Aconselhamento para a construção de carreira: avaliação da intervenção em acadêmicos de programas de pós-graduação em administração
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247517 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2022. |
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Aconselhamento para a construção de carreira: avaliação da intervenção em acadêmicos de programas de pós-graduação em administraçãoPsicologiaAconselhamentoCarreira profissionalAdaptabilidade (Psicologia)Orientação profissionalEstudantes universitáriosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2022.Esta investigação objetivou avaliar o processo de aconselhamento para a construção de carreira (ACC) e seus resultados na adaptabilidade, respostas adaptativas e identidade vocacional em acadêmicos de programas de pós-graduação em administração. O ACC, fundamentado na teoria para a construção de carreira (TCC), foi realizado em três sessões individuais, sendo as primeiras em periodicidade semanal e a última mensal. A pesquisa foi desenvolvida mediante três estudos interligados, sendo que o primeiro analisou os procedimentos de avaliação de intervenções de carreira com adultos em publicações nacionais e internacionais dos últimos 10 anos. Contou com a análise de 24 publicações internacionais e três nacionais. O estudo 2 avaliou a eficácia do ACC na promoção de recursos de adaptabilidade de carreira, respostas adaptativas e identidade vocacional e contemplou 41 acadêmicos de programas de pós-graduação em administração. Destes, 21 fizeram parte do grupo intervenção e 20 do grupo controle. Já o terceiro estudo analisou a percepção de clientes beneficiados e não beneficiados, considerando as variáveis de carreira avaliadas no estudo 2, sobre os momentos significativos em uma intervenção do ACC. Contou com 10 participantes, sendo seis com mudança significativa nas variáveis de adaptabilidade de carreira, tarefas adaptativas e identidade vocacional e quatro que não apresentaram mudanças significativas em nenhuma das variáveis. O estudo 1 foi desenvolvido por meio de uma revisão integrativa de literatura. O método misto explanatório sequencial quantitativo-qualitativo foi aplicado nos estudos 2 e 3, por meio de delineamento quase-experimental e longitudinal. Quanto à análise dos dados, o primeiro estudo envolveu a técnica de análise de conteúdo, enquanto o estudo 2 considerou as técnicas estatísticas ANCOVA e ANOVA. Já no estudo 3 foi aplicado o método indutivo da pesquisa qualitativa consensual para análise das informações. Os resultados do primeiro estudo indicaram prevalência da avaliação de resultados, por meio de estudos quantitativos, longitudinais e investigações de delineamentos experimental e quase experimental. Ainda, foram encontradas limitações indicadas pelos autores quanto ao planejamento da intervenção e da avaliação, o que impossibilitou a generalização de certos resultados e gerou vieses nas pesquisas. Os resultados do estudo 2 demonstraram que o ACC teve efeito significativo nas variáveis avaliadas, pois as diferenças entre o grupo intervenção e o grupos de controle foram significativas no pós-teste: adaptabilidade de carreira F (1, 38) = 25,26; p = 0,00; parcial ?2 = 0,40; respostas adaptativas F (1, 38) = 43,90; p = 0,00; ? parcial n2 = 0,54 e identidade vocacional F (1, 38) = 55,34; p = 0,00; parcial ?2 = 0,59. Os dados também revelaram que as mudanças se mantiveram após 90 dias do término da intervenção. Nenhuma mudança significativa foi constatada no grupo de comparação. Os resultados do estudo 3 indicaram que os participantes beneficiados na intervenção perceberam mudanças associadas à reflexividade, confiança, novas intenções e mudanças de comportamento. Já os participantes não beneficiados, de acordo com os resultados do estudo 2, ainda assim salientaram momentos que promoveram o autoconhecimento e novos planos de carreira. Diante dos achados empíricos desta pesquisa, evidencia-se o êxito do ACC com os adultos investigados, tendo em vista as alterações significativas nas variáveis de carreira avaliadas no estudo 2 e o fato dos resultados do estudo 3 as confirmarem, na medida em que os próprios participantes identificaram as principais mudanças constatadas. Ainda, cabe destacar a importância de determinadas tarefas de aconselhamento como fatores que contribuíram para as mudanças geradas pela intervenção, indicadas no estudo 3 pelos participantes beneficiados e não beneficiados. Diante dos achados empíricos, verifica-se que a metodologia narrativa do ACC auxilia os clientes a definirem novas direções de carreira e a confirmarem tomadas de decisão efetivadas. Neste sentido, denota-se a relevância dos achados da investigação para o aprimoramento das intervenções de carreira com adultos, baseadas em evidências.Abstract: This investigation aimed to evaluate the Career-Building Counseling (CBC) process and its results on adaptability, adaptive responses, and vocational identity in academics in Management Post-Graduation Programs. CBC, based on the Career Construction Theory (CCT), was carried out in three individual sessions, the first weekly and the last monthly. The research was developed through three interconnected studies, in which the first one analyzed the procedures for evaluating career interventions with adults in national and international publications over the last 10 years. Twenty-four international and three international scientific publications were considered. The second study evaluated the effectiveness of the CBC in promoting career adaptability, adaptive responses, and vocational identity resources and included 41 academics from Management Post-Graduation Programs. Of these, 21 were part of the intervention group and 20 of the control group. The third study analyzed the perception of beneficiaries and non-beneficiaries, considering the career variables evaluated in study 2, about the significant moments in a CBC intervention. It had 10 participants, six with significant changes in the variables of career adaptability, adaptive tasks and vocational identity and four who did not show significant changes in any of the variables. Study 1 was developed through an integrative literature review. The quantitative-qualitative sequential explanatory mixed method was applied in studies 2 and 3, through a quasi-experimental and longitudinal design. As for data analysis, the first study involved the content analysis technique, while study 2 considered the statistical techniques ANCOVA and ANOVA. In study 3, the inductive method of consensual qualitative research was applied to analyze the information. The results of the first study indicated the prevalence of outcome evaluation, through quantitative and longitudinal studies and investigations of experimental and quasi-experimental designs. Furthermore, limitations indicated by the authors were found regarding the planning of the intervention and the evaluation, which made it impossible to generalize certain results and generated biases in the research. The study 2 outcomes showed that the CBC had a significant effect on the variables evaluated, as the differences between the intervention group and the control group were significant in the post-test: career adaptability F (1, 38) = 25.26; p = 0.00; partial ?2 = 0.40; adaptive responses F (1, 38) = 43.90; p = 0.00; ? partial 2 = 0.54 and vocational identity F (1.38) = 55.34; p = 0.00; partial ?2 = 0.59. The data also revealed that the changes were maintained 90 days after the end of the intervention. No significant changes were seen in the comparison group. The results of study 3 indicated that the participants benefiting from the intervention perceived changes associated with reflexivity, trust, new intentions and behavior changes. However, the non-beneficiary participants, according to the outcomes of study 2, still highlighted moments that promoted self-knowledge and new career plans. In view of the empirical findings of this research, the success of the CBC with the adults investigated is evidenced, considering the significant changes in the career variables evaluated in study 2 and the fact that the results of study 3 confirm them, insofar as they themselves participants identified the main changes observed. Also, it is worth highlighting the importance of certain counseling tasks as factors that contributed to the changes generated by the intervention, indicated in study 3 by the beneficiaries and non-beneficiaries. In light of the empirical findings, it appears that the CBC narrative methodology helps clients to define new career directions and confirm effective decision-making. In this sense, the relevance of the research findings for the improvement of evidence-based career interventions with adults is denoted.Luna, Iúri NovaesCardoso, Paulo Miguel da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaRampazzo, Rosana Marques da Silva2023-06-28T18:25:54Z2023-06-28T18:25:54Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis192 p.| il.application/pdf382137https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247517porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-28T18:25:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247517Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-28T18:25:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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