A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Nara Vilma Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235207
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18012
id UFSC_0af4ff9f911d64f1c8928cca1ee94b72
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235207
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritméticaAritmética sob medidaIndividualização do ensinoExpert em educaçãoSistema WinnetkaFormação de professoresEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18012O objetivo deste texto é analisar, em perspectiva historiográfica, a constituição de saberes sobre o ensino de matemática a partir da emergência da figura do expert no âmbito escolar. Trata-se, em específico, de analisar as ações pedagógicas de Carleton Washburne, importante pedagogo estadunidense da educação progressista. Para tanto, utilizou-se como ferramenta de análise os conceitos de expertise e expert advindos dos estudos desenvolvidos por Hofstetter et al. (2017). Os resultados da análise indicam que ao ser convocado para transformar as escolas públicas de Winnetka em escolas de excelência, Washburne produziu e sistematizou saberes específicos sobre o ensino de aritmética, resultando na reestruturação dos conteúdos matemáticos, em novas práticas, novos materiais didáticos, nova relação aluno-professor-saber, novos saberes pedagógicos, de modo a garantir que o aluno seguisse seu próprio ritmo de desenvolvimento. A esse tempo, não basta mais ao professorado saber os conteúdos aritméticos e os métodos pelos quais ensiná-los, mas o que, como, por que e quando e isso depende da produção de novos saberes escolares sobre o ensino de aritmética na escola primária.Revista Ensino e Multidisciplinaridade2022-05-28T20:11:30Z2022-05-28T20:11:30Z2021-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINHEIRO, Nara Vilma Lima. A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética. Ensino e Multidisciplinaridade , v. 7, p. 37-52, 2021.2447-5777https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235207Pinheiro, Nara Vilma Limaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-28T20:11:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235207Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-28T20:11:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética
title A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética
spellingShingle A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética
Pinheiro, Nara Vilma Lima
Aritmética sob medida
Individualização do ensino
Expert em educação
Sistema Winnetka
Formação de professores
title_short A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética
title_full A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética
title_fullStr A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética
title_full_unstemmed A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética
title_sort A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética
author Pinheiro, Nara Vilma Lima
author_facet Pinheiro, Nara Vilma Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Nara Vilma Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Aritmética sob medida
Individualização do ensino
Expert em educação
Sistema Winnetka
Formação de professores
topic Aritmética sob medida
Individualização do ensino
Expert em educação
Sistema Winnetka
Formação de professores
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18012
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12
2022-05-28T20:11:30Z
2022-05-28T20:11:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHEIRO, Nara Vilma Lima. A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética. Ensino e Multidisciplinaridade , v. 7, p. 37-52, 2021.
2447-5777
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235207
identifier_str_mv PINHEIRO, Nara Vilma Lima. A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética. Ensino e Multidisciplinaridade , v. 7, p. 37-52, 2021.
2447-5777
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Ensino e Multidisciplinaridade
publisher.none.fl_str_mv Revista Ensino e Multidisciplinaridade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651974966509568