PERCEPÇÃO DE LIDERANÇA: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DO ÚLTIMO ANO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOETHE, JOSEANE DA SILVA
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: DOMINGUES, MARIA JOSÉ CARVALHO DE SOUZA, LOPES, MAURICIO CAPOBIANCO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136017
Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender, dentre os alunos do último ano da graduação em administração de uma Universidade da região sul do Brasil, a percepção do que é liderança. A referida pesquisa toma como pressuposto que a representação social de liderança pode implicar na atuação do profissional na função de administrador e em suas práticas de liderança. A abordagem metodológica desta pesquisa é de caráter qualitativo. Como instrumento de investigação foi utilizado a técnica de evocação livre hierarquizada (BARDIN, 2010; VERGARA, 2006). A representação social identificada no grupo de alunos tem uma forte tendência à considerar a liderança às características pessoais de um indivíduo e associada aos processos de gestão. A junção da análise das evocações com a análise da definição de liderança através de frase possibilitou perceber uma representação social relacionada a liderança carismática e transformacional, pois as evocações relacionam a liderança à características individuais e processos de gestão, enquanto que a definição através de frase demostra a tendência a associar a liderança à influência. Também pode-se perceber que outras perspectivas de liderança que abordam a liderança como um processo relacional e social não foram representativas.
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