Educadoras e educandos em relação: um olhar sobre os laços afetivos na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Sílvia Cardoso
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94398
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010
id UFSC_c602a49837ee3c83ba8cf8fdb4fe3cb8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94398
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaRocha, Sílvia CardosoSousa, Ana Maria Borges de2012-10-25T09:28:10Z2012-10-25T09:28:10Z2012-10-25T09:28:10Z286139http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94398Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010Esta dissertação, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, à Linha de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores, em 05/11/10, tem por objetivo investigar e refletir como são constituídos os laços afetivos na relação entre educadoras e educandos, em uma escola de Educação Básica da Rede Estadual no Município de Morro da Fumaça, em Santa Catarina. Afetividade é aqui compreendida como um estado de afinidade profunda entre as pessoas e o ambiente, capaz de originar sentimentos de amor, desvelo, amizade, altruísmo, por exemplo, ou aqueles que promovem a desqualificação dos sujeitos e limitam seu processo de humanização. Caracteriza-se como um fenômeno complexo, que não se reduz às explicações simplistas. Como um Estudo de Caso, a abordagem desta dissertação se pauta numa perspectiva etnográfica, de análise qualitativa, na qual a complexidade do olhar assume o diálogo com o campo empírico para construir explicações aproximadas sobre o fenômeno afetividade. Nesse sentido é um olhar situado na ética das relações, cuja estética se entrelaça ao enredo biográfico da autora e ao contexto bio-antropo-social (MORIN, 2002, p. 19), para considerar a escola como um lugar onde a vida pulsa em sintonia com os processos curriculares. Reconhece, portanto, que a escola pode ser também um espaço social que privilegia e potencializa uma pedagogia de afeto. Essa pedagogia tem como princípio construir e fortalecer o vínculo entre os sujeitos em convivência, além de criar situações que proporcionem o desenvolvimento da criatividade de educadores e educandos, por meio de relações afetivas qualificadas. Nesse cenário, valoriza a infância como experiência em travessia. Imerso em uma escola pública, o olhar dessa dissertação nasce da dialogicidade entre a pesquisadora, três educadoras do Ensino Fundamental e seu grupo de crianças de sete a dozes anos, educandos das segunda e quarta séries. Com eles, além do vínculo afetivo, é que foram tecidos encontros semanais, as "Rodas de Conversas", realizadas ao longo do ano de 2009 e primeiro semestre de 2010. Em cada um dos encontros, a intencionalidade buscava motivá-los para uma participação ativa na pesquisa, com atividades que trouxessem a expressão de seus sentimentos, a partilha de seus saberes e garantissem a escuta de seus afazeres na dança entre o ensinar e o aprender. A pesquisa apontou, entre outros aspectos, que a escola também reproduz as ideologias da cultura patriarcal, hierarquiza as relações, ocasiona distanciamentos entre os sujeitos, o que dificulta a tessitura de laços afetivos qualificados. Paradoxalmente, os sujeitos criam oportunidades para um estar-junto-com, muitas vezes em processos atravessados por desordens (MORIN, 2010, p.199) que vão configurar diferentes tentativas de transgressão às rotinas instituídas no cotidiano e que transbordam para a sala de aula.This thesis, presented to the Graduate Program in Education at the Federal University of Santa Catarina state, Line Research Education and Training of Teachers, in 05/11/10, aims to investigate and reflect how they are made in the affective relationship between educators and students in a school of Basic Education from the State of the City of Morro da Fumaca in Santa Catarina. Affection is understood here as a state of deep affinity between people and the environment, can cause feelings of love, devotion, friendship, altruism, for example, or those who promote the disqualification of individuals and limit their humanization process. Characterized as a complex phenomenon that can not be reduced to simplistic explanations. As a case study, the approach of this dissertation is guided from an ethnographic perspective, qualitative analysis, where the complexity of the look takes on a dialogue with the empirical field to construct explanations about the phenomenon rough affection. In this way it is a look situated in an ethic of relations, whose aesthetic is intertwined with the plot and the author of the biographical context-bio-social anthropology (MORIN, 2002, p. 19), to consider the school as a place where life pulsates in consistent with the processes of the curriculum. Therefore recognizes that the school may also be a social space that emphasizes and leverages a pedagogy of affection. This pedagogy that has as its principle to build and strengthen the bond between the subjects in coexistence, create situations that provide the development of creativity of educators and students through qualified personal relationships. In this scenario, value the experience of childhood as a journey. Immersed in a public school, the look of this dissertation is born of dialog between the researcher, three teachers of elementary school and his group of children aged seven to twelve years, students of the second and fourth grades. With them, besides the emotional bonds, brings weekly meetings,talk in groups, held during the year 2009 and first semester of 2010. In each case the intention was seeking to motivate them to participate actively in research, with activities that bring the expression of their feelings, sharing their knowledge and ensure the hearing of their business in the dance between teaching and learning. The survey showed, among other things, that school also reproduces the ideologies of a patriarchal culture, hierarchical relationships, causes distances between the subjects, which makes complicate the affective qualified. Paradoxically, the subjects create opportunities for a being-together-with, often crossed by processes disorders (MORIN, 2010, p.199) that will set different attempts at transgression in daily life and routines established that abound in the classroom.228 p.| il.porEducaçãoAfeto (Psicologia)AlunosRelações humanas na infanciaEducadorasEducadoras e educandos em relação: um olhar sobre os laços afetivos na aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL286139.pdfapplication/pdf1113694https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94398/1/286139.pdf0a0ab2485da1f98d51b3ecb5cb70bb2dMD51TEXT286139.pdf.txt286139.pdf.txtExtracted Texttext/plain352454https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94398/2/286139.pdf.txtde21306c3d6cdb069c5a96c728ec6d69MD52THUMBNAIL286139.pdf.jpg286139.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1656https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94398/3/286139.pdf.jpg4bb8fc8a9de08ff9f0956dffaf7cc7f1MD53123456789/943982013-05-03 15:26:16.046oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94398Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T18:26:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educadoras e educandos em relação: um olhar sobre os laços afetivos na aprendizagem
title Educadoras e educandos em relação: um olhar sobre os laços afetivos na aprendizagem
spellingShingle Educadoras e educandos em relação: um olhar sobre os laços afetivos na aprendizagem
Rocha, Sílvia Cardoso
Educação
Afeto (Psicologia)
Alunos
Relações humanas na infancia
Educadoras
title_short Educadoras e educandos em relação: um olhar sobre os laços afetivos na aprendizagem
title_full Educadoras e educandos em relação: um olhar sobre os laços afetivos na aprendizagem
title_fullStr Educadoras e educandos em relação: um olhar sobre os laços afetivos na aprendizagem
title_full_unstemmed Educadoras e educandos em relação: um olhar sobre os laços afetivos na aprendizagem
title_sort Educadoras e educandos em relação: um olhar sobre os laços afetivos na aprendizagem
author Rocha, Sílvia Cardoso
author_facet Rocha, Sílvia Cardoso
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Sílvia Cardoso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Ana Maria Borges de
contributor_str_mv Sousa, Ana Maria Borges de
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Afeto (Psicologia)
Alunos
Relações humanas na infancia
Educadoras
topic Educação
Afeto (Psicologia)
Alunos
Relações humanas na infancia
Educadoras
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-25T09:28:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-25T09:28:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-25T09:28:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94398
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 286139
identifier_str_mv 286139
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 228 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94398/1/286139.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94398/2/286139.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/94398/3/286139.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a0ab2485da1f98d51b3ecb5cb70bb2d
de21306c3d6cdb069c5a96c728ec6d69
4bb8fc8a9de08ff9f0956dffaf7cc7f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805088282607616