Tecnologia Assistiva e Educação Matemática: experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática nas deficiências visual, intelectual e auditiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraz, Joeanne Neves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/248
Resumo: Este artigo tem como objetivo conhecer experiências de inclusão com a utilização da Tecnologia Assistiva na Matemática, oferecendo a área possibilidades de inclusão, promoção e inovação de seu ensino e aprendizagem com deficientes visuais, intelectuais e auditivos, refletindo ao longo do estudo sobre as contribuições possíveis da TA na Educação Matemática. Estudo de abordagem qualitativa, enfoque exploratório e base bibliográfica, cujo levantamento compreendeu o Google Acadêmico e o banco de dados da CAPES, estudos de 2012 a 2017 e a seleção das pesquisas para a apresentação das experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática que utilizaram os recursos e serviços da TA incidiram sobre o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC)/tecnologias digitais. O estudo possibilitou verificar que tanto desenvolver quanto utilizar os recursos e serviços da TA significa dar condições efetivas de interação e aprendizado, inserção social e acesso ao conhecimento matemático.
id SBEM_7b0a1a8f1e1e8f523dce25240a963519
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/248
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Tecnologia Assistiva e Educação Matemática: experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática nas deficiências visual, intelectual e auditivaTecnologia AssistivaEducação MatemáticaInclusão/AcessibilidadeEste artigo tem como objetivo conhecer experiências de inclusão com a utilização da Tecnologia Assistiva na Matemática, oferecendo a área possibilidades de inclusão, promoção e inovação de seu ensino e aprendizagem com deficientes visuais, intelectuais e auditivos, refletindo ao longo do estudo sobre as contribuições possíveis da TA na Educação Matemática. Estudo de abordagem qualitativa, enfoque exploratório e base bibliográfica, cujo levantamento compreendeu o Google Acadêmico e o banco de dados da CAPES, estudos de 2012 a 2017 e a seleção das pesquisas para a apresentação das experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática que utilizaram os recursos e serviços da TA incidiram sobre o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC)/tecnologias digitais. O estudo possibilitou verificar que tanto desenvolver quanto utilizar os recursos e serviços da TA significa dar condições efetivas de interação e aprendizado, inserção social e acesso ao conhecimento matemático.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/248Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 20 (2018): set./dez. 2018; 523 - 547Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 20 (2018): set./dez. 2018; 523 - 547Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018; 523 - 5472526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/248/258https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFraz, Joeanne Neves2023-07-11T15:32:15Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/248Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T15:32:15Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia Assistiva e Educação Matemática: experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática nas deficiências visual, intelectual e auditiva
title Tecnologia Assistiva e Educação Matemática: experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática nas deficiências visual, intelectual e auditiva
spellingShingle Tecnologia Assistiva e Educação Matemática: experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática nas deficiências visual, intelectual e auditiva
Fraz, Joeanne Neves
Tecnologia Assistiva
Educação Matemática
Inclusão/Acessibilidade
title_short Tecnologia Assistiva e Educação Matemática: experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática nas deficiências visual, intelectual e auditiva
title_full Tecnologia Assistiva e Educação Matemática: experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática nas deficiências visual, intelectual e auditiva
title_fullStr Tecnologia Assistiva e Educação Matemática: experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática nas deficiências visual, intelectual e auditiva
title_full_unstemmed Tecnologia Assistiva e Educação Matemática: experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática nas deficiências visual, intelectual e auditiva
title_sort Tecnologia Assistiva e Educação Matemática: experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática nas deficiências visual, intelectual e auditiva
author Fraz, Joeanne Neves
author_facet Fraz, Joeanne Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraz, Joeanne Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia Assistiva
Educação Matemática
Inclusão/Acessibilidade
topic Tecnologia Assistiva
Educação Matemática
Inclusão/Acessibilidade
description Este artigo tem como objetivo conhecer experiências de inclusão com a utilização da Tecnologia Assistiva na Matemática, oferecendo a área possibilidades de inclusão, promoção e inovação de seu ensino e aprendizagem com deficientes visuais, intelectuais e auditivos, refletindo ao longo do estudo sobre as contribuições possíveis da TA na Educação Matemática. Estudo de abordagem qualitativa, enfoque exploratório e base bibliográfica, cujo levantamento compreendeu o Google Acadêmico e o banco de dados da CAPES, estudos de 2012 a 2017 e a seleção das pesquisas para a apresentação das experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática que utilizaram os recursos e serviços da TA incidiram sobre o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC)/tecnologias digitais. O estudo possibilitou verificar que tanto desenvolver quanto utilizar os recursos e serviços da TA significa dar condições efetivas de interação e aprendizado, inserção social e acesso ao conhecimento matemático.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/248
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/248/258
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 20 (2018): set./dez. 2018; 523 - 547
Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 20 (2018): set./dez. 2018; 523 - 547
Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018; 523 - 547
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495538696192