LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250519 |
Resumo: | Relatório final Projeto LABTAE PIBIC-EM/CNPq |
id |
UFSC_c2b4aa06f714d400ddfd6f2480379f62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/250519 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto EscolarErgonomiaTecnologia AssistivaAcessibilidadeInclusãoInclusão EscolarDesign de ProduçãoRelatório final Projeto LABTAE PIBIC-EM/CNPqNa atualidade, a carência de acessibilidade na educação é relacionada com as barreiras que obstaculizam a plena participação de indivíduos com deficiência no processo de aprendizado. Este desafio se estende por todos os níveis educacionais, desde a educação básica até o ensino superior, e abrange tanto o ambiente físico das instituições quanto o conteúdo curricular. O Labtae (Laboratório de Tecnologia Assistiva e Educação) e seus projetos tem como objetivo criar recursos educativos adaptados e tecnologias assistivas que visam superar essas barreiras. A presente pesquisa foi conduzida por uma beneficiária do programa PIBIC-EM durante o período entre os meses de março a agosto de 2023. A equipe que trabalhou no projeto era composta por 3 estudantes PIBIC-EM, 1 estudante PIBIC na graduação, uma orientadora e a coordenadora, com a ajuda de voluntários ocasionalmente. O estudo relata as atividades e os resultados do projeto implementado no Labtae, cujo foco primordial reside na promoção da acessibilidade e inclusão no contexto da aprendizagem, além de dar destaque a vertente de marketing do laboratório. Como resultados, foram desenvolvidas mídias de notícias do Labtae, como defesas de trabalhos de TCC da Engenharia de Produção de temas de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade no Colégio de Aplicação, assim como outras atividades realizadas Estes resultados refletem nosso compromisso contínuo com a promoção da educação inclusiva. Como conclusão, a experiência como bolsista PIBIC-EM foi importante para minha formação, pois me permitiu muitos aprendizados e desafios, envolvendo pesquisas sobre jogos e acessibilidade digital, jogos para educação inclusiva, marketing, elaboração de textos, trabalho em equipe.Florianópolis, SCFruauff, Nedi VonVergara, Lizandra Garcia LupiColégio de Aplicação, Universidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Makai2023-09-07T19:51:09Z2023-09-07T19:51:09Z2023-09-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250519porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-07T19:51:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/250519Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-07T19:51:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar |
title |
LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar |
spellingShingle |
LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar Oliveira, Makai Ergonomia Tecnologia Assistiva Acessibilidade Inclusão Inclusão Escolar Design de Produção |
title_short |
LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar |
title_full |
LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar |
title_fullStr |
LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar |
title_full_unstemmed |
LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar |
title_sort |
LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar |
author |
Oliveira, Makai |
author_facet |
Oliveira, Makai |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fruauff, Nedi Von Vergara, Lizandra Garcia Lupi Colégio de Aplicação, Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Makai |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ergonomia Tecnologia Assistiva Acessibilidade Inclusão Inclusão Escolar Design de Produção |
topic |
Ergonomia Tecnologia Assistiva Acessibilidade Inclusão Inclusão Escolar Design de Produção |
description |
Relatório final Projeto LABTAE PIBIC-EM/CNPq |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-07T19:51:09Z 2023-09-07T19:51:09Z 2023-09-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250519 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652004322443264 |