Proposta de referências com enfoque pragmático para o desenvolvimento de conteúdo instrucional no padrão SCORM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86855 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_c4755b22078496d37eff18ce91289219 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86855 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Proposta de referências com enfoque pragmático para o desenvolvimento de conteúdo instrucional no padrão SCORMEngenharia de produçãoEnsino a distanciaAprendizagemPadrão SCORMDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta dissertação tem como objetivo principal estabelecer referências com enfoque pragmático para o desenvolvimento de conteúdo instrucional no padrão SCORM - Sharable Content Object Reference Model, para cursos on-line. Busca na revisão da literatura a fundamentação sobre o processo de desenvolvimento e adoção de padrões para o e-learning, a definição do modelo de objetos de aprendizagem, utilizado para potencializar a reutilização de conteúdo instrucional em diferentes contextos de aprendizagem, e a descrição do padrão SCORM, modelo de referência desenvolvido a partir de outros padrões para tecnologias da aprendizagem, envolvendo sistemas de gerenciamento da aprendizagem (LMS - Learning Management System) e conteúdo instrucional. Além disso, conta com a pesquisa qualitativa realizada com especialistas em e-learning, com experiência na adoção do padrão SCORM para o desenvolvimento e implantação de cursos on-line em empresas e instituições de ensino brasileiras. A partir do problema de pesquisa, apresenta referências sobre a aplicação do padrão, identificando suas vantagens, desvantagens, dificuldades e limitações, contribuindo para incrementar o uso do padrão por organizações brasileiras.Florianópolis, SCBarros, Nelci Moreira deUniversidade Federal de Santa CatarinaRhode, Gustavo de Oliveira2012-10-21T11:21:00Z2012-10-21T11:21:00Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxii, 93 f.| il.application/pdf214049http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86855porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T11:00:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86855Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T11:00:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de referências com enfoque pragmático para o desenvolvimento de conteúdo instrucional no padrão SCORM |
title |
Proposta de referências com enfoque pragmático para o desenvolvimento de conteúdo instrucional no padrão SCORM |
spellingShingle |
Proposta de referências com enfoque pragmático para o desenvolvimento de conteúdo instrucional no padrão SCORM Rhode, Gustavo de Oliveira Engenharia de produção Ensino a distancia Aprendizagem Padrão SCORM |
title_short |
Proposta de referências com enfoque pragmático para o desenvolvimento de conteúdo instrucional no padrão SCORM |
title_full |
Proposta de referências com enfoque pragmático para o desenvolvimento de conteúdo instrucional no padrão SCORM |
title_fullStr |
Proposta de referências com enfoque pragmático para o desenvolvimento de conteúdo instrucional no padrão SCORM |
title_full_unstemmed |
Proposta de referências com enfoque pragmático para o desenvolvimento de conteúdo instrucional no padrão SCORM |
title_sort |
Proposta de referências com enfoque pragmático para o desenvolvimento de conteúdo instrucional no padrão SCORM |
author |
Rhode, Gustavo de Oliveira |
author_facet |
Rhode, Gustavo de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Nelci Moreira de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rhode, Gustavo de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino a distancia Aprendizagem Padrão SCORM |
topic |
Engenharia de produção Ensino a distancia Aprendizagem Padrão SCORM |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-21T11:21:00Z 2012-10-21T11:21:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
214049 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86855 |
identifier_str_mv |
214049 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xii, 93 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652165365891072 |