A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos Surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Hilkia Cibelle da Cruz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191530
Resumo: Esta dissertação faz uma narrativa histórica acerca da trajetória da criação da língua de sinais no mundo e, posteriormente, o surgimento da Língua Brasileira de Sinais – Libras no Brasil; trata também da barreira comunicacional que impede os surdos de se desenvolverem plenamente nos vários ambientes sociais em que estão inseridos e das políticas públicas voltadas para o atendimento educacional desses surdos como minoria linguística dentro do sistema regular de ensino brasileiro. O objetivo desta pesquisa é fazer o resgate bibliográfico das discussões relacionadas à educação de surdos e defender a qualificação superior do bilinguismo em relação à educação especial e à inclusão dos surdos na escola. No tocante às técnicas e procedimentos utilizados para a elaboração desta dissertação, recorreu-se ao método bibliográfico e à pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Como resultado, foi observado que a metodologia oral-discursiva adotada no ensino dos surdos torna as barreiras sociais e comunicacionais destes no processo de troca de conhecimento intransponíveis e a Libras é de total relevância para a construção do aprendizado dos seus nativos.
id UFSC_c6622fd25efb268e0052d7e9c51e92c9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/191530
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos SurdosLibrasSurdosEducaçãoEsta dissertação faz uma narrativa histórica acerca da trajetória da criação da língua de sinais no mundo e, posteriormente, o surgimento da Língua Brasileira de Sinais – Libras no Brasil; trata também da barreira comunicacional que impede os surdos de se desenvolverem plenamente nos vários ambientes sociais em que estão inseridos e das políticas públicas voltadas para o atendimento educacional desses surdos como minoria linguística dentro do sistema regular de ensino brasileiro. O objetivo desta pesquisa é fazer o resgate bibliográfico das discussões relacionadas à educação de surdos e defender a qualificação superior do bilinguismo em relação à educação especial e à inclusão dos surdos na escola. No tocante às técnicas e procedimentos utilizados para a elaboração desta dissertação, recorreu-se ao método bibliográfico e à pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Como resultado, foi observado que a metodologia oral-discursiva adotada no ensino dos surdos torna as barreiras sociais e comunicacionais destes no processo de troca de conhecimento intransponíveis e a Libras é de total relevância para a construção do aprendizado dos seus nativos.PUC-GO2018-11-26T11:31:19Z2018-11-26T11:31:19Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Hilkia Cibelle da Cruz. A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos Surdos. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 2018. Orientador: Dr. Eduardo Sugizakihttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191530OLIVEIRA, Hilkia Cibelle da Cruzporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-26T11:31:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191530Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-26T11:31:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos Surdos
title A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos Surdos
spellingShingle A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos Surdos
OLIVEIRA, Hilkia Cibelle da Cruz
Libras
Surdos
Educação
title_short A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos Surdos
title_full A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos Surdos
title_fullStr A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos Surdos
title_full_unstemmed A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos Surdos
title_sort A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos Surdos
author OLIVEIRA, Hilkia Cibelle da Cruz
author_facet OLIVEIRA, Hilkia Cibelle da Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Hilkia Cibelle da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Libras
Surdos
Educação
topic Libras
Surdos
Educação
description Esta dissertação faz uma narrativa histórica acerca da trajetória da criação da língua de sinais no mundo e, posteriormente, o surgimento da Língua Brasileira de Sinais – Libras no Brasil; trata também da barreira comunicacional que impede os surdos de se desenvolverem plenamente nos vários ambientes sociais em que estão inseridos e das políticas públicas voltadas para o atendimento educacional desses surdos como minoria linguística dentro do sistema regular de ensino brasileiro. O objetivo desta pesquisa é fazer o resgate bibliográfico das discussões relacionadas à educação de surdos e defender a qualificação superior do bilinguismo em relação à educação especial e à inclusão dos surdos na escola. No tocante às técnicas e procedimentos utilizados para a elaboração desta dissertação, recorreu-se ao método bibliográfico e à pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Como resultado, foi observado que a metodologia oral-discursiva adotada no ensino dos surdos torna as barreiras sociais e comunicacionais destes no processo de troca de conhecimento intransponíveis e a Libras é de total relevância para a construção do aprendizado dos seus nativos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-26T11:31:19Z
2018-11-26T11:31:19Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Hilkia Cibelle da Cruz. A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos Surdos. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 2018. Orientador: Dr. Eduardo Sugizaki
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191530
identifier_str_mv OLIVEIRA, Hilkia Cibelle da Cruz. A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos Surdos. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 2018. Orientador: Dr. Eduardo Sugizaki
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-GO
publisher.none.fl_str_mv PUC-GO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652124841574400