Olhar em perspectiva: análise da representação do espaço e suas implicações na visualização de figuras tridimensionais no ensino da geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202702 |
Resumo: | É unanimidade entre pesquisadores em educação matemática que a visualização de figuras bidimensionais e tridimensionais é muito complexa para uma grande maioria de alunos. É sobre este ponto, da dificuldade de olhar e a ler as figuras geométricas, que este trabalho pretende refletir. Procuramos, deste modo, compreender a problemática da representação do espaço no mundo artístico da renascença, embasados em aspectos filosóficos e/ou epistemológicos, procurando compreender que os modos de ver são culturais, de uma época e que eles interagem com os modo de representação espacial. Cremos que a análise da história do processo do desenho em perspectiva mostra-se necessário particularmente na educação matemática, uma vez que as práticas educativas estão fundamentadas na cultura, nos modos de aprendizagem e nas tradições. |
id |
UFSC_c5c5e81bb38bc58297dfdd685717fe3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202702 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Olhar em perspectiva: análise da representação do espaço e suas implicações na visualização de figuras tridimensionais no ensino da geometriaDesenhando em PerspectivaRepresentação EspacialVisualização EspacialÉ unanimidade entre pesquisadores em educação matemática que a visualização de figuras bidimensionais e tridimensionais é muito complexa para uma grande maioria de alunos. É sobre este ponto, da dificuldade de olhar e a ler as figuras geométricas, que este trabalho pretende refletir. Procuramos, deste modo, compreender a problemática da representação do espaço no mundo artístico da renascença, embasados em aspectos filosóficos e/ou epistemológicos, procurando compreender que os modos de ver são culturais, de uma época e que eles interagem com os modo de representação espacial. Cremos que a análise da história do processo do desenho em perspectiva mostra-se necessário particularmente na educação matemática, uma vez que as práticas educativas estão fundamentadas na cultura, nos modos de aprendizagem e nas tradições.2019-12-10T14:34:31Z2019-12-10T14:34:31Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202702Flores, Cláudia ReginaMoretti, Méricles Thadeuporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T14:34:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202702Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-10T14:34:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Olhar em perspectiva: análise da representação do espaço e suas implicações na visualização de figuras tridimensionais no ensino da geometria |
title |
Olhar em perspectiva: análise da representação do espaço e suas implicações na visualização de figuras tridimensionais no ensino da geometria |
spellingShingle |
Olhar em perspectiva: análise da representação do espaço e suas implicações na visualização de figuras tridimensionais no ensino da geometria Flores, Cláudia Regina Desenhando em Perspectiva Representação Espacial Visualização Espacial |
title_short |
Olhar em perspectiva: análise da representação do espaço e suas implicações na visualização de figuras tridimensionais no ensino da geometria |
title_full |
Olhar em perspectiva: análise da representação do espaço e suas implicações na visualização de figuras tridimensionais no ensino da geometria |
title_fullStr |
Olhar em perspectiva: análise da representação do espaço e suas implicações na visualização de figuras tridimensionais no ensino da geometria |
title_full_unstemmed |
Olhar em perspectiva: análise da representação do espaço e suas implicações na visualização de figuras tridimensionais no ensino da geometria |
title_sort |
Olhar em perspectiva: análise da representação do espaço e suas implicações na visualização de figuras tridimensionais no ensino da geometria |
author |
Flores, Cláudia Regina |
author_facet |
Flores, Cláudia Regina Moretti, Méricles Thadeu |
author_role |
author |
author2 |
Moretti, Méricles Thadeu |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, Cláudia Regina Moretti, Méricles Thadeu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenhando em Perspectiva Representação Espacial Visualização Espacial |
topic |
Desenhando em Perspectiva Representação Espacial Visualização Espacial |
description |
É unanimidade entre pesquisadores em educação matemática que a visualização de figuras bidimensionais e tridimensionais é muito complexa para uma grande maioria de alunos. É sobre este ponto, da dificuldade de olhar e a ler as figuras geométricas, que este trabalho pretende refletir. Procuramos, deste modo, compreender a problemática da representação do espaço no mundo artístico da renascença, embasados em aspectos filosóficos e/ou epistemológicos, procurando compreender que os modos de ver são culturais, de uma época e que eles interagem com os modo de representação espacial. Cremos que a análise da história do processo do desenho em perspectiva mostra-se necessário particularmente na educação matemática, uma vez que as práticas educativas estão fundamentadas na cultura, nos modos de aprendizagem e nas tradições. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2019-12-10T14:34:31Z 2019-12-10T14:34:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202702 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651929834749952 |