Valores organizacionais e processo de comunicação: uma análise sob a ótica da utilização do correio eletrônico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84302 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. |
id |
UFSC_c6b2bd04ccdf478d8007f67702550bbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84302 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Valores organizacionais e processo de comunicação: uma análise sob a ótica da utilização do correio eletrônicoAdministraçãoComunicação nas organizaçõesCultura organizacionalCorreio eletronicoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.O objetivo geral dessa dissertação foi verificar de que maneira os valores organizacionais subjacentes ao processo de comunicação pelo correio eletrônico influenciam a utilização dessa tecnologia, na Agência Miramar da Caixa Econômica Federal. Como objetivos específicos buscou-se descrever as normas relacionadas aos valores organizacionais e ao processo de comunicação, assim como identificar os valores compartilhados pelos colaboradores no uso desta ferramenta. Procurou-se caracterizar a forma de utilização do correio eletrônico e examinar a influência dos valores compartilhados na sua utilização. A Caixa Econômica Federal é uma empresa pública com 141 anos de existência e aproximadamente 55.000 mil colaboradores presentes em todos os municípios brasileiros, configurando-se como um dos principais órgãos para execução das políticas públicas do governo federal. A Agência Miramar é a maior do Estado em número de colaboradores, uma das maiores em movimentação financeira e possui todas as funções previstas para o organograma de agências bancárias da Empresa, o que não acontece com todas as agências. Após os fundamentos teóricos foi definida a metodologia que se caracteriza como um estudo de caso descritivo com uma abordagem eminentemente qualitativa e perspectiva sincrônica. Na seqüência, tratou-se sobre as delimitações e os principais conceitos utilizados. A amostra intencional, selecionada para as entrevistas, foi formada por colaboradores do grupo de chefias, do grupo de assessoramento e do grupo operacional; e o critério de seleção por tipicidade foi o maior tempo de trabalho na Agência, na Empresa e grau de escolaridade diferenciado. Constatou-se que o uso prioritário do correio eletrônico está em consonância com os objetivos que a Empresa pretendia alcançar ao adotar esta tecnologia e os valores compartilhados organização e obediência são fundamentais para que isso aconteça na Agência Miramar. Verificou-se que as redes informais emergiram em todos os grupos pesquisados por influência dos valores compartilhados amizade, cooperação, coleguismo, sociabilidade e harmonia. Os grupos de assessoramento e de chefias mostraram-se mais afinados com os valores da Empresa e suas comunicações são influenciadas pelas barreiras à comunicação, hierarquia rígida, múltiplos estratos hierárquicos, isolamento, excesso de dados, pressões e ritmo de trabalho, além de outros valores não compartilhados. A falta de competência com o uso dos recursos afeta todos os grupos. Concluiu-se que os valores compartilhados influenciam fortemente o uso do correio eletrônico pelos colaboradores operacionais e apenas parcialmente pelos grupos de assessoramento e de chefias, pois as barreiras à comunicação identificadas também determinam o uso, além de outros valores não compartilhados entre os grupos.Florianópolis, SCValladares, AngeliseUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Evelize Mara de Souza Gomes2012-10-20T08:07:04Z2012-10-20T08:07:04Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis171 f.| il., tabs.application/pdf191210http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84302porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T01:12:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84302Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T01:12:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Valores organizacionais e processo de comunicação: uma análise sob a ótica da utilização do correio eletrônico |
title |
Valores organizacionais e processo de comunicação: uma análise sob a ótica da utilização do correio eletrônico |
spellingShingle |
Valores organizacionais e processo de comunicação: uma análise sob a ótica da utilização do correio eletrônico Martins, Evelize Mara de Souza Gomes Administração Comunicação nas organizações Cultura organizacional Correio eletronico |
title_short |
Valores organizacionais e processo de comunicação: uma análise sob a ótica da utilização do correio eletrônico |
title_full |
Valores organizacionais e processo de comunicação: uma análise sob a ótica da utilização do correio eletrônico |
title_fullStr |
Valores organizacionais e processo de comunicação: uma análise sob a ótica da utilização do correio eletrônico |
title_full_unstemmed |
Valores organizacionais e processo de comunicação: uma análise sob a ótica da utilização do correio eletrônico |
title_sort |
Valores organizacionais e processo de comunicação: uma análise sob a ótica da utilização do correio eletrônico |
author |
Martins, Evelize Mara de Souza Gomes |
author_facet |
Martins, Evelize Mara de Souza Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valladares, Angelise Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Evelize Mara de Souza Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Comunicação nas organizações Cultura organizacional Correio eletronico |
topic |
Administração Comunicação nas organizações Cultura organizacional Correio eletronico |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-20T08:07:04Z 2012-10-20T08:07:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
191210 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84302 |
identifier_str_mv |
191210 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
171 f.| il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651916738035712 |