O vídeo educacional no contexto das novas mídias para EaD: uma proposta de framework para o design audiovisual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219469 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2020. |
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O vídeo educacional no contexto das novas mídias para EaD: uma proposta de framework para o design audiovisualDesignEnsino à distânciaEnsino audiovisualSistemas instrucionaisTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2020.As tecnologias da informação possibilitaram o avanço das mídias que se disseminam e se encontram em diferentes interfaces e influenciam nos novos hábitos comunicacionais. Estes renovam as estratégias de configuração de produtos e gerenciamento de conteúdos de modo a otimizar o fluxo das informações para disseminar e potencializar o engajamento com seus usuários. A crescente produção de vídeos e sua presença em diferentes plataformas midiáticas constitui parte deste fenômeno com implicações também para educação. Neste sentido, abordar o vídeo digital e educacional no contexto da EaD faz-se relevante para compreender as propriedades e relações particulares das mídias envolvidas e consolidar conceitos que orientem a atuação do designer audiovisual para este contexto. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa foi propor um framework conceitual para o designer audiovisual na produção de vídeos digitais no âmbito da EaD. Para tanto, a partir de uma abordagem predominantemente qualitativa, de caráter empírico e aplicada, desdobrou-se em duas macroetapas: exploratória e propositiva. Para a primeira etapa, os procedimentos foram organizados conforme as estratégias de levantamento: revisão integrativa da literatura, que abrangeu a revisão sistemática e não sistemática, entrevista com especialistas da área de produção de vídeo por meio de videoconferência e análise de conteúdo, e por último, o estudo de caso. A segunda etapa se refere à proposição do framework conceitual, que considerou a extração dos dados significativos da primeira etapa para o concatenamento dos conceitos relevantes à sua configuração. O estudo de caso demonstrou que a inserção de dois atributos sobre o conteúdo audiovisual, interação e videografismos não foram suficientes para alterar o comportamento do engajamento dos usuários com o conteúdo. Como resultado, o framework conceitual contribui, com base na revisão de literatura e apontamentos dos especialistas na identificação de atributos que levam à definição do comportamento estético do vídeo educacional. Esse resultado contribui para uma reflexão sistêmica da importância dos demais processos e fatores que não são explicitados no escopo da atuação do designer durante a formatação final de conteúdos. Sua participação deve ser estendida durante todo o processo de escolha, adaptação, produção e configuração do conteúdo para o formato audiovisual e do uso eficiente dos recursos tecnológicos que contribuem para a validação das escolhas de uma equipe. Esses aspectos são evidenciados para que o designer se torne influente durante todo o processo e para otimizar os efeitos da sua contribuição efetiva. Os resultados alcançados com este estudo visam ser o ponto de partida para que designers que atuem na produção audiovisual para EaD possam fundamentar ações práticas e alcançar resultados significativos. Considera-se que a partir da apresentação da complexidade relacionada à produção de vídeos para EaD que vem se consolidando como modalidade para o desenvolvimento social, cultural e econômico, demarque também a presença necessária do designer audiovisual nas organizações de ensino comprometidas com a qualidade de seus serviços.<br>Abstract: Information technologies have made it possible to advance the media that are disseminated and found in different interfaces and influence new communication habits. These renew strategies for configuring products and managing content in order to optimize the flow of information to disseminate and enhance engagement with its users. The growing production of videos and their presence on different media platforms is part of this phenomenon with implications also for education. In this sense, addressing digital and educational video in the context of distance education is relevant to understand the particular properties and relationships of the media involved and consolidate concepts that guide the performance of the audiovisual designer in this context. Therefore, the general objective of this research was to propose a conceptual framework for the audiovisual designer in the production of digital videos within the scope of distance education. Therefore, based on a predominantly qualitative approach, with an empirical and applied character, it unfolded in two macro stages: exploratory and propositional. For the first stage, the procedures were organized according to the survey strategies: integrative literature review that included systematic and non-systematic review, interviews with specialists in the field of video production through videoconference and content analysis, and finally, the case study. The second stage refers to the proposition of the conceptual framework that considered the extraction of significant data from the first stage to concatenate the concepts relevant to its configuration. The case study demonstrated that as the insertion of two attributes on the audiovisual content, interaction and videography, they were not enough to change the behavior of the users' engagement with the content. As a result, the conceptual framework contributes, based on the literature review and expert notes, to the identification of attributes that lead to the definition of the aesthetic behavior of the educational video. This result contributes to a systemic reflection of the importance of other processes and factors that are not explained in the scope of the designer's performance during the final formatting of content. Their participation must be extended throughout the process of choosing, adapting, producing and configuring the content for the audiovisual format and the efficient use of technological resources that contribute to the validation of a team's choices. These aspects are highlighted so that the designer becomes influential throughout the process and to optimize the effects of his effective contribution. The results achieved with this study aim to be the starting point so that designers who work in audiovisual production for distance education can base practical actions and achieve significant results. It is considered that from the presentation of the complexity related to the production of videos for distance education that has been consolidated as a modality for social, cultural and economic development, it also demarcates the necessary presence of the audiovisual designer in educational organizations committed to the quality of their services.Teixeira, Julio MonteiroUniversidade Federal de Santa CatarinaHenrique, Caroline Daufemback2021-01-14T18:10:39Z2021-01-14T18:10:39Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis172 p.| il.application/pdf370535https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219469porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:10:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219469Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:10:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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