Como afiar palavras?: escrita acadêmica, experiência e subjetividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Clara Urzedo Rocha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253942
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2023.
id UFSC_c40deeac3aff35848a110400c611392b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253942
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Como afiar palavras?: escrita acadêmica, experiência e subjetividadePsicologiaRedação acadêmicaExperiênciaSubjetividadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2023.Este trabalho discute as condições de possibilidade de a escrita acadêmica vir a ser um lugar para a experiência, em seu sentido profundo de formação e transformação de si, no atual cenário universitário brasileiro. Para tal, foram realizadas oficinas estéticas de escrita com estudantes de pós-graduação stricto sensu do campo de estudos da subjetividade. Intituladas A palavra afiada, as oficinas tinham como objetivo a ativação de certa natureza poética da linguagem mediante exercícios lúdicos de escrita. Após a realização de duas edições da oficina, uma presencial, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e outra realizada de forma online, foram destacados pontos nodais de análise acerca das vicissitudes da escrita, da escrita acadêmica e da experiência de coordenação de oficinas estéticas de escrita na universidade, abordados ao longo de três artigos que compõem o corpo da dissertação. Nesse ínterim, a impossibilidade da escrita, a infância, a ficção, o fora da linguagem, a experiência do bloqueio e a questão da autoria foram alguns dos pontos discutidos entretecidos ao pensamento de Roland Barthes, Michel Foucault, Jorge Larossa, Marguerite Duras e Elena Ferrante. A partir da experiência com as oficinas e o diálogo com a literatura, compõem-se argumentos para a escrita da pesquisa acadêmica enquanto experiência limiar "zona de transição e ultrapassagens" permeada de negociações entre práticas criativas e exigências institucionais.Abstract: This paper discusses the conditions of possibility of academic writing becoming a place for experience, in its deep sense of formation and transformation of the self, in the current Brazilian university scenario. To this end, aesthetic writing workshops were held with stricto sensu graduate students from the field of subjectivity studies. Named A palavra afiada, the workshops aimed to activate a certain poetic nature of language through playful writing exercises. After two editions of the workshop, one face-to-face, at the Federal University of Santa Catarina (UFSC) and the other held online, nodal points of analysis about the vicissitudes of writing, academic writing and the experience of coordinating aesthetic writing workshops at the university were highlighted, addressed throughout three articles that make up the body of the dissertation. In the meantime, the impossibility of writing, childhood, fiction, the outside of language, the experience of blockade and the question of authorship were some of the points discussed interwoven with the thought of Roland Barthes, Michel Foucault, Jorge Larossa, Marguerite Duras and Elena Ferrante. From the experience with the workshops and the dialogue with the literature, arguments are composed for the writing of academic research as a threshold experience "zone of transition and overtaking" permeated by negotiations between creative practices and institutional requirements.Zanella, Andréa VUniversidade Federal de Santa CatarinaMotta, Clara Urzedo Rocha2024-01-09T23:23:33Z2024-01-09T23:23:33Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis135 p.| il.application/pdf385672https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253942porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-10T21:49:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253942Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-01-10T21:49:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Como afiar palavras?: escrita acadêmica, experiência e subjetividade
title Como afiar palavras?: escrita acadêmica, experiência e subjetividade
spellingShingle Como afiar palavras?: escrita acadêmica, experiência e subjetividade
Motta, Clara Urzedo Rocha
Psicologia
Redação acadêmica
Experiência
Subjetividade
title_short Como afiar palavras?: escrita acadêmica, experiência e subjetividade
title_full Como afiar palavras?: escrita acadêmica, experiência e subjetividade
title_fullStr Como afiar palavras?: escrita acadêmica, experiência e subjetividade
title_full_unstemmed Como afiar palavras?: escrita acadêmica, experiência e subjetividade
title_sort Como afiar palavras?: escrita acadêmica, experiência e subjetividade
author Motta, Clara Urzedo Rocha
author_facet Motta, Clara Urzedo Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanella, Andréa V
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Motta, Clara Urzedo Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Redação acadêmica
Experiência
Subjetividade
topic Psicologia
Redação acadêmica
Experiência
Subjetividade
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-01-09T23:23:33Z
2024-01-09T23:23:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 385672
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253942
identifier_str_mv 385672
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 135 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651931950776320