Do mito da classe homogênea ao ensino individualizado de aritmética: a concepção de Carleton Washburne
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Data de Publicação: | 2022 |
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Do mito da classe homogênea ao ensino individualizado de aritmética: a concepção de Carleton Washburneensino de aritméticaCarleton Washburneeducação progressistaordem psicológicainvestigações científicasEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://www.seer.ufrgs.br/asphe/article/download/e110179/84480Nesse texto, busca-se discutir a partir das investigações de Carleton Washburne, importante pedagogo estadunidense, como se constituiu a individualização do ensino de aritmética, na escola primária, em meio a práticas alicerçadas no ensino simultâneo, método pelo qual todos deveriam aprender a um só tempo, um mesmo conteúdo. Para tanto, toma-se como material empírico de investigação as publicações de Washburne sobre as dificuldades das crianças na aprendizagem da aritmética, no período de 1919 a 1943. Sob a ótica de Certeau, a análise da produção de Washburne evidenciou “consumos combinatórios e utilitários” resultantes na reorganização educacional da própria escola, privilegiando o ensino individualizado de aritmética na escola primária. Tal ensino não se reduziu a uma questão de método ou de técnicas diferentes com as quais o professor deveria ensinar, mas de uma concepção pedagógica nova que modificou a própria aritmética e a relação professor-aluno-saber no processo educativo.Revista História da Educação2022-05-25T01:17:11Z2022-05-25T01:17:11Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINHEIRO, N. V. L. . Do mito da classe homogênea ao ensino individualizado de aritmética: a concepção de Carleton Washburne. História da Educação , v. 26, p. 1-33, 2022.2236-3459https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235122Pinheiro, Nara Vilma Limaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-25T01:17:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235122Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-25T01:17:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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