A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos Surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191530 |
Resumo: | Esta dissertação faz uma narrativa histórica acerca da trajetória da criação da língua de sinais no mundo e, posteriormente, o surgimento da Língua Brasileira de Sinais – Libras no Brasil; trata também da barreira comunicacional que impede os surdos de se desenvolverem plenamente nos vários ambientes sociais em que estão inseridos e das políticas públicas voltadas para o atendimento educacional desses surdos como minoria linguística dentro do sistema regular de ensino brasileiro. O objetivo desta pesquisa é fazer o resgate bibliográfico das discussões relacionadas à educação de surdos e defender a qualificação superior do bilinguismo em relação à educação especial e à inclusão dos surdos na escola. No tocante às técnicas e procedimentos utilizados para a elaboração desta dissertação, recorreu-se ao método bibliográfico e à pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Como resultado, foi observado que a metodologia oral-discursiva adotada no ensino dos surdos torna as barreiras sociais e comunicacionais destes no processo de troca de conhecimento intransponíveis e a Libras é de total relevância para a construção do aprendizado dos seus nativos. |
id |
UFSC_c6622fd25efb268e0052d7e9c51e92c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/191530 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos SurdosLibrasSurdosEducaçãoEsta dissertação faz uma narrativa histórica acerca da trajetória da criação da língua de sinais no mundo e, posteriormente, o surgimento da Língua Brasileira de Sinais – Libras no Brasil; trata também da barreira comunicacional que impede os surdos de se desenvolverem plenamente nos vários ambientes sociais em que estão inseridos e das políticas públicas voltadas para o atendimento educacional desses surdos como minoria linguística dentro do sistema regular de ensino brasileiro. O objetivo desta pesquisa é fazer o resgate bibliográfico das discussões relacionadas à educação de surdos e defender a qualificação superior do bilinguismo em relação à educação especial e à inclusão dos surdos na escola. No tocante às técnicas e procedimentos utilizados para a elaboração desta dissertação, recorreu-se ao método bibliográfico e à pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Como resultado, foi observado que a metodologia oral-discursiva adotada no ensino dos surdos torna as barreiras sociais e comunicacionais destes no processo de troca de conhecimento intransponíveis e a Libras é de total relevância para a construção do aprendizado dos seus nativos.PUC-GO2018-11-26T11:31:19Z2018-11-26T11:31:19Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Hilkia Cibelle da Cruz. A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos Surdos. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 2018. Orientador: Dr. Eduardo Sugizakihttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191530OLIVEIRA, Hilkia Cibelle da Cruzporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-26T11:31:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191530Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-26T11:31:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos Surdos |
title |
A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos Surdos |
spellingShingle |
A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos Surdos OLIVEIRA, Hilkia Cibelle da Cruz Libras Surdos Educação |
title_short |
A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos Surdos |
title_full |
A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos Surdos |
title_fullStr |
A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos Surdos |
title_full_unstemmed |
A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos Surdos |
title_sort |
A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos Surdos |
author |
OLIVEIRA, Hilkia Cibelle da Cruz |
author_facet |
OLIVEIRA, Hilkia Cibelle da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Hilkia Cibelle da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Libras Surdos Educação |
topic |
Libras Surdos Educação |
description |
Esta dissertação faz uma narrativa histórica acerca da trajetória da criação da língua de sinais no mundo e, posteriormente, o surgimento da Língua Brasileira de Sinais – Libras no Brasil; trata também da barreira comunicacional que impede os surdos de se desenvolverem plenamente nos vários ambientes sociais em que estão inseridos e das políticas públicas voltadas para o atendimento educacional desses surdos como minoria linguística dentro do sistema regular de ensino brasileiro. O objetivo desta pesquisa é fazer o resgate bibliográfico das discussões relacionadas à educação de surdos e defender a qualificação superior do bilinguismo em relação à educação especial e à inclusão dos surdos na escola. No tocante às técnicas e procedimentos utilizados para a elaboração desta dissertação, recorreu-se ao método bibliográfico e à pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Como resultado, foi observado que a metodologia oral-discursiva adotada no ensino dos surdos torna as barreiras sociais e comunicacionais destes no processo de troca de conhecimento intransponíveis e a Libras é de total relevância para a construção do aprendizado dos seus nativos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-26T11:31:19Z 2018-11-26T11:31:19Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Hilkia Cibelle da Cruz. A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos Surdos. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 2018. Orientador: Dr. Eduardo Sugizaki https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191530 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Hilkia Cibelle da Cruz. A Língua Brasileira de Sinais na Educação dos Surdos. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 2018. Orientador: Dr. Eduardo Sugizaki |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-GO |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-GO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652124841574400 |