"Tem um homem na minha creche": a questão de gênero na produção científica e a construção da identidade profissional da docência na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ivan Vicente de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173808
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
id UFSC_c1a2bcdf67f800368f271765340a5c2a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/173808
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling "Tem um homem na minha creche": a questão de gênero na produção científica e a construção da identidade profissional da docência na educação infantilEducação InfantilGêneroDocênciaTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.A presente pesquisa, em nível de especialização, teve como objetivo investigar o que duas pesquisas já realizadas, referentes a presença de professores homens, revelam sobre as questões de gênero e identidade profissional da docência na educação infantil. A fim de alcançar os objetivos propostos na pesquisa adotou-se como procedimento metodológico a análise qualitativa de produções científicas que abordem a questão da docência de homens em instituições de Educação Infantil, utilizando a Técnica de Análise de Conteúdo. Foi realizado um levantamento de produções científicas no Banco de Teses e Dissertações do IBCT, utilizando a combinação de palavras-chaves: educação infantil e homens para a realização deste levantamento. A partir da busca, foram selecionadas duas pesquisas, uma tese de doutorado e uma dissertação de mestrado para o levantamento de dados. Para as análises utilizou-se como referencial teórico estudos sobre gênero, bem como estudos sobre a docência na educação infantil. A partir da leitura da dissertação e tese selecionadas procedeu-se as análises considerando temáticas emergentes das pesquisas realizadas. Dessa forma, primeiramente foi analisado questões referentes a escolha profissional pela educação infantil pelos professores, buscando elementos que abrangem as questões de gênero. Em seguida, foi discutido questões referentes a entrada dos professores nas instituições e os enfrentamentos e/ou barreiras que encontraram ao se inserirem nas instituições de ensino. Por último, foi analisado as práticas pedagógicas na educação infantil a partir das vivências que são relatadas nas pesquisas escolhidas, refletindo sobre questões referentes a aptidões entendidas como femininas/masculinas e a intencionalidade em pensar as questões de gênero ao planejar ações junto as crianças.The research aimed to investigate results from two previous studies, which refer to the influence of the presence of male teachers in the environment of early childhood education. As a methodological procedure, we adopted the qualitative analysis of scientific researches that address the issue of teaching men in institutions of Early Childhood Education, using the Content Analysis Technique. A survey of scientific productions was carried out at the IBCT Thesis and Dissertation Bank. From the search, two researches were selected, a doctoral thesis and a master's dissertation for the data collection. It was considered emerging themes of the cited research and important aspects to reflect on gender relations in the construction of professional identity and teaching practice in children's education. Firstly the analysis focused on the matter of the professional career choice by the male teachers. Then it was discussed issues concerning the acceptance of male teachers into institutions and the confrontations and / Or barriers they encountered when they were part of the institutions. Finally, we analyzed the pedagogical practices in children's education based on the experiences reported, reflecting on aptitudes understood as female / male and the intentionality of thinking about gender issues when planning actions with children.Florianópolis, SCSimão, Márcia BussUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Ivan Vicente de2017-02-27T11:42:00Z2017-02-27T11:42:00Z2016-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis38 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173808porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-27T11:42:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173808Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-27T11:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv "Tem um homem na minha creche": a questão de gênero na produção científica e a construção da identidade profissional da docência na educação infantil
title "Tem um homem na minha creche": a questão de gênero na produção científica e a construção da identidade profissional da docência na educação infantil
spellingShingle "Tem um homem na minha creche": a questão de gênero na produção científica e a construção da identidade profissional da docência na educação infantil
Souza, Ivan Vicente de
Educação Infantil
Gênero
Docência
title_short "Tem um homem na minha creche": a questão de gênero na produção científica e a construção da identidade profissional da docência na educação infantil
title_full "Tem um homem na minha creche": a questão de gênero na produção científica e a construção da identidade profissional da docência na educação infantil
title_fullStr "Tem um homem na minha creche": a questão de gênero na produção científica e a construção da identidade profissional da docência na educação infantil
title_full_unstemmed "Tem um homem na minha creche": a questão de gênero na produção científica e a construção da identidade profissional da docência na educação infantil
title_sort "Tem um homem na minha creche": a questão de gênero na produção científica e a construção da identidade profissional da docência na educação infantil
author Souza, Ivan Vicente de
author_facet Souza, Ivan Vicente de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simão, Márcia Buss
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ivan Vicente de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Gênero
Docência
topic Educação Infantil
Gênero
Docência
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-17
2017-02-27T11:42:00Z
2017-02-27T11:42:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173808
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 38 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652390246645760