Integração de Objetos de Aprendizagem em Matemática utilizando SCORM em Ambiente Virtual de Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63977 |
Resumo: | Este artigo apresenta as contribuições de um estudo que envolve a integração de Objetos de Aprendizagem ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esses objetos permitem acessibilidade, reusabilidade e interoperabilidade de software. Para garantir esses requisitos funcionais dos objetos, foi utilizado o SCORM para empacotar aplicativos do GeoGebra, tendo como objetivo ampliar as possibilidades de interação do software nos processos educacionais de Matemática. Contudo, conclui-se que a interoperabilidade dos componentes ainda é um desafio na prática, devida as várias versões de sistemas operacionais, navegadores e componentes. |
id |
UFRGS-7_5f650a3ab5a9461a60612dda2de4a2ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/63977 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Integração de Objetos de Aprendizagem em Matemática utilizando SCORM em Ambiente Virtual de AprendizagemObjetos de AprendizagemSCORMGeoGebraEste artigo apresenta as contribuições de um estudo que envolve a integração de Objetos de Aprendizagem ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esses objetos permitem acessibilidade, reusabilidade e interoperabilidade de software. Para garantir esses requisitos funcionais dos objetos, foi utilizado o SCORM para empacotar aplicativos do GeoGebra, tendo como objetivo ampliar as possibilidades de interação do software nos processos educacionais de Matemática. Contudo, conclui-se que a interoperabilidade dos componentes ainda é um desafio na prática, devida as várias versões de sistemas operacionais, navegadores e componentes.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6397710.22456/1982-1654.63977Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOSInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63977/43627Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Paulo José Evaristode Oliveira, ThaísPantoni, Rodrigo Palucci2017-12-31T09:26:44Zoai:seer.ufrgs.br:article/63977Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-31T09:26:44Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração de Objetos de Aprendizagem em Matemática utilizando SCORM em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
title |
Integração de Objetos de Aprendizagem em Matemática utilizando SCORM em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
spellingShingle |
Integração de Objetos de Aprendizagem em Matemática utilizando SCORM em Ambiente Virtual de Aprendizagem da Silva, Paulo José Evaristo Objetos de Aprendizagem SCORM GeoGebra |
title_short |
Integração de Objetos de Aprendizagem em Matemática utilizando SCORM em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
title_full |
Integração de Objetos de Aprendizagem em Matemática utilizando SCORM em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
title_fullStr |
Integração de Objetos de Aprendizagem em Matemática utilizando SCORM em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Integração de Objetos de Aprendizagem em Matemática utilizando SCORM em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
title_sort |
Integração de Objetos de Aprendizagem em Matemática utilizando SCORM em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
author |
da Silva, Paulo José Evaristo |
author_facet |
da Silva, Paulo José Evaristo de Oliveira, Thaís Pantoni, Rodrigo Palucci |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Thaís Pantoni, Rodrigo Palucci |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Paulo José Evaristo de Oliveira, Thaís Pantoni, Rodrigo Palucci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objetos de Aprendizagem SCORM GeoGebra |
topic |
Objetos de Aprendizagem SCORM GeoGebra |
description |
Este artigo apresenta as contribuições de um estudo que envolve a integração de Objetos de Aprendizagem ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esses objetos permitem acessibilidade, reusabilidade e interoperabilidade de software. Para garantir esses requisitos funcionais dos objetos, foi utilizado o SCORM para empacotar aplicativos do GeoGebra, tendo como objetivo ampliar as possibilidades de interação do software nos processos educacionais de Matemática. Contudo, conclui-se que a interoperabilidade dos componentes ainda é um desafio na prática, devida as várias versões de sistemas operacionais, navegadores e componentes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63977 10.22456/1982-1654.63977 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63977 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.63977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63977/43627 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183209074688 |