Nelson Rodrigues e sua cena: teatro da dupla tensão, cinema da síntese

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Jade Gandra Dutra
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91588
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Literatura
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMartins, Jade Gandra DutraRamos, Tania Regina Oliveira2012-10-24T00:32:51Z2012-10-24T00:32:51Z20082008255628http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91588Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em LiteraturaEsta tese busca uma leitura possível das razões do fracasso de grande parte das adaptações da dramaturgia de Nelson Rodrigues para o cinema. Sua primeira investida percorre o teatro rodrigueano, elaborando o conceito de dupla tensão como marca do autor. A primeira tensão, articulada ainda nos domínios temáticos, responderia pelo embate firmado entre o Brasil anterior à gripe-espanhola e os "novos tempos", dominados por uma modernidade produtora de tripla decadência, como pensa Eric Hobsbawm. A segunda tensão, insinuada nos domínios estéticos, promoveria certo afastamento do conceito de drama puro, segundo teoria de Peter Szondi, ao se deixar contaminar por gêneros diversos, posicionando-se entre o melodramático e o trágico. Neste contexto, Toda nudez será castigada, peça de 1965, seria o ponto mais alto desta trajetória. Tal conformação, perseguida em todo o teatro do autor, não parece ter encontrado eco nas releituras do cinema, quase todas reducionistas do universo tensional. A única experiência de exceção parece acontecer na versão de Arnaldo Jabor justamente para Toda nudez será castigada, filme de 1973 que transforma em ritmo próprio as tensões típicas da dramaturgia rodrigueana, movimento contrário às outras versões, que tentaram corrigi-las com sínteses nas mais variadas proposições.porFlorianópolis, SCLiteraturaLiteratura brasileiraTeatro (Literatura)TécnicaCinemaAdaptações para o cinemaLiteratura - AdaptaçõesCivilização modernaTeatro (Literatura)Melodrama no cinemaNelson Rodrigues e sua cena: teatro da dupla tensão, cinema da sínteseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL255628.pdfapplication/pdf1982495https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91588/1/255628.pdf35d51310ceaf44f984a026abf0db5baaMD51TEXT255628.pdf.txt255628.pdf.txtExtracted Texttext/plain1306590https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91588/2/255628.pdf.txte3ff6a7d03cf7a85a6f71af404bf8566MD52THUMBNAIL255628.pdf.jpg255628.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91588/3/255628.pdf.jpg14a10af8ae324da16cbe97aa1bb8b33aMD53123456789/915882013-04-30 16:23:13.854oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91588Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T19:23:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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