Prática pedagógica de professores de educação física no ensino fundamental: contribuição da formação inicial e continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luciane Cristina Arantes da
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102778
Resumo: Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física
id UFSC_c602abaedb30a98bceb290b98b9ef340
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102778
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Prática pedagógica de professores de educação física no ensino fundamental: contribuição da formação inicial e continuadaEducação físicaProfessores de educação fisicaFormaçãoPratica de ensinoDissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaA análise da prática pedagógica dos professores, nomeadamente sobre as dificuldades enfrentadas, os interesses recíprocos e as diferentes possibilidades de ensino, além de aumentar o nível de compreensão da prática implementada, auxilia na construção de propostas de formação inicial mais apropriadas à realidade da intervenção profissional. Nesta perspectiva, o objetivo geral dessa investigação foi analisar a contribuição da formação inicial e continuada na prática pedagógica de professores de Educação Física no ensino fundamental das escolas estaduais e particulares do município de Maringá-Pr. Para tanto, foi necessário verificar os conteúdos e as abordagens pedagógicas utilizadas no ensino fundamental bem como identificar as principais características da prática pedagógica dos professores e sua relação com diferentes propostas curriculares de formação inicial. A investigação foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira etapa foi realizado um estudo descritivo exploratório com sessenta e três professores, sendo quarenta e seis das escolas estaduais e dezessete das escolas particulares. A segunda etapa desta investigação foi implementada através de um estudo de caso, com seis professores selecionados entre os participantes da primeira etapa, que realizaram sua formação inicial na Universidade Estadual de Maringá em momentos distintos quanto às estruturas curriculares. A triangulação das fontes de informação foi efetuada através da observação das aulas, entrevistas semi-estruturadas com os professores e recolha de documentos complementares, como os currículos do curso de Educação Física da UEM, projeto político pedagógico das escolas onde os professores atuam e ainda os planos de ensino utilizados pelos professores. A análise de conteúdo foi empregada na interpretação das informações obtidas nas entrevistas. Os resultados apontaram que a maioria dos professores prioriza o ensino dos esportes em suas aulas, apesar de trabalharem com conteúdos diversificados; nas aulas dos professores com formação mais recente destacou-se o trabalho com os conteúdos relacionados à atividade física e saúde; os professores já apontam inovações na sua prática pedagógica, apesar da falta de melhor domínio de conhecimentos sobre as metodologias de ensino dos esportes coletivos; no ensino dos esportes predominaram as abordagens tradicionais, a série de exercícios e os jogos cooperativos; apesar do modelo tecnicista de ensino dos esportes ter predominado durante a formação inicial, os professores têm buscado a implantação de novas abordagens pedagógicas no ensino da Educação Física, principalmente aqueles que tem realizado cursos de especialização; as ações de formação continuada são influenciadas pelo contexto e interesse pessoal dos envolvidos, exercendo grande influência na prática pedagógica dos professores.Florianópolis, SCNascimento, Juarez Vieira doUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Luciane Cristina Arantes da2013-07-16T01:53:57Z2013-07-16T01:53:57Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxii, [178] f.| il., grafs., tabs.application/pdf211916http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102778porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-27T20:09:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102778Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:09:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática pedagógica de professores de educação física no ensino fundamental: contribuição da formação inicial e continuada
title Prática pedagógica de professores de educação física no ensino fundamental: contribuição da formação inicial e continuada
spellingShingle Prática pedagógica de professores de educação física no ensino fundamental: contribuição da formação inicial e continuada
Costa, Luciane Cristina Arantes da
Educação física
Professores de educação fisica
Formação
Pratica de ensino
title_short Prática pedagógica de professores de educação física no ensino fundamental: contribuição da formação inicial e continuada
title_full Prática pedagógica de professores de educação física no ensino fundamental: contribuição da formação inicial e continuada
title_fullStr Prática pedagógica de professores de educação física no ensino fundamental: contribuição da formação inicial e continuada
title_full_unstemmed Prática pedagógica de professores de educação física no ensino fundamental: contribuição da formação inicial e continuada
title_sort Prática pedagógica de professores de educação física no ensino fundamental: contribuição da formação inicial e continuada
author Costa, Luciane Cristina Arantes da
author_facet Costa, Luciane Cristina Arantes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Juarez Vieira do
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luciane Cristina Arantes da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Professores de educação fisica
Formação
Pratica de ensino
topic Educação física
Professores de educação fisica
Formação
Pratica de ensino
description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-16T01:53:57Z
2013-07-16T01:53:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 211916
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102778
identifier_str_mv 211916
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xii, [178] f.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652163431268352