O processo de tomada de decisão em duas instituições de ensino superior catarinenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ito, Marcelino Hirofumi
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90652
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-graduação em Administração.
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spelling O processo de tomada de decisão em duas instituições de ensino superior catarinensesAdministraçãoAdministraçãoSanta CatarinaUniversidades e faculdadesProcesso decisorioDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-graduação em Administração.O presente estudo investigou de que maneira ocorre o processo de tomada de decisão em duas Instituições de Ensino Superior Catarinenses. A Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram escolhidas por critérios de acessibilidade e tipicidade. A pesquisa busca caracterizar a estrutura das instituições de ensino superior (IES); identificar a percepção do processo de tomada de decisão dos gestores das IES; levantar as similaridades na percepção dos gestores das IES sobre o processo decisório de acordo com o Modelo de Simon; levantar os perfis decisórios dos gestores das IES. A partir da análise e da interpretação de dados secundários, principalmente livros, artigos científicos e documentação institucional, e da análise e interpretação da opinião dos informantes nas entrevistas, bem como da observação livre do pesquisador, procurou-se desenvolver reflexões sobre o tema proposto neste estudo, operacionalizando o estado da arte. O enfoque da pesquisa tem característica qualitativa, pois procura compreender um fenômeno no contexto em que ocorre e do qual faz parte, buscando uma perspectiva integrada. O Método utilizado para realizar este estudo é o indutivo, pois por meio de um processo mental, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. O diagnóstico das realidades e a sistematização dos conhecimentos adquiridos possibilitaram desenvolver importantes diretrizes para nortear o processo de tomada de decisão em instituições de ensino superior catarinenses. Os resultados da pesquisa indicam que não se pode vislumbrar uma percepção acurada e o domínio teórico de Tomada de Decisão. Fica claro que uma das ferramentas mais importantes na gestão das organizações, que trata da comunicação e da gestão da informação é precária em ambas as organizações. A presença de vários estilos decisórios na análise das respostas demonstra a diversidade de pensamentos, evidenciando a pluralidade de idéias, destacada pelos autores e respondentes durante a revisão bibliográfica e as entrevistas. Por fim, ao se propor conhecer o processo de tomada de decisão em Instituições de Ensino Superior Catarinenses, percebe-se que existem fragilidades no processo de tomada de decisão. Por outro lado, vale destacar pontos como o respeito ao ente público, a multiplicidade de idéias, e o trabalho em equipe, que evidenciam a possibilidade, mesmo sem o domínio teórico de determinadas áreas da gestão, da condução de organizações tão complexas e diversas como a UNIPLAC e a UFSC.Florianópolis, SCMelo, Pedro Antônio deUniversidade Federal de Santa CatarinaIto, Marcelino Hirofumi2012-10-23T13:31:40Z2012-10-23T13:31:40Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis136 f.| il.application/pdf242653http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90652porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T09:30:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90652Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T09:30:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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