ESTILOS DE LIDERANÇA: A AUTOPERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZANGUEBUCHE, MATHEUS DE OLIVEIRA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: FLORES, HERIBERTO ALZERINO, FRANZONI, ANA MARIA BENCCIVENI, CÂNDIDO, GEORGE ESTANISLAU
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201717
Resumo: O objetivo deste estudo é identificar o estilo de liderança predominante entre os acadêmicos do curso de administração da Universidade do Vale do Itajai (Univali). Para tanto, foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário multifatorial de liderança (MLQ) de Bass e Avólio (2004), composto por 45 questionamentos, distribuídos em nove categorias, aplicado entre acadêmicos do 6º, 7º e 8º período do curso. A partir da análise dos resultados, observou-se que o estilo de liderança predominante é a liderança transformacional com 2,85 pontos de média. aponta maior inspiração e carisma moldando comportamentos para o alcance de objetivos comuns, melhorando o empenho dos liderados, aumentando também a credibilidade e confiança. Deste modo, a partir da análise dos resultados obtidos pode-se indicar como trabalhos futuros a análise da matriz curricular do curso de graduação em administração da Universidade do Vale do Itajaí a fim de verificar suas características que contribuem para a formação do perfil de liderança predominante.
id UFSC_e643fa6253c2eb6068c97334a580bdb9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201717
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ESTILOS DE LIDERANÇA: A AUTOPERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃOO objetivo deste estudo é identificar o estilo de liderança predominante entre os acadêmicos do curso de administração da Universidade do Vale do Itajai (Univali). Para tanto, foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário multifatorial de liderança (MLQ) de Bass e Avólio (2004), composto por 45 questionamentos, distribuídos em nove categorias, aplicado entre acadêmicos do 6º, 7º e 8º período do curso. A partir da análise dos resultados, observou-se que o estilo de liderança predominante é a liderança transformacional com 2,85 pontos de média. aponta maior inspiração e carisma moldando comportamentos para o alcance de objetivos comuns, melhorando o empenho dos liderados, aumentando também a credibilidade e confiança. Deste modo, a partir da análise dos resultados obtidos pode-se indicar como trabalhos futuros a análise da matriz curricular do curso de graduação em administração da Universidade do Vale do Itajaí a fim de verificar suas características que contribuem para a formação do perfil de liderança predominante.INPEAU/UFSC2019-11-25T21:54:19Z2019-11-25T21:54:19Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201717ZANGUEBUCHE, MATHEUS DE OLIVEIRAFLORES, HERIBERTO ALZERINOFRANZONI, ANA MARIA BENCCIVENICÂNDIDO, GEORGE ESTANISLAUporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-25T21:54:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201717Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-25T21:54:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTILOS DE LIDERANÇA: A AUTOPERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
title ESTILOS DE LIDERANÇA: A AUTOPERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
spellingShingle ESTILOS DE LIDERANÇA: A AUTOPERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ZANGUEBUCHE, MATHEUS DE OLIVEIRA
title_short ESTILOS DE LIDERANÇA: A AUTOPERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
title_full ESTILOS DE LIDERANÇA: A AUTOPERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
title_fullStr ESTILOS DE LIDERANÇA: A AUTOPERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
title_full_unstemmed ESTILOS DE LIDERANÇA: A AUTOPERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
title_sort ESTILOS DE LIDERANÇA: A AUTOPERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
author ZANGUEBUCHE, MATHEUS DE OLIVEIRA
author_facet ZANGUEBUCHE, MATHEUS DE OLIVEIRA
FLORES, HERIBERTO ALZERINO
FRANZONI, ANA MARIA BENCCIVENI
CÂNDIDO, GEORGE ESTANISLAU
author_role author
author2 FLORES, HERIBERTO ALZERINO
FRANZONI, ANA MARIA BENCCIVENI
CÂNDIDO, GEORGE ESTANISLAU
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ZANGUEBUCHE, MATHEUS DE OLIVEIRA
FLORES, HERIBERTO ALZERINO
FRANZONI, ANA MARIA BENCCIVENI
CÂNDIDO, GEORGE ESTANISLAU
description O objetivo deste estudo é identificar o estilo de liderança predominante entre os acadêmicos do curso de administração da Universidade do Vale do Itajai (Univali). Para tanto, foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário multifatorial de liderança (MLQ) de Bass e Avólio (2004), composto por 45 questionamentos, distribuídos em nove categorias, aplicado entre acadêmicos do 6º, 7º e 8º período do curso. A partir da análise dos resultados, observou-se que o estilo de liderança predominante é a liderança transformacional com 2,85 pontos de média. aponta maior inspiração e carisma moldando comportamentos para o alcance de objetivos comuns, melhorando o empenho dos liderados, aumentando também a credibilidade e confiança. Deste modo, a partir da análise dos resultados obtidos pode-se indicar como trabalhos futuros a análise da matriz curricular do curso de graduação em administração da Universidade do Vale do Itajaí a fim de verificar suas características que contribuem para a formação do perfil de liderança predominante.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-25T21:54:19Z
2019-11-25T21:54:19Z
2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-07-3
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201717
identifier_str_mv 978-85-68618-07-3
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652181779251200