Relatório de estágios supervisionados I e II: aulas observadas, planos de aulas propostos e aulas ministradas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Dalvolinda Constantino da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225098
Resumo: O presente trabalho contempla o relatório do curso de Licenciatura em Letras-Alemão, apresentado como requisito final para aprovação nas disciplinas de Estágio Supervisionado I (MEN7048) e Estágio Supervisionado II (MEN7049). Ambos estágios ocorreram no Colégio de Aplicação da UFSC (CA), durante o ano letivo de 2020. O estágio na disciplina MEN7048 foi realizado nas turmas do sexto ano do Ensino Fundamental ao longo do primeiro semestre letivo de 2020 por meio de observações e tutorias de aulas. A partir de tais experiências, foram elaboradas propostas de aulas a serem ministradas no estágio de docência na disciplina MEN7049, durante o segundo semestre letivo de 2020. Após a devida readequação dos planos propostos, as aulas foram efetivamente ministradas nos meses de fevereiro e março de 2021, porém na turma do sétimo ano, uma vez que alunos e alunas do sexto ano acima mencionado já tinham avançado para o ano seguinte. Do trabalho constam relatos e comentários referentes ao processo de elaboração e análise de todas as aulas observadas, propostas e ministradas. Como primeira importante consideração destaco a atipicidade do ano letivo de 2020 devido à pandemia da Covid-19 que causou a suspensão de todas as aulas da UFSC e do CA, cujas retomadas somente aconteceram no formato remoto. Em consequência do atraso, as datas e programações referentes a cada semestre foram alteradas e, para efeitos acadêmicos, o ano letivo de 2020 da UFSC continuou contemplando o primeiro e segundo semestres, porém divididos entre os períodos de agosto-dezembro de 2020 e fevereiro-maio de 2021, respectivamente. Como outra relevante consideração destaco a importância do período de observação para a identificação do perfil da turma e consequente norteamento na elaboração das propostas de aulas. Como última e igualmente importante consideração destaco a constatação de que, apesar de todo um preparo teórico, é somente durante a prática da docência que realmente se é possível perceber a grande dimensão da dedicação de professores e professoras, tanto dentro da sala de aula durante a condução do conhecimento, quanto fora da sala de aula durante o planejamento do conteúdo.
id UFSC_c18d26c660330751f3f276a3f523b136
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/225098
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Relatório de estágios supervisionados I e II: aulas observadas, planos de aulas propostos e aulas ministradasRelatório do Estágio da Licenciatura em Letras AlemãoColégio de AplicaçãoMEN7048 e MEN70496º e 7º anos do ensino fundamentalO presente trabalho contempla o relatório do curso de Licenciatura em Letras-Alemão, apresentado como requisito final para aprovação nas disciplinas de Estágio Supervisionado I (MEN7048) e Estágio Supervisionado II (MEN7049). Ambos estágios ocorreram no Colégio de Aplicação da UFSC (CA), durante o ano letivo de 2020. O estágio na disciplina MEN7048 foi realizado nas turmas do sexto ano do Ensino Fundamental ao longo do primeiro semestre letivo de 2020 por meio de observações e tutorias de aulas. A partir de tais experiências, foram elaboradas propostas de aulas a serem ministradas no estágio de docência na disciplina MEN7049, durante o segundo semestre letivo de 2020. Após a devida readequação dos planos propostos, as aulas foram efetivamente ministradas nos meses de fevereiro e março de 2021, porém na turma do sétimo ano, uma vez que alunos e alunas do sexto ano acima mencionado já tinham avançado para o ano seguinte. Do trabalho constam relatos e comentários referentes ao processo de elaboração e análise de todas as aulas observadas, propostas e ministradas. Como primeira importante consideração destaco a atipicidade do ano letivo de 2020 devido à pandemia da Covid-19 que causou a suspensão de todas as aulas da UFSC e do CA, cujas retomadas somente aconteceram no formato remoto. Em consequência do atraso, as datas e programações referentes a cada semestre foram alteradas e, para efeitos acadêmicos, o ano letivo de 2020 da UFSC continuou contemplando o primeiro e segundo semestres, porém divididos entre os períodos de agosto-dezembro de 2020 e fevereiro-maio de 2021, respectivamente. Como outra relevante consideração destaco a importância do período de observação para a identificação do perfil da turma e consequente norteamento na elaboração das propostas de aulas. Como última e igualmente importante consideração destaco a constatação de que, apesar de todo um preparo teórico, é somente durante a prática da docência que realmente se é possível perceber a grande dimensão da dedicação de professores e professoras, tanto dentro da sala de aula durante a condução do conhecimento, quanto fora da sala de aula durante o planejamento do conteúdo.2021-07-21T21:52:33Z2021-07-21T21:52:33Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225098Silva, Dalvolinda Constantino daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-09T14:41:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/225098Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-03-09T14:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágios supervisionados I e II: aulas observadas, planos de aulas propostos e aulas ministradas
title Relatório de estágios supervisionados I e II: aulas observadas, planos de aulas propostos e aulas ministradas
spellingShingle Relatório de estágios supervisionados I e II: aulas observadas, planos de aulas propostos e aulas ministradas
Silva, Dalvolinda Constantino da
Relatório do Estágio da Licenciatura em Letras Alemão
Colégio de Aplicação
MEN7048 e MEN7049
6º e 7º anos do ensino fundamental
title_short Relatório de estágios supervisionados I e II: aulas observadas, planos de aulas propostos e aulas ministradas
title_full Relatório de estágios supervisionados I e II: aulas observadas, planos de aulas propostos e aulas ministradas
title_fullStr Relatório de estágios supervisionados I e II: aulas observadas, planos de aulas propostos e aulas ministradas
title_full_unstemmed Relatório de estágios supervisionados I e II: aulas observadas, planos de aulas propostos e aulas ministradas
title_sort Relatório de estágios supervisionados I e II: aulas observadas, planos de aulas propostos e aulas ministradas
author Silva, Dalvolinda Constantino da
author_facet Silva, Dalvolinda Constantino da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Dalvolinda Constantino da
dc.subject.por.fl_str_mv Relatório do Estágio da Licenciatura em Letras Alemão
Colégio de Aplicação
MEN7048 e MEN7049
6º e 7º anos do ensino fundamental
topic Relatório do Estágio da Licenciatura em Letras Alemão
Colégio de Aplicação
MEN7048 e MEN7049
6º e 7º anos do ensino fundamental
description O presente trabalho contempla o relatório do curso de Licenciatura em Letras-Alemão, apresentado como requisito final para aprovação nas disciplinas de Estágio Supervisionado I (MEN7048) e Estágio Supervisionado II (MEN7049). Ambos estágios ocorreram no Colégio de Aplicação da UFSC (CA), durante o ano letivo de 2020. O estágio na disciplina MEN7048 foi realizado nas turmas do sexto ano do Ensino Fundamental ao longo do primeiro semestre letivo de 2020 por meio de observações e tutorias de aulas. A partir de tais experiências, foram elaboradas propostas de aulas a serem ministradas no estágio de docência na disciplina MEN7049, durante o segundo semestre letivo de 2020. Após a devida readequação dos planos propostos, as aulas foram efetivamente ministradas nos meses de fevereiro e março de 2021, porém na turma do sétimo ano, uma vez que alunos e alunas do sexto ano acima mencionado já tinham avançado para o ano seguinte. Do trabalho constam relatos e comentários referentes ao processo de elaboração e análise de todas as aulas observadas, propostas e ministradas. Como primeira importante consideração destaco a atipicidade do ano letivo de 2020 devido à pandemia da Covid-19 que causou a suspensão de todas as aulas da UFSC e do CA, cujas retomadas somente aconteceram no formato remoto. Em consequência do atraso, as datas e programações referentes a cada semestre foram alteradas e, para efeitos acadêmicos, o ano letivo de 2020 da UFSC continuou contemplando o primeiro e segundo semestres, porém divididos entre os períodos de agosto-dezembro de 2020 e fevereiro-maio de 2021, respectivamente. Como outra relevante consideração destaco a importância do período de observação para a identificação do perfil da turma e consequente norteamento na elaboração das propostas de aulas. Como última e igualmente importante consideração destaco a constatação de que, apesar de todo um preparo teórico, é somente durante a prática da docência que realmente se é possível perceber a grande dimensão da dedicação de professores e professoras, tanto dentro da sala de aula durante a condução do conhecimento, quanto fora da sala de aula durante o planejamento do conteúdo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-07-21T21:52:33Z
2021-07-21T21:52:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225098
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651968394035200