Tecnologia Assistiva e Educação Matemática: experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática nas deficiências visual, intelectual e auditiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/248 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo conhecer experiências de inclusão com a utilização da Tecnologia Assistiva na Matemática, oferecendo a área possibilidades de inclusão, promoção e inovação de seu ensino e aprendizagem com deficientes visuais, intelectuais e auditivos, refletindo ao longo do estudo sobre as contribuições possíveis da TA na Educação Matemática. Estudo de abordagem qualitativa, enfoque exploratório e base bibliográfica, cujo levantamento compreendeu o Google Acadêmico e o banco de dados da CAPES, estudos de 2012 a 2017 e a seleção das pesquisas para a apresentação das experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática que utilizaram os recursos e serviços da TA incidiram sobre o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC)/tecnologias digitais. O estudo possibilitou verificar que tanto desenvolver quanto utilizar os recursos e serviços da TA significa dar condições efetivas de interação e aprendizado, inserção social e acesso ao conhecimento matemático. |
id |
SBEM_7b0a1a8f1e1e8f523dce25240a963519 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/248 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia Assistiva e Educação Matemática: experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática nas deficiências visual, intelectual e auditivaTecnologia AssistivaEducação MatemáticaInclusão/AcessibilidadeEste artigo tem como objetivo conhecer experiências de inclusão com a utilização da Tecnologia Assistiva na Matemática, oferecendo a área possibilidades de inclusão, promoção e inovação de seu ensino e aprendizagem com deficientes visuais, intelectuais e auditivos, refletindo ao longo do estudo sobre as contribuições possíveis da TA na Educação Matemática. Estudo de abordagem qualitativa, enfoque exploratório e base bibliográfica, cujo levantamento compreendeu o Google Acadêmico e o banco de dados da CAPES, estudos de 2012 a 2017 e a seleção das pesquisas para a apresentação das experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática que utilizaram os recursos e serviços da TA incidiram sobre o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC)/tecnologias digitais. O estudo possibilitou verificar que tanto desenvolver quanto utilizar os recursos e serviços da TA significa dar condições efetivas de interação e aprendizado, inserção social e acesso ao conhecimento matemático.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/248Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 20 (2018): set./dez. 2018; 523 - 547Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 20 (2018): set./dez. 2018; 523 - 547Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018; 523 - 5472526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/248/258https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFraz, Joeanne Neves2023-07-11T15:32:15Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/248Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T15:32:15Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia Assistiva e Educação Matemática: experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática nas deficiências visual, intelectual e auditiva |
title |
Tecnologia Assistiva e Educação Matemática: experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática nas deficiências visual, intelectual e auditiva |
spellingShingle |
Tecnologia Assistiva e Educação Matemática: experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática nas deficiências visual, intelectual e auditiva Fraz, Joeanne Neves Tecnologia Assistiva Educação Matemática Inclusão/Acessibilidade |
title_short |
Tecnologia Assistiva e Educação Matemática: experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática nas deficiências visual, intelectual e auditiva |
title_full |
Tecnologia Assistiva e Educação Matemática: experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática nas deficiências visual, intelectual e auditiva |
title_fullStr |
Tecnologia Assistiva e Educação Matemática: experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática nas deficiências visual, intelectual e auditiva |
title_full_unstemmed |
Tecnologia Assistiva e Educação Matemática: experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática nas deficiências visual, intelectual e auditiva |
title_sort |
Tecnologia Assistiva e Educação Matemática: experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática nas deficiências visual, intelectual e auditiva |
author |
Fraz, Joeanne Neves |
author_facet |
Fraz, Joeanne Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fraz, Joeanne Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Assistiva Educação Matemática Inclusão/Acessibilidade |
topic |
Tecnologia Assistiva Educação Matemática Inclusão/Acessibilidade |
description |
Este artigo tem como objetivo conhecer experiências de inclusão com a utilização da Tecnologia Assistiva na Matemática, oferecendo a área possibilidades de inclusão, promoção e inovação de seu ensino e aprendizagem com deficientes visuais, intelectuais e auditivos, refletindo ao longo do estudo sobre as contribuições possíveis da TA na Educação Matemática. Estudo de abordagem qualitativa, enfoque exploratório e base bibliográfica, cujo levantamento compreendeu o Google Acadêmico e o banco de dados da CAPES, estudos de 2012 a 2017 e a seleção das pesquisas para a apresentação das experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática que utilizaram os recursos e serviços da TA incidiram sobre o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC)/tecnologias digitais. O estudo possibilitou verificar que tanto desenvolver quanto utilizar os recursos e serviços da TA significa dar condições efetivas de interação e aprendizado, inserção social e acesso ao conhecimento matemático. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/248 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/248/258 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 20 (2018): set./dez. 2018; 523 - 547 Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 20 (2018): set./dez. 2018; 523 - 547 Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018; 523 - 547 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
douglas.tinti@unicid.edu.br |
_version_ |
1798313495538696192 |