Olhar em perspectiva: análise da representação do espaço e suas implicações na visualização de figuras tridimensionais no ensino da geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Cláudia Regina
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Moretti, Méricles Thadeu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202702
Resumo: É unanimidade entre pesquisadores em educação matemática que a visualização de figuras bidimensionais e tridimensionais é muito complexa para uma grande maioria de alunos. É sobre este ponto, da dificuldade de olhar e a ler as figuras geométricas, que este trabalho pretende refletir. Procuramos, deste modo, compreender a problemática da representação do espaço no mundo artístico da renascença, embasados em aspectos filosóficos e/ou epistemológicos, procurando compreender que os modos de ver são culturais, de uma época e que eles interagem com os modo de representação espacial. Cremos que a análise da história do processo do desenho em perspectiva mostra-se necessário particularmente na educação matemática, uma vez que as práticas educativas estão fundamentadas na cultura, nos modos de aprendizagem e nas tradições.
id UFSC_c5c5e81bb38bc58297dfdd685717fe3f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202702
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Olhar em perspectiva: análise da representação do espaço e suas implicações na visualização de figuras tridimensionais no ensino da geometriaDesenhando em PerspectivaRepresentação EspacialVisualização EspacialÉ unanimidade entre pesquisadores em educação matemática que a visualização de figuras bidimensionais e tridimensionais é muito complexa para uma grande maioria de alunos. É sobre este ponto, da dificuldade de olhar e a ler as figuras geométricas, que este trabalho pretende refletir. Procuramos, deste modo, compreender a problemática da representação do espaço no mundo artístico da renascença, embasados em aspectos filosóficos e/ou epistemológicos, procurando compreender que os modos de ver são culturais, de uma época e que eles interagem com os modo de representação espacial. Cremos que a análise da história do processo do desenho em perspectiva mostra-se necessário particularmente na educação matemática, uma vez que as práticas educativas estão fundamentadas na cultura, nos modos de aprendizagem e nas tradições.2019-12-10T14:34:31Z2019-12-10T14:34:31Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202702Flores, Cláudia ReginaMoretti, Méricles Thadeuporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T14:34:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202702Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-10T14:34:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Olhar em perspectiva: análise da representação do espaço e suas implicações na visualização de figuras tridimensionais no ensino da geometria
title Olhar em perspectiva: análise da representação do espaço e suas implicações na visualização de figuras tridimensionais no ensino da geometria
spellingShingle Olhar em perspectiva: análise da representação do espaço e suas implicações na visualização de figuras tridimensionais no ensino da geometria
Flores, Cláudia Regina
Desenhando em Perspectiva
Representação Espacial
Visualização Espacial
title_short Olhar em perspectiva: análise da representação do espaço e suas implicações na visualização de figuras tridimensionais no ensino da geometria
title_full Olhar em perspectiva: análise da representação do espaço e suas implicações na visualização de figuras tridimensionais no ensino da geometria
title_fullStr Olhar em perspectiva: análise da representação do espaço e suas implicações na visualização de figuras tridimensionais no ensino da geometria
title_full_unstemmed Olhar em perspectiva: análise da representação do espaço e suas implicações na visualização de figuras tridimensionais no ensino da geometria
title_sort Olhar em perspectiva: análise da representação do espaço e suas implicações na visualização de figuras tridimensionais no ensino da geometria
author Flores, Cláudia Regina
author_facet Flores, Cláudia Regina
Moretti, Méricles Thadeu
author_role author
author2 Moretti, Méricles Thadeu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Moretti, Méricles Thadeu
dc.subject.por.fl_str_mv Desenhando em Perspectiva
Representação Espacial
Visualização Espacial
topic Desenhando em Perspectiva
Representação Espacial
Visualização Espacial
description É unanimidade entre pesquisadores em educação matemática que a visualização de figuras bidimensionais e tridimensionais é muito complexa para uma grande maioria de alunos. É sobre este ponto, da dificuldade de olhar e a ler as figuras geométricas, que este trabalho pretende refletir. Procuramos, deste modo, compreender a problemática da representação do espaço no mundo artístico da renascença, embasados em aspectos filosóficos e/ou epistemológicos, procurando compreender que os modos de ver são culturais, de uma época e que eles interagem com os modo de representação espacial. Cremos que a análise da história do processo do desenho em perspectiva mostra-se necessário particularmente na educação matemática, uma vez que as práticas educativas estão fundamentadas na cultura, nos modos de aprendizagem e nas tradições.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2019-12-10T14:34:31Z
2019-12-10T14:34:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202702
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651929834749952