreram no Colégio de Aplicação da UFSC (CA), durante o ano letivo de 2020. O estágio na disciplina MEN7048 foi realizado nas turmas do sexto ano do Ensino Fundamental ao longo do primeiro semestre letivo de 2020 por meio de observações e tutorias de aulas. A partir de tais experiências, foram elaboradas propostas de aulas a serem ministradas no estágio de docência na disciplina MEN7049, durante o segundo semestre letivo de 2020. Após a devida readequação dos planos propostos, as aulas foram efetivamente ministradas nos meses de fevereiro e março de 2021, porém na turma do sétimo ano, uma vez que alunos e alunas do sexto ano acima mencionado já tinham avançado para o ano seguinte. Do trabalho constam relatos e comentários referentes ao processo de elaboração e análise de todas as aulas observadas, propostas e ministradas. Como primeira importante consideração destaco a atipicidade do ano letivo de 2020 devido à pandemia da Covid-19 que causou a suspensão de todas as aulas da UFSC e do CA, cujas retomadas somente aconteceram no formato remoto. Em consequência do atraso, as datas e programações referentes a cada semestre foram alteradas e, para efeitos acadêmicos, o ano letivo de 2020 da UFSC continuou contemplando o primeiro e segundo semestres, porém divididos entre os períodos de agosto-dezembro de 2020 e fevereiro-maio de 2021, respectivamente. Como outra relevante consideração destaco a importância do período de observação para a identificação do perfil da turma e consequente norteamento na elaboração das propostas de aulas. Como última e igualmente importante consideração destaco a constatação de que, apesar de todo um preparo teórico, é somente durante a prática da docência que realmente se é possível perceber a grande dimensão da dedicação de professores e professoras, tanto dentro da sala de aula durante a condução do conhecimento, quanto fora da sala de aula durante o planejamento do conteúdo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-07-21T21:52:33Z 2021-07-21T21:52:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225098 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651968394035200 |