LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Makai
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250519
Resumo: Relatório final Projeto LABTAE PIBIC-EM/CNPq
id UFSC_c2b4aa06f714d400ddfd6f2480379f62
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/250519
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto EscolarErgonomiaTecnologia AssistivaAcessibilidadeInclusãoInclusão EscolarDesign de ProduçãoRelatório final Projeto LABTAE PIBIC-EM/CNPqNa atualidade, a carência de acessibilidade na educação é relacionada com as barreiras que obstaculizam a plena participação de indivíduos com deficiência no processo de aprendizado. Este desafio se estende por todos os níveis educacionais, desde a educação básica até o ensino superior, e abrange tanto o ambiente físico das instituições quanto o conteúdo curricular. O Labtae (Laboratório de Tecnologia Assistiva e Educação) e seus projetos tem como objetivo criar recursos educativos adaptados e tecnologias assistivas que visam superar essas barreiras. A presente pesquisa foi conduzida por uma beneficiária do programa PIBIC-EM durante o período entre os meses de março a agosto de 2023. A equipe que trabalhou no projeto era composta por 3 estudantes PIBIC-EM, 1 estudante PIBIC na graduação, uma orientadora e a coordenadora, com a ajuda de voluntários ocasionalmente. O estudo relata as atividades e os resultados do projeto implementado no Labtae, cujo foco primordial reside na promoção da acessibilidade e inclusão no contexto da aprendizagem, além de dar destaque a vertente de marketing do laboratório. Como resultados, foram desenvolvidas mídias de notícias do Labtae, como defesas de trabalhos de TCC da Engenharia de Produção de temas de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade no Colégio de Aplicação, assim como outras atividades realizadas Estes resultados refletem nosso compromisso contínuo com a promoção da educação inclusiva. Como conclusão, a experiência como bolsista PIBIC-EM foi importante para minha formação, pois me permitiu muitos aprendizados e desafios, envolvendo pesquisas sobre jogos e acessibilidade digital, jogos para educação inclusiva, marketing, elaboração de textos, trabalho em equipe.Florianópolis, SCFruauff, Nedi VonVergara, Lizandra Garcia LupiColégio de Aplicação, Universidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Makai2023-09-07T19:51:09Z2023-09-07T19:51:09Z2023-09-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250519porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-07T19:51:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/250519Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-07T19:51:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar
title LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar
spellingShingle LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar
Oliveira, Makai
Ergonomia
Tecnologia Assistiva
Acessibilidade
Inclusão
Inclusão Escolar
Design de Produção
title_short LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar
title_full LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar
title_fullStr LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar
title_full_unstemmed LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar
title_sort LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar
author Oliveira, Makai
author_facet Oliveira, Makai
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fruauff, Nedi Von
Vergara, Lizandra Garcia Lupi
Colégio de Aplicação, Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Makai
dc.subject.por.fl_str_mv Ergonomia
Tecnologia Assistiva
Acessibilidade
Inclusão
Inclusão Escolar
Design de Produção
topic Ergonomia
Tecnologia Assistiva
Acessibilidade
Inclusão
Inclusão Escolar
Design de Produção
description Relatório final Projeto LABTAE PIBIC-EM/CNPq
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-07T19:51:09Z
2023-09-07T19:51:09Z
2023-09-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250519
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652004322443264