A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Hilkia Cibelle da Cruz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4021
Resumo: Esta dissertação faz uma narrativa histórica acerca da trajetória da criação da língua de sinais no mundo e, posteriormente, o surgimento da Língua Brasileira de Sinais – Libras no Brasil; trata também da barreira comunicacional que impede os surdos de se desenvolverem plenamente nos vários ambientes sociais em que estão inseridos e das políticas públicas voltadas para o atendimento educacional desses surdos como minoria linguística dentro do sistema regular de ensino brasileiro. O objetivo desta pesquisa é fazer o resgate bibliográfico das discussões relacionadas à educação de surdos e defender a qualificação superior do bilinguismo em relação à educação especial e à inclusão dos surdos na escola. No tocante às técnicas e procedimentos utilizados para a elaboração desta dissertação, recorreu-se ao método bibliográfico e à pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Como resultado, foi observado que a metodologia oral-discursiva adotada no ensino dos surdos torna as barreiras sociais e comunicacionais destes no processo de troca de conhecimento intransponíveis e a Libras é de total relevância para a construção do aprendizado dos seus nativos.
id PUC_GO_fc6878af2bed3e4fc69a08bc68eadd52
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4021
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOSPalavras-chave: Libras, surdos, educacão.Libras, deaf, education.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação faz uma narrativa histórica acerca da trajetória da criação da língua de sinais no mundo e, posteriormente, o surgimento da Língua Brasileira de Sinais – Libras no Brasil; trata também da barreira comunicacional que impede os surdos de se desenvolverem plenamente nos vários ambientes sociais em que estão inseridos e das políticas públicas voltadas para o atendimento educacional desses surdos como minoria linguística dentro do sistema regular de ensino brasileiro. O objetivo desta pesquisa é fazer o resgate bibliográfico das discussões relacionadas à educação de surdos e defender a qualificação superior do bilinguismo em relação à educação especial e à inclusão dos surdos na escola. No tocante às técnicas e procedimentos utilizados para a elaboração desta dissertação, recorreu-se ao método bibliográfico e à pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Como resultado, foi observado que a metodologia oral-discursiva adotada no ensino dos surdos torna as barreiras sociais e comunicacionais destes no processo de troca de conhecimento intransponíveis e a Libras é de total relevância para a construção do aprendizado dos seus nativos.This dissertation makes a historical narrative about the course of the creation of sign language in the world and, later, the appearance of the Brazilian Language of Signs (Libras) – Sings languages in Brazil; deals with the communication barrier that prevents the hearing-impaired from developing fully in the various social environments in which they are situated and of the public policies aimed at the development of educational service for the hearing-impaired as a linguistic minority within the regular educational system in Brazil . The aim of this research is to make a bibliographical description of the discussions related to the education of the hearing-impaired and to defend a higher qualification of bilingualism in relation to the special education and their inclusion in the school. With regard to the techniques and procedures used to prepare this monograph, we used the bibliographic method and exploratory-descriptive research, with a qualitative approach. As a result, it was observed that the oral-discursive methodology adapted in the teaching of the hearing-impaired makes the social and communicational barriers insurmountable as the sign language is of total relevance for the construction of the learning of its natives.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoSugizaki, Eduardohttp://lattes.cnpq.br/4594074167998014Duarte, Aldimar Jacintohttp://lattes.cnpq.br/8154824077202046Faria, Juliana Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/9194095774109586Oliveira, Hilkia Cibelle da Cruz2018-08-23T17:46:20Z2018-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOliveira, Hilkia Cibelle da Cruz. A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS. 2018. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4021porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2018-08-24T04:00:52Zoai:ambar:tede/4021Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932018-08-24T04:00:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS
title A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS
spellingShingle A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS
Oliveira, Hilkia Cibelle da Cruz
Palavras-chave: Libras, surdos, educacão.
Libras, deaf, education.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS
title_full A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS
title_fullStr A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS
title_full_unstemmed A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS
title_sort A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS
author Oliveira, Hilkia Cibelle da Cruz
author_facet Oliveira, Hilkia Cibelle da Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sugizaki, Eduardo
http://lattes.cnpq.br/4594074167998014
Duarte, Aldimar Jacinto
http://lattes.cnpq.br/8154824077202046
Faria, Juliana Guimarães
http://lattes.cnpq.br/9194095774109586
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Hilkia Cibelle da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave: Libras, surdos, educacão.
Libras, deaf, education.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Palavras-chave: Libras, surdos, educacão.
Libras, deaf, education.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta dissertação faz uma narrativa histórica acerca da trajetória da criação da língua de sinais no mundo e, posteriormente, o surgimento da Língua Brasileira de Sinais – Libras no Brasil; trata também da barreira comunicacional que impede os surdos de se desenvolverem plenamente nos vários ambientes sociais em que estão inseridos e das políticas públicas voltadas para o atendimento educacional desses surdos como minoria linguística dentro do sistema regular de ensino brasileiro. O objetivo desta pesquisa é fazer o resgate bibliográfico das discussões relacionadas à educação de surdos e defender a qualificação superior do bilinguismo em relação à educação especial e à inclusão dos surdos na escola. No tocante às técnicas e procedimentos utilizados para a elaboração desta dissertação, recorreu-se ao método bibliográfico e à pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Como resultado, foi observado que a metodologia oral-discursiva adotada no ensino dos surdos torna as barreiras sociais e comunicacionais destes no processo de troca de conhecimento intransponíveis e a Libras é de total relevância para a construção do aprendizado dos seus nativos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-23T17:46:20Z
2018-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Oliveira, Hilkia Cibelle da Cruz. A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS. 2018. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4021
identifier_str_mv Oliveira, Hilkia Cibelle da Cruz. A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS. 2018. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202268857171968