Do mito da classe homogênea ao ensino individualizado de aritmética: a concepção de Carleton Washburne

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Nara Vilma Lima
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235122
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://www.seer.ufrgs.br/asphe/article/download/e110179/84480
id UFSC_c1b27acb81bd3628ea04ed0f03e51b16
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235122
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Do mito da classe homogênea ao ensino individualizado de aritmética: a concepção de Carleton Washburneensino de aritméticaCarleton Washburneeducação progressistaordem psicológicainvestigações científicasEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://www.seer.ufrgs.br/asphe/article/download/e110179/84480Nesse texto, busca-se discutir a partir das investigações de Carleton Washburne, importante pedagogo estadunidense, como se constituiu a individualização do ensino de aritmética, na escola primária, em meio a práticas alicerçadas no ensino simultâneo, método pelo qual todos deveriam aprender a um só tempo, um mesmo conteúdo. Para tanto, toma-se como material empírico de investigação as publicações de Washburne sobre as dificuldades das crianças na aprendizagem da aritmética, no período de 1919 a 1943. Sob a ótica de Certeau, a análise da produção de Washburne evidenciou “consumos combinatórios e utilitários” resultantes na reorganização educacional da própria escola, privilegiando o ensino individualizado de aritmética na escola primária. Tal ensino não se reduziu a uma questão de método ou de técnicas diferentes com as quais o professor deveria ensinar, mas de uma concepção pedagógica nova que modificou a própria aritmética e a relação professor-aluno-saber no processo educativo.Revista História da Educação2022-05-25T01:17:11Z2022-05-25T01:17:11Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINHEIRO, N. V. L. . Do mito da classe homogênea ao ensino individualizado de aritmética: a concepção de Carleton Washburne. História da Educação , v. 26, p. 1-33, 2022.2236-3459https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235122Pinheiro, Nara Vilma Limaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-25T01:17:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235122Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-25T01:17:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Do mito da classe homogênea ao ensino individualizado de aritmética: a concepção de Carleton Washburne
title Do mito da classe homogênea ao ensino individualizado de aritmética: a concepção de Carleton Washburne
spellingShingle Do mito da classe homogênea ao ensino individualizado de aritmética: a concepção de Carleton Washburne
Pinheiro, Nara Vilma Lima
ensino de aritmética
Carleton Washburne
educação progressista
ordem psicológica
investigações científicas
title_short Do mito da classe homogênea ao ensino individualizado de aritmética: a concepção de Carleton Washburne
title_full Do mito da classe homogênea ao ensino individualizado de aritmética: a concepção de Carleton Washburne
title_fullStr Do mito da classe homogênea ao ensino individualizado de aritmética: a concepção de Carleton Washburne
title_full_unstemmed Do mito da classe homogênea ao ensino individualizado de aritmética: a concepção de Carleton Washburne
title_sort Do mito da classe homogênea ao ensino individualizado de aritmética: a concepção de Carleton Washburne
author Pinheiro, Nara Vilma Lima
author_facet Pinheiro, Nara Vilma Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Nara Vilma Lima
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de aritmética
Carleton Washburne
educação progressista
ordem psicológica
investigações científicas
topic ensino de aritmética
Carleton Washburne
educação progressista
ordem psicológica
investigações científicas
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://www.seer.ufrgs.br/asphe/article/download/e110179/84480
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-25T01:17:11Z
2022-05-25T01:17:11Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHEIRO, N. V. L. . Do mito da classe homogênea ao ensino individualizado de aritmética: a concepção de Carleton Washburne. História da Educação , v. 26, p. 1-33, 2022.
2236-3459
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235122
identifier_str_mv PINHEIRO, N. V. L. . Do mito da classe homogênea ao ensino individualizado de aritmética: a concepção de Carleton Washburne. História da Educação , v. 26, p. 1-33, 2022.
2236-3459
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651970504818688