Um modelo de gestão do conhecimento para a melhoria de qualidade do produto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106507 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Um modelo de gestão do conhecimento para a melhoria de qualidade do produtoEngenharia de produçãoGestão do conhecimentoCompetencia(Autoridade legal)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho objetiva mostrar a importância que o conhecimento representa para as organizações, principalmente em uma era em que a competição desconhece fronteiras. O conhecimento tornou-se o principal recurso de tudo o que é produzido pela organização. Os problemas de qualidade, custo e competitividade remonta em um problema muito mais fundamental, que é a incapacidade das organizações de aprender e abster-se de repetir constantemente os mesmos erros. O conhecimento organizacional é o fator que permite desenvolver uma competência de forma a elevar o nível de qualidade dos bens, serviços e métodos. O valor da maioria dos produtos e serviços depende de como são desenvolvidos os fatores intangíveis baseados no conhecimento. O conhecimento tácito de natureza subjetiva, altamente pessoal e difícil de formalizar, é a base do conhecimento organizacional. A eficiência da criação do conhecimento é dada pela capacidade da organização em converter o conhecimento tácito em conhecimento explícito. Assim, a criação de um novo conhecimento é o resultado de uma intensiva interação entre os membros da organização. A crescente importância que o conhecimento desempenha nos processos operacionais exige uma mudança comportamental da organização para administrar o novo recurso. A função da organização nesse processo é fornecer o contexto apropriado para facilitar as atividades de grupo, para criar e acumular conhecimento em nível organizacional. O foco da gestão do conhecimento, portanto, precisa estar nos fluxos de conhecimentos, visão, confiança e comunicação, e não na alocação de poder e recursos. Administrar essas colaborações requer uma mudança no conceito de trabalho tradicional.Florianópolis, SCPossamai, OsmarUniversidade Federal de Santa CatarinaFutami, André Hideto2013-12-05T20:56:20Z2013-12-05T20:56:20Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxvi, 156 f.| il.application/pdf181123https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106507porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T20:55:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/106507Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T20:55:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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