ESTILOS DE LIDERANÇA: A AUTOPERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201717 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é identificar o estilo de liderança predominante entre os acadêmicos do curso de administração da Universidade do Vale do Itajai (Univali). Para tanto, foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário multifatorial de liderança (MLQ) de Bass e Avólio (2004), composto por 45 questionamentos, distribuídos em nove categorias, aplicado entre acadêmicos do 6º, 7º e 8º período do curso. A partir da análise dos resultados, observou-se que o estilo de liderança predominante é a liderança transformacional com 2,85 pontos de média. aponta maior inspiração e carisma moldando comportamentos para o alcance de objetivos comuns, melhorando o empenho dos liderados, aumentando também a credibilidade e confiança. Deste modo, a partir da análise dos resultados obtidos pode-se indicar como trabalhos futuros a análise da matriz curricular do curso de graduação em administração da Universidade do Vale do Itajaí a fim de verificar suas características que contribuem para a formação do perfil de liderança predominante. |
id |
UFSC_e643fa6253c2eb6068c97334a580bdb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201717 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
ESTILOS DE LIDERANÇA: A AUTOPERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃOO objetivo deste estudo é identificar o estilo de liderança predominante entre os acadêmicos do curso de administração da Universidade do Vale do Itajai (Univali). Para tanto, foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário multifatorial de liderança (MLQ) de Bass e Avólio (2004), composto por 45 questionamentos, distribuídos em nove categorias, aplicado entre acadêmicos do 6º, 7º e 8º período do curso. A partir da análise dos resultados, observou-se que o estilo de liderança predominante é a liderança transformacional com 2,85 pontos de média. aponta maior inspiração e carisma moldando comportamentos para o alcance de objetivos comuns, melhorando o empenho dos liderados, aumentando também a credibilidade e confiança. Deste modo, a partir da análise dos resultados obtidos pode-se indicar como trabalhos futuros a análise da matriz curricular do curso de graduação em administração da Universidade do Vale do Itajaí a fim de verificar suas características que contribuem para a formação do perfil de liderança predominante.INPEAU/UFSC2019-11-25T21:54:19Z2019-11-25T21:54:19Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201717ZANGUEBUCHE, MATHEUS DE OLIVEIRAFLORES, HERIBERTO ALZERINOFRANZONI, ANA MARIA BENCCIVENICÂNDIDO, GEORGE ESTANISLAUporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-25T21:54:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201717Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-25T21:54:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTILOS DE LIDERANÇA: A AUTOPERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
title |
ESTILOS DE LIDERANÇA: A AUTOPERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
spellingShingle |
ESTILOS DE LIDERANÇA: A AUTOPERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ZANGUEBUCHE, MATHEUS DE OLIVEIRA |
title_short |
ESTILOS DE LIDERANÇA: A AUTOPERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
title_full |
ESTILOS DE LIDERANÇA: A AUTOPERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
title_fullStr |
ESTILOS DE LIDERANÇA: A AUTOPERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
title_full_unstemmed |
ESTILOS DE LIDERANÇA: A AUTOPERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
title_sort |
ESTILOS DE LIDERANÇA: A AUTOPERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
author |
ZANGUEBUCHE, MATHEUS DE OLIVEIRA |
author_facet |
ZANGUEBUCHE, MATHEUS DE OLIVEIRA FLORES, HERIBERTO ALZERINO FRANZONI, ANA MARIA BENCCIVENI CÂNDIDO, GEORGE ESTANISLAU |
author_role |
author |
author2 |
FLORES, HERIBERTO ALZERINO FRANZONI, ANA MARIA BENCCIVENI CÂNDIDO, GEORGE ESTANISLAU |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ZANGUEBUCHE, MATHEUS DE OLIVEIRA FLORES, HERIBERTO ALZERINO FRANZONI, ANA MARIA BENCCIVENI CÂNDIDO, GEORGE ESTANISLAU |
description |
O objetivo deste estudo é identificar o estilo de liderança predominante entre os acadêmicos do curso de administração da Universidade do Vale do Itajai (Univali). Para tanto, foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário multifatorial de liderança (MLQ) de Bass e Avólio (2004), composto por 45 questionamentos, distribuídos em nove categorias, aplicado entre acadêmicos do 6º, 7º e 8º período do curso. A partir da análise dos resultados, observou-se que o estilo de liderança predominante é a liderança transformacional com 2,85 pontos de média. aponta maior inspiração e carisma moldando comportamentos para o alcance de objetivos comuns, melhorando o empenho dos liderados, aumentando também a credibilidade e confiança. Deste modo, a partir da análise dos resultados obtidos pode-se indicar como trabalhos futuros a análise da matriz curricular do curso de graduação em administração da Universidade do Vale do Itajaí a fim de verificar suas características que contribuem para a formação do perfil de liderança predominante. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-25T21:54:19Z 2019-11-25T21:54:19Z 2019-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-07-3 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201717 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-07-3 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652181779251200 |