DESEMPENHO DOCENTE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA AVALIAÇÃO INTEGRADORA COM VARIÁVEIS PESSOAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, MARIA ELISABETH KRAEMER
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: LIZOTE, SUZETE ANTONIETA, VERDINELLI, MIGUEL ANGEL
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136214
Resumo: A avaliação institucional no ensino superior busca mensurar os esforços da organização na direção de sua qualidade e relevância. Uma parte importante da mesma o constitui a avaliação do desempenho docente. Este estudo tem como objetivo analisar a associação do comprometimento organizacional dos professores do Curso de Ciências Contábeis, sua titulação, carga horária e ingresso na instituição com a avaliação do desempenho docente, mensurado a partir dos discentes. Utilizou-se o boletim de desempenho que os alunos preenchem para cada disciplina em que estão matriculados e se levantaram dados junto aos docentes sobre seu comprometimento. As outras informações se obtiveram no setor de pessoal. Por meio da análise fatorial de correspondências se gerou o ordenamento das disciplinas segundo o desempenho e se avaliaram as relações com os componentes do comprometimento e demais variáveis. Os resultados indicam que o curso de Ciências Contábeis apresenta particularidades que o diferenciam de outros. Dentre as mais notórias pode-se destacar que as melhores avaliações foram dos professores com menor carga horária e que os docentes mais comprometidos afetivamente foram os que ingressaram há mais tempo e possuem dedicação de até 20 horas. Os que se declaram mais comprometidos instrumentalmente foram os de pior desempenho.
id UFSC_c6997e45b9386a31e148b2cd8b94fc82
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136214
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling DESEMPENHO DOCENTE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA AVALIAÇÃO INTEGRADORA COM VARIÁVEIS PESSOAISA avaliação institucional no ensino superior busca mensurar os esforços da organização na direção de sua qualidade e relevância. Uma parte importante da mesma o constitui a avaliação do desempenho docente. Este estudo tem como objetivo analisar a associação do comprometimento organizacional dos professores do Curso de Ciências Contábeis, sua titulação, carga horária e ingresso na instituição com a avaliação do desempenho docente, mensurado a partir dos discentes. Utilizou-se o boletim de desempenho que os alunos preenchem para cada disciplina em que estão matriculados e se levantaram dados junto aos docentes sobre seu comprometimento. As outras informações se obtiveram no setor de pessoal. Por meio da análise fatorial de correspondências se gerou o ordenamento das disciplinas segundo o desempenho e se avaliaram as relações com os componentes do comprometimento e demais variáveis. Os resultados indicam que o curso de Ciências Contábeis apresenta particularidades que o diferenciam de outros. Dentre as mais notórias pode-se destacar que as melhores avaliações foram dos professores com menor carga horária e que os docentes mais comprometidos afetivamente foram os que ingressaram há mais tempo e possuem dedicação de até 20 horas. Os que se declaram mais comprometidos instrumentalmente foram os de pior desempenho.INPEAU/UFSC2015-11-05T11:28:34Z2015-11-05T11:28:34Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136214PEREIRA, MARIA ELISABETH KRAEMERLIZOTE, SUZETE ANTONIETAVERDINELLI, MIGUEL ANGELporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-05T11:28:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136214Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-05T11:28:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv DESEMPENHO DOCENTE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA AVALIAÇÃO INTEGRADORA COM VARIÁVEIS PESSOAIS
title DESEMPENHO DOCENTE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA AVALIAÇÃO INTEGRADORA COM VARIÁVEIS PESSOAIS
spellingShingle DESEMPENHO DOCENTE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA AVALIAÇÃO INTEGRADORA COM VARIÁVEIS PESSOAIS
PEREIRA, MARIA ELISABETH KRAEMER
title_short DESEMPENHO DOCENTE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA AVALIAÇÃO INTEGRADORA COM VARIÁVEIS PESSOAIS
title_full DESEMPENHO DOCENTE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA AVALIAÇÃO INTEGRADORA COM VARIÁVEIS PESSOAIS
title_fullStr DESEMPENHO DOCENTE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA AVALIAÇÃO INTEGRADORA COM VARIÁVEIS PESSOAIS
title_full_unstemmed DESEMPENHO DOCENTE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA AVALIAÇÃO INTEGRADORA COM VARIÁVEIS PESSOAIS
title_sort DESEMPENHO DOCENTE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA AVALIAÇÃO INTEGRADORA COM VARIÁVEIS PESSOAIS
author PEREIRA, MARIA ELISABETH KRAEMER
author_facet PEREIRA, MARIA ELISABETH KRAEMER
LIZOTE, SUZETE ANTONIETA
VERDINELLI, MIGUEL ANGEL
author_role author
author2 LIZOTE, SUZETE ANTONIETA
VERDINELLI, MIGUEL ANGEL
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, MARIA ELISABETH KRAEMER
LIZOTE, SUZETE ANTONIETA
VERDINELLI, MIGUEL ANGEL
description A avaliação institucional no ensino superior busca mensurar os esforços da organização na direção de sua qualidade e relevância. Uma parte importante da mesma o constitui a avaliação do desempenho docente. Este estudo tem como objetivo analisar a associação do comprometimento organizacional dos professores do Curso de Ciências Contábeis, sua titulação, carga horária e ingresso na instituição com a avaliação do desempenho docente, mensurado a partir dos discentes. Utilizou-se o boletim de desempenho que os alunos preenchem para cada disciplina em que estão matriculados e se levantaram dados junto aos docentes sobre seu comprometimento. As outras informações se obtiveram no setor de pessoal. Por meio da análise fatorial de correspondências se gerou o ordenamento das disciplinas segundo o desempenho e se avaliaram as relações com os componentes do comprometimento e demais variáveis. Os resultados indicam que o curso de Ciências Contábeis apresenta particularidades que o diferenciam de outros. Dentre as mais notórias pode-se destacar que as melhores avaliações foram dos professores com menor carga horária e que os docentes mais comprometidos afetivamente foram os que ingressaram há mais tempo e possuem dedicação de até 20 horas. Os que se declaram mais comprometidos instrumentalmente foram os de pior desempenho.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-05T11:28:34Z
2015-11-05T11:28:34Z
2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-01-1
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136214
identifier_str_mv 978-85-68618-01-1
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652240437641216