"Tem um homem na minha creche": a questão de gênero na produção científica e a construção da identidade profissional da docência na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173808 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. |
id |
UFSC_c1a2bcdf67f800368f271765340a5c2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/173808 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
"Tem um homem na minha creche": a questão de gênero na produção científica e a construção da identidade profissional da docência na educação infantilEducação InfantilGêneroDocênciaTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.A presente pesquisa, em nível de especialização, teve como objetivo investigar o que duas pesquisas já realizadas, referentes a presença de professores homens, revelam sobre as questões de gênero e identidade profissional da docência na educação infantil. A fim de alcançar os objetivos propostos na pesquisa adotou-se como procedimento metodológico a análise qualitativa de produções científicas que abordem a questão da docência de homens em instituições de Educação Infantil, utilizando a Técnica de Análise de Conteúdo. Foi realizado um levantamento de produções científicas no Banco de Teses e Dissertações do IBCT, utilizando a combinação de palavras-chaves: educação infantil e homens para a realização deste levantamento. A partir da busca, foram selecionadas duas pesquisas, uma tese de doutorado e uma dissertação de mestrado para o levantamento de dados. Para as análises utilizou-se como referencial teórico estudos sobre gênero, bem como estudos sobre a docência na educação infantil. A partir da leitura da dissertação e tese selecionadas procedeu-se as análises considerando temáticas emergentes das pesquisas realizadas. Dessa forma, primeiramente foi analisado questões referentes a escolha profissional pela educação infantil pelos professores, buscando elementos que abrangem as questões de gênero. Em seguida, foi discutido questões referentes a entrada dos professores nas instituições e os enfrentamentos e/ou barreiras que encontraram ao se inserirem nas instituições de ensino. Por último, foi analisado as práticas pedagógicas na educação infantil a partir das vivências que são relatadas nas pesquisas escolhidas, refletindo sobre questões referentes a aptidões entendidas como femininas/masculinas e a intencionalidade em pensar as questões de gênero ao planejar ações junto as crianças.The research aimed to investigate results from two previous studies, which refer to the influence of the presence of male teachers in the environment of early childhood education. As a methodological procedure, we adopted the qualitative analysis of scientific researches that address the issue of teaching men in institutions of Early Childhood Education, using the Content Analysis Technique. A survey of scientific productions was carried out at the IBCT Thesis and Dissertation Bank. From the search, two researches were selected, a doctoral thesis and a master's dissertation for the data collection. It was considered emerging themes of the cited research and important aspects to reflect on gender relations in the construction of professional identity and teaching practice in children's education. Firstly the analysis focused on the matter of the professional career choice by the male teachers. Then it was discussed issues concerning the acceptance of male teachers into institutions and the confrontations and / Or barriers they encountered when they were part of the institutions. Finally, we analyzed the pedagogical practices in children's education based on the experiences reported, reflecting on aptitudes understood as female / male and the intentionality of thinking about gender issues when planning actions with children.Florianópolis, SCSimão, Márcia BussUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Ivan Vicente de2017-02-27T11:42:00Z2017-02-27T11:42:00Z2016-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis38 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173808porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-27T11:42:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173808Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-27T11:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Tem um homem na minha creche": a questão de gênero na produção científica e a construção da identidade profissional da docência na educação infantil |
title |
"Tem um homem na minha creche": a questão de gênero na produção científica e a construção da identidade profissional da docência na educação infantil |
spellingShingle |
"Tem um homem na minha creche": a questão de gênero na produção científica e a construção da identidade profissional da docência na educação infantil Souza, Ivan Vicente de Educação Infantil Gênero Docência |
title_short |
"Tem um homem na minha creche": a questão de gênero na produção científica e a construção da identidade profissional da docência na educação infantil |
title_full |
"Tem um homem na minha creche": a questão de gênero na produção científica e a construção da identidade profissional da docência na educação infantil |
title_fullStr |
"Tem um homem na minha creche": a questão de gênero na produção científica e a construção da identidade profissional da docência na educação infantil |
title_full_unstemmed |
"Tem um homem na minha creche": a questão de gênero na produção científica e a construção da identidade profissional da docência na educação infantil |
title_sort |
"Tem um homem na minha creche": a questão de gênero na produção científica e a construção da identidade profissional da docência na educação infantil |
author |
Souza, Ivan Vicente de |
author_facet |
Souza, Ivan Vicente de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simão, Márcia Buss Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ivan Vicente de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Gênero Docência |
topic |
Educação Infantil Gênero Docência |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-17 2017-02-27T11:42:00Z 2017-02-27T11:42:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173808 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
38 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652390246645760 |