A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235207 |
Resumo: | Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18012 |
id |
UFSC_0af4ff9f911d64f1c8928cca1ee94b72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235207 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritméticaAritmética sob medidaIndividualização do ensinoExpert em educaçãoSistema WinnetkaFormação de professoresEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18012O objetivo deste texto é analisar, em perspectiva historiográfica, a constituição de saberes sobre o ensino de matemática a partir da emergência da figura do expert no âmbito escolar. Trata-se, em específico, de analisar as ações pedagógicas de Carleton Washburne, importante pedagogo estadunidense da educação progressista. Para tanto, utilizou-se como ferramenta de análise os conceitos de expertise e expert advindos dos estudos desenvolvidos por Hofstetter et al. (2017). Os resultados da análise indicam que ao ser convocado para transformar as escolas públicas de Winnetka em escolas de excelência, Washburne produziu e sistematizou saberes específicos sobre o ensino de aritmética, resultando na reestruturação dos conteúdos matemáticos, em novas práticas, novos materiais didáticos, nova relação aluno-professor-saber, novos saberes pedagógicos, de modo a garantir que o aluno seguisse seu próprio ritmo de desenvolvimento. A esse tempo, não basta mais ao professorado saber os conteúdos aritméticos e os métodos pelos quais ensiná-los, mas o que, como, por que e quando e isso depende da produção de novos saberes escolares sobre o ensino de aritmética na escola primária.Revista Ensino e Multidisciplinaridade2022-05-28T20:11:30Z2022-05-28T20:11:30Z2021-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINHEIRO, Nara Vilma Lima. A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética. Ensino e Multidisciplinaridade , v. 7, p. 37-52, 2021.2447-5777https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235207Pinheiro, Nara Vilma Limaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-28T20:11:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235207Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-28T20:11:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética |
title |
A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética |
spellingShingle |
A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética Pinheiro, Nara Vilma Lima Aritmética sob medida Individualização do ensino Expert em educação Sistema Winnetka Formação de professores |
title_short |
A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética |
title_full |
A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética |
title_fullStr |
A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética |
title_full_unstemmed |
A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética |
title_sort |
A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética |
author |
Pinheiro, Nara Vilma Lima |
author_facet |
Pinheiro, Nara Vilma Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Nara Vilma Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aritmética sob medida Individualização do ensino Expert em educação Sistema Winnetka Formação de professores |
topic |
Aritmética sob medida Individualização do ensino Expert em educação Sistema Winnetka Formação de professores |
description |
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18012 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12 2022-05-28T20:11:30Z 2022-05-28T20:11:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINHEIRO, Nara Vilma Lima. A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética. Ensino e Multidisciplinaridade , v. 7, p. 37-52, 2021. 2447-5777 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235207 |
identifier_str_mv |
PINHEIRO, Nara Vilma Lima. A expertise em educação de Carleton Washburne na produção de saberes sobre o ensino de aritmética. Ensino e Multidisciplinaridade , v. 7, p. 37-52, 2021. 2447-5777 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Ensino e Multidisciplinaridade |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Ensino e Multidisciplinaridade |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651974966509568 |