Da inscrição do sujeito na escrita acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Senem, Janaína
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177784
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017.
id UFSC_2a3c02ec36ec2ddb7a4118694c50d9b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177784
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Da inscrição do sujeito na escrita acadêmicaLingüísticaAnálise do discursoRedação acadêmicaAutoriaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017.Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre os modos de inscrição do sujeito na escrita acadêmica a partir de sua participação no Laboratório de Escrita Acadêmica e Leitura (LABEAL/UFSC). Com esse intuito, apoio-me nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de inspiração francesa, mais especificamente nos trabalhos de Pêcheux (2014 [1988]), Orlandi (1996; 2013), Gallo (1995; 2008) e AuthierRevuz (1990), para compreender como o sujeito se inscreve, enquanto autor, quando escreve em uma escrita que visa o efeito de objetividade pela sua relação com o discurso científico. Desse modo, trago, inicialmente, uma reflexão sobre as formações imaginárias que constituem os dizeres de alguns participantes do LABEAL no que concerne à escrita acadêmica e ao Laboratório para discutir sobre a própria constituição da escrita acadêmica enquanto prática discursiva constituída histórica e ideologicamente. Na sequência, discorro sobre os discurso científico e acadêmico e seus pontos de (des)encontros, ressaltando que ambos constituem o dizer daquele que escreve e se inscreve no LABEAL. Em seguida, realizo a análise de seis resenhas acadêmicas produzidas no Laboratório que englobam escrita e reescrita, procurando atentar para as mudanças que ocorrem da primeira para a segunda escrita no que concerne à autoria nessas produções. Nesse sentido, trabalho tanto em uma perspectiva enunciativa, com a noção da função-autor (ORLANDI, 2013), como em uma dimensão discursiva, acionando o efeito-autor (GALLO, 2001, 2008), para refletir como o sujeito se inscreve como autor de seu dizer ao adentar às determinações do discurso científico e, também, do acadêmico. Para finalizar, pode-se acordar que o processo de escrita acadêmica consiste na tentativa de produzir um efeito para ?conter? a heterogeneidade constitutiva do discurso e do sujeito, justamente, para produzir um efeito de objetividade que se relaciona com o o discurso da ciência. Nesse processo, o sujeito procura se constituir assumindo diferentes posições, conforme as condições de produção, e tentando se situar no entre-meio aceitável (possível de ser dito) que caracteriza a autoria na universidade.<br>Abstract : This research aims to reflect on the ways of subject?s inscriptions in academic writing through his participation in the AcademicWriting and Reading Laboratory (LABEAL/UFSC). For that purpose, I support myself in theoretical assumptions of Discourse Analysis of French inspiration, more specifically the works of Pêcheux (1988), Orlandi (1996; 2013), Gallo (1995, 2008) and Authier-Revuz (1990), in order to comprehend how the subject inscribes himself, as an author, when he writes in a writing that aims the objectivity effect due to its relationshipwith scientific discourse. Thus, I develop, initially, a reflection about the imaginary formations which constitute the sayings of some LABEAL? participants in what concerns the academic writing and the Laboratory to discuss about the constitution of academic writing itself while discursive practice constituted historical and ideologically. In sequence, I expatiate upon the scientific and the academic discourse and their divergence and convergence points, emphasizing that both constitute the sayings of the one who writes and inscribes in the LABEAL. Then, I conduct the analysis of six academic reviews which were developed in the Laboratory and which encompass writing and rewriting, in order to observe the changings that occurred for the first to the second writing in what concerns the authorship in these productions. In this regard, I work in an enunciative perspective, with the concept of the author as a function, as well as in a discursive level, through the author effect (GALLO, 2001, 2008), in order to reflect about how the subject inscribes himself as an author of his saying when he enters the determinations of scientific discourse and, also, of the academic. To sum up, it is possible to acknowledge that the process of academic writing consists in an attempt to ?contain? the constitutive heterogeneity of discourse and subject, precisely, to produce the effect of objectivitywhich is related to the science discourse. In this process, the subject seeks to be constituted by assuming different positions, according to the production conditions, and trying to place himself in an acceptable gap (possible to be said) that configures the authorship in university.Braga, SandroUniversidade Federal de Santa CatarinaSenem, Janaína2017-07-25T04:11:45Z2017-07-25T04:11:45Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis162 p.| il.application/pdf347119https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177784porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-25T04:11:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177784Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-25T04:11:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Da inscrição do sujeito na escrita acadêmica
title Da inscrição do sujeito na escrita acadêmica
spellingShingle Da inscrição do sujeito na escrita acadêmica
Senem, Janaína
Lingüística
Análise do discurso
Redação acadêmica
Autoria
title_short Da inscrição do sujeito na escrita acadêmica
title_full Da inscrição do sujeito na escrita acadêmica
title_fullStr Da inscrição do sujeito na escrita acadêmica
title_full_unstemmed Da inscrição do sujeito na escrita acadêmica
title_sort Da inscrição do sujeito na escrita acadêmica
author Senem, Janaína
author_facet Senem, Janaína
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braga, Sandro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Senem, Janaína
dc.subject.por.fl_str_mv Lingüística
Análise do discurso
Redação acadêmica
Autoria
topic Lingüística
Análise do discurso
Redação acadêmica
Autoria
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-25T04:11:45Z
2017-07-25T04:11:45Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 347119
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177784
identifier_str_mv 347119
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 162 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651983043690496