O preconceito e as diferenças na literatura infantil: um estudo de caso com base na teoria histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buendgens, Jully Fortunato
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128846
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014
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A questão fundamental da pesquisa pode ser assim formulada: como o preconceito e as diferenças são tratados na literatura infantil destinada às salas de aula dos anos iniciais do ensino fundamental pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD de 2013 - Foram analisadas 14 (quatorze) obras, selecionadas a partir do resumo disponibilizado pelo PNLD do ano de 2013, que abordam em suas histórias as diferenças e/ou o preconceito. O instrumento utilizado para a análise dos livros selecionados foi um protocolo composto por cinco eixos: dados catalográficos; caracterização da história; caracterização dos personagens; caracterização da diferença e outros aspectos. A análise realizada evidencia que as histórias que tratam as diferenças apresentam sua trama na vida cotidiana, a principal esfera na qual se originam o preconceito e as diferenças. Os personagens ilustrados nas histórias são retratados, em sua maioria, por crianças de cor branca e do sexo feminino, sendo personagens que carregam o estereótipo de herói que, diante das adversidades, provocadas em tese pelas diferenças, encontram forças para superar as situações e os conflitos que porventura enfrentam. As origens das diferenças identificadas, em sua maioria, são provocadas por causas individuais ou naturais, ou seja, poucas obras problematizam a questão das diferenças pela via das condições sociais. As obras de literatura infantil que tematizam questões envolvidas no preconceito e nas diferenças podem, em sua realização literária, contribuir para que o leitor crie outros sentidos às situações de preconceito, tomando como referência as próprias experiências. Entretanto, é necessário discutir as diferenças humanas tendo como ponto de partida sua dimensão histórica, considerando que elas são objetivadas nos processos desiguais da produção da existência humana. Enquanto as discussões não forem pautadas nesses termos, ou seja, enquanto se falar das diferenças de forma superficial, explicadas pelas dessemelhanças (diferenças) individuais, servirão apenas para reforçar a passividade, a obediência e a submissão que atendem e reforçam as necessidades de uma ordem social injusta e desigual.<br>Abstract: The present study intends to search into prejudice and the differences found in childhood literature, based on historic-cultural theory that highlights culture role in human development, especially Lev S. Vygotsky works. Also this article takes Agnes Heller's studies as references, which holds prejudice as human creation that is present in social relations, based on means of living. The main question of this research is: How prejudice and differences are dealt in childhood literature used by Federal Program for Schoolbook in elementary school (PNLD 2013)? Fourteen literary works were selected from synopsis furnished by PNLD 2013 edition, which broach the differences and/or prejudice in their stories. A protocol was used in order to analyze the selected books, constituted by five main priorities: cataloging data, story characterization, characters role play, differences characterization and other aspects. The foundlings show that stories that deal with differences have ordinary life as plots. The story characters are mostly female Caucasian that are labeled as heroes who before differences adversities find strength to overcome situations and conflicts that are faced by chance. Differences origins were mostly noted due to individual or natural causes, that is, few books deal the differences because of social conditions. Childhood literature works that deal prejudice and differences may contribute, through books, to make readers create other meanings to situations involving prejudice, using their own experiences. Nevertheless it is fundamental to discuss the human differences having the historical dimension as the starting point, considering they are produced by unequal processes of human means of living. As long as discussions are not on those terms, that is, as long as differences are referred as superficial matters, explained through individual diversities, they will only intensify the passivity, obedience and submission that respond and strengthen the needs of an unfair and unequal order of society.Carvalho, Diana Carvalho deUniversidade Federal de Santa CatarinaBuendgens, Jully Fortunato2015-02-05T20:24:28Z2015-02-05T20:24:28Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis180 p.| graf., tabs.application/pdf331232https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128846porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:24:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/128846Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:24:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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