Guia de boas práticas para o desenvolvimento de materiais didáticos digitais para educação a distância: o caso do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE-UFSC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila, Jaqueline de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165072
Resumo: PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.
id UFSC_c6d97317fb5ac240194adc28e8c063b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/165072
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Guia de boas práticas para o desenvolvimento de materiais didáticos digitais para educação a distância: o caso do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE-UFSC)DesignGestão de designMaterial didático digitalFluxoPCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.No âmbito do desenvolvimento de materiais didáticos digitais, considerase que a dimensão gráfica (tecnológica - design) deve ter coerência com a dimensão didático-pedagógica (conteúdo e pedagógico). Assim, partese do pressuposto de que a efetividade didática e técnica do material dependem sobremaneira da organização dos fluxos de desenvolvimento, visto que esses fluxos são bastante amplos e equipes multidisciplinares atuam sobre eles. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um guia de boas práticas para a produção de materiais didáticos digitais voltado para o contexto do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE) da Universidade Federal de Santa Catarina. Este projeto de conclusão de curso foi realizado em duas (02) fases, uma teórica, por meio de pesquisa bibliográfica, e uma prática, utilizando como metodologia projetual o Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projetos (GODP). O guia foi produzido em formato de hipermídia, abrangendo a dimensão operacional da gestão do design - com o intuito de realizar um levantamento e documentar boas práticas no desenvolvimento de materiais digitais - assim como sua dimensão estratégica - propondo possíveis melhorias nos fluxos que existem dentro da Equipe de Design Gráfico. Este guia poderá contribuir para melhorias nos processos, tanto na organização de fluxos quanto nas orientações para a equipe. Essas orientações podem facilitar o trabalho das equipes de forma global e possibilitar que seus integrantes se sintam mais seguros por terem um material sistematizado de suas práticas.As part of the development of digital educational materials, it is considered that the graphic dimension (technological-design) must have consistency with the didactic-pedagogical dimension (pedagogical and content). Thus, it is assumed that the didactic and technical effectiveness of the material depends greatly on the organization of the development workflow, since these workflows are quite extensive and have multidisciplinary teams working on them. This research aims to develop a handbook of good practices for the production of digital educational materials focused on the context of the Center of Multiprojects Educational Technology (NUTE) at the Federal University of Santa Catarina. This final project was carried out in two steps, a theoretical one, through bibliographical research, and a practical one, using as design methodology the Guide for Developing Products (GODP).The handbook was produced as a hypermedia, including the operational dimension of design management - in order to carry out a survey and document good practices in the development of digital materials as well as its strategic dimension - proposing possible improvements in the Graphic Design team workflow. This guide may contribute to improve processes, both in the Organization of workflows as well as creating guidelines for the team. These guidelines can facilitate the team work globally and allow its members to feel more secure by having a material that systematize their practices.Florianópolis, SCMerino, Giselle Schmidt Alves DíazMerino, Eugenio Andrés DíazUniversidade Federal de Santa CatarinaÁvila, Jaqueline de2016-07-21T15:05:48Z2016-07-21T15:05:48Z2016-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis119 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165072porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-21T15:05:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/165072Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-07-21T15:05:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Guia de boas práticas para o desenvolvimento de materiais didáticos digitais para educação a distância: o caso do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE-UFSC)
title Guia de boas práticas para o desenvolvimento de materiais didáticos digitais para educação a distância: o caso do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE-UFSC)
spellingShingle Guia de boas práticas para o desenvolvimento de materiais didáticos digitais para educação a distância: o caso do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE-UFSC)
Ávila, Jaqueline de
Design
Gestão de design
Material didático digital
Fluxo
title_short Guia de boas práticas para o desenvolvimento de materiais didáticos digitais para educação a distância: o caso do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE-UFSC)
title_full Guia de boas práticas para o desenvolvimento de materiais didáticos digitais para educação a distância: o caso do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE-UFSC)
title_fullStr Guia de boas práticas para o desenvolvimento de materiais didáticos digitais para educação a distância: o caso do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE-UFSC)
title_full_unstemmed Guia de boas práticas para o desenvolvimento de materiais didáticos digitais para educação a distância: o caso do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE-UFSC)
title_sort Guia de boas práticas para o desenvolvimento de materiais didáticos digitais para educação a distância: o caso do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE-UFSC)
author Ávila, Jaqueline de
author_facet Ávila, Jaqueline de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Merino, Giselle Schmidt Alves Díaz
Merino, Eugenio Andrés Díaz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ávila, Jaqueline de
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Gestão de design
Material didático digital
Fluxo
topic Design
Gestão de design
Material didático digital
Fluxo
description PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-21T15:05:48Z
2016-07-21T15:05:48Z
2016-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165072
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/165072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 119 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651898494910464