Promoção de recursos de adaptabilidade de carreira: construção e avaliação de intervenção com estudantes universitários
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243793 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2022. |
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Promoção de recursos de adaptabilidade de carreira: construção e avaliação de intervenção com estudantes universitáriosPsicologiaAdaptabilidade (Psicologia)Carreira profissionalEstudantes universitáriosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2022.Esta investigação objetivou investigar os efeitos de uma intervenção de carreira na adaptabilidade de universitários em fase final do curso de graduação. Para tanto, foi construída, implementada e avaliada uma intervenção de carreira online e em grupo com foco na promoção de recursos de adaptabilidade de carreira. Constituíram o público alvo da intervenção estudantes que se encontravam nas fases finais dos cursos superiores, com idade entre 18 e 29 anos. Desse modo, a tese compõe-se de quatro estudos. O Estudo 01 refere-se a uma revisão integrativa de literatura acerca de intervenções em adaptabilidade de carreira. O Estudo 02 se destinou a descrever a elaboração de uma intervenção de carreira, em formato grupal, com foco na promoção de recursos de adaptabilidade de carreira, e a analisar, de forma qualitativa, o processo de intervenção. O Estudo 03, predominantemente quantitativo, enfocou a avaliação dos resultados da intervenção por meio de um método quase experimental sendo realizadas avaliações pré e pós-teste, com a utilização de grupo experimental e grupo controle e a análise complementar das avaliações dos participantes quanto ao processo. Por fim, o Estudo 04 trata da investigação do processo e de resultados de intervenção mediante análise das narrativas dos participantes, com a utilização de um método de estudos de caso múltiplos. O Estudo 1 demonstrou a recenticidade dos estudos analisados e o crescimento das publicações nos últimos anos e caracterizou as intervenções e respectivas formas de avaliação. A análise das narrativas dos participantes empreendidas nos Estudos 2 e 4 apontaram para ganhos relacionados aos recursos de adaptabilidade de carreira. O Estudo 3, por sua vez, sugere que a intervenção proposta é eficaz na promoção de recursos de adaptabilidade de carreira e seu uso é promissor para auxiliar em processos de transição da universidade-trabalho. Não obstante se considerem as limitações encontradas nesta investigação, entende-se que os resultados obtidos contribuem com o campo de pesquisas em intervenções de carreira ao apresentar e avaliar uma proposição voltada à promoção de recursos de adaptabilidade de carreira, em formato grupal e online, com possibilidade de utilização em espaços educacionais.Abstract: This research aimed to investigate the effects of a career intervention on the adaptability of university students in the final stage of their undergraduate course. To this end, an online, group-based career intervention, focused on promoting career adaptability resources, was designed, implemented, and evaluated. The target audience of the intervention was students in the final stages of their undergraduate programs, aged between 18 and 29 years old. Thus, the thesis is composed of four studies. Study 01 is an integrative literature review about career adaptability interventions. Study 02 was designed to describe the development of a career intervention, in groups, focused on the promotion of career adaptability resources, and to analyze, qualitatively, the intervention process. Study 03, predominantly quantitative, focused on the evaluation of the results of the intervention by means of a quasi-experimental method, in which pre and post-test evaluations were carried out, using experimental group and control group and the complementary analysis of the participants' evaluations about the process. Finally, Study 04 is about investigating the process and intervention outcomes through analysis of the participants? narratives using a multiple case study method. Study 01 demonstrated the recentness of the studies analyzed and the growth of publications in recent years and characterized the interventions and their forms of evaluation. The analysis of the participants? narratives undertaken in Studies 02 and 04 pointed to gains related to career adaptability resources. Study 03, in turn, suggests that the proposed intervention is effective in promoting career adaptability resources and its use is promising to assist in university-work transition processes. Notwithstanding the limitations found in this research, it is understood that the results obtained contribute to the research field on career interventions by presenting and evaluating a proposal aimed at promoting career adaptability resources, in group and online formats, with the possibility of use in educational spaces.Luna, Iúri NovaesUniversidade Federal de Santa CatarinaZatti, Fernanda2023-01-06T23:09:54Z2023-01-06T23:09:54Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis261 p.| il.application/pdf379886https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243793porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-06T23:09:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243793Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-06T23:09:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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