DESEMPENHO DOCENTE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA AVALIAÇÃO INTEGRADORA COM VARIÁVEIS PESSOAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136214 |
Resumo: | A avaliação institucional no ensino superior busca mensurar os esforços da organização na direção de sua qualidade e relevância. Uma parte importante da mesma o constitui a avaliação do desempenho docente. Este estudo tem como objetivo analisar a associação do comprometimento organizacional dos professores do Curso de Ciências Contábeis, sua titulação, carga horária e ingresso na instituição com a avaliação do desempenho docente, mensurado a partir dos discentes. Utilizou-se o boletim de desempenho que os alunos preenchem para cada disciplina em que estão matriculados e se levantaram dados junto aos docentes sobre seu comprometimento. As outras informações se obtiveram no setor de pessoal. Por meio da análise fatorial de correspondências se gerou o ordenamento das disciplinas segundo o desempenho e se avaliaram as relações com os componentes do comprometimento e demais variáveis. Os resultados indicam que o curso de Ciências Contábeis apresenta particularidades que o diferenciam de outros. Dentre as mais notórias pode-se destacar que as melhores avaliações foram dos professores com menor carga horária e que os docentes mais comprometidos afetivamente foram os que ingressaram há mais tempo e possuem dedicação de até 20 horas. Os que se declaram mais comprometidos instrumentalmente foram os de pior desempenho. |
id |
UFSC_c6997e45b9386a31e148b2cd8b94fc82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136214 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
DESEMPENHO DOCENTE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA AVALIAÇÃO INTEGRADORA COM VARIÁVEIS PESSOAISA avaliação institucional no ensino superior busca mensurar os esforços da organização na direção de sua qualidade e relevância. Uma parte importante da mesma o constitui a avaliação do desempenho docente. Este estudo tem como objetivo analisar a associação do comprometimento organizacional dos professores do Curso de Ciências Contábeis, sua titulação, carga horária e ingresso na instituição com a avaliação do desempenho docente, mensurado a partir dos discentes. Utilizou-se o boletim de desempenho que os alunos preenchem para cada disciplina em que estão matriculados e se levantaram dados junto aos docentes sobre seu comprometimento. As outras informações se obtiveram no setor de pessoal. Por meio da análise fatorial de correspondências se gerou o ordenamento das disciplinas segundo o desempenho e se avaliaram as relações com os componentes do comprometimento e demais variáveis. Os resultados indicam que o curso de Ciências Contábeis apresenta particularidades que o diferenciam de outros. Dentre as mais notórias pode-se destacar que as melhores avaliações foram dos professores com menor carga horária e que os docentes mais comprometidos afetivamente foram os que ingressaram há mais tempo e possuem dedicação de até 20 horas. Os que se declaram mais comprometidos instrumentalmente foram os de pior desempenho.INPEAU/UFSC2015-11-05T11:28:34Z2015-11-05T11:28:34Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136214PEREIRA, MARIA ELISABETH KRAEMERLIZOTE, SUZETE ANTONIETAVERDINELLI, MIGUEL ANGELporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-05T11:28:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136214Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-05T11:28:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESEMPENHO DOCENTE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA AVALIAÇÃO INTEGRADORA COM VARIÁVEIS PESSOAIS |
title |
DESEMPENHO DOCENTE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA AVALIAÇÃO INTEGRADORA COM VARIÁVEIS PESSOAIS |
spellingShingle |
DESEMPENHO DOCENTE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA AVALIAÇÃO INTEGRADORA COM VARIÁVEIS PESSOAIS PEREIRA, MARIA ELISABETH KRAEMER |
title_short |
DESEMPENHO DOCENTE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA AVALIAÇÃO INTEGRADORA COM VARIÁVEIS PESSOAIS |
title_full |
DESEMPENHO DOCENTE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA AVALIAÇÃO INTEGRADORA COM VARIÁVEIS PESSOAIS |
title_fullStr |
DESEMPENHO DOCENTE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA AVALIAÇÃO INTEGRADORA COM VARIÁVEIS PESSOAIS |
title_full_unstemmed |
DESEMPENHO DOCENTE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA AVALIAÇÃO INTEGRADORA COM VARIÁVEIS PESSOAIS |
title_sort |
DESEMPENHO DOCENTE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA AVALIAÇÃO INTEGRADORA COM VARIÁVEIS PESSOAIS |
author |
PEREIRA, MARIA ELISABETH KRAEMER |
author_facet |
PEREIRA, MARIA ELISABETH KRAEMER LIZOTE, SUZETE ANTONIETA VERDINELLI, MIGUEL ANGEL |
author_role |
author |
author2 |
LIZOTE, SUZETE ANTONIETA VERDINELLI, MIGUEL ANGEL |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, MARIA ELISABETH KRAEMER LIZOTE, SUZETE ANTONIETA VERDINELLI, MIGUEL ANGEL |
description |
A avaliação institucional no ensino superior busca mensurar os esforços da organização na direção de sua qualidade e relevância. Uma parte importante da mesma o constitui a avaliação do desempenho docente. Este estudo tem como objetivo analisar a associação do comprometimento organizacional dos professores do Curso de Ciências Contábeis, sua titulação, carga horária e ingresso na instituição com a avaliação do desempenho docente, mensurado a partir dos discentes. Utilizou-se o boletim de desempenho que os alunos preenchem para cada disciplina em que estão matriculados e se levantaram dados junto aos docentes sobre seu comprometimento. As outras informações se obtiveram no setor de pessoal. Por meio da análise fatorial de correspondências se gerou o ordenamento das disciplinas segundo o desempenho e se avaliaram as relações com os componentes do comprometimento e demais variáveis. Os resultados indicam que o curso de Ciências Contábeis apresenta particularidades que o diferenciam de outros. Dentre as mais notórias pode-se destacar que as melhores avaliações foram dos professores com menor carga horária e que os docentes mais comprometidos afetivamente foram os que ingressaram há mais tempo e possuem dedicação de até 20 horas. Os que se declaram mais comprometidos instrumentalmente foram os de pior desempenho. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-05T11:28:34Z 2015-11-05T11:28:34Z 2015-12-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-01-1 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136214 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-01-1 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652240437641216 |