PERCEPÇÃO DE LIDERANÇA: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DO ÚLTIMO ANO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136017 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo compreender, dentre os alunos do último ano da graduação em administração de uma Universidade da região sul do Brasil, a percepção do que é liderança. A referida pesquisa toma como pressuposto que a representação social de liderança pode implicar na atuação do profissional na função de administrador e em suas práticas de liderança. A abordagem metodológica desta pesquisa é de caráter qualitativo. Como instrumento de investigação foi utilizado a técnica de evocação livre hierarquizada (BARDIN, 2010; VERGARA, 2006). A representação social identificada no grupo de alunos tem uma forte tendência à considerar a liderança às características pessoais de um indivíduo e associada aos processos de gestão. A junção da análise das evocações com a análise da definição de liderança através de frase possibilitou perceber uma representação social relacionada a liderança carismática e transformacional, pois as evocações relacionam a liderança à características individuais e processos de gestão, enquanto que a definição através de frase demostra a tendência a associar a liderança à influência. Também pode-se perceber que outras perspectivas de liderança que abordam a liderança como um processo relacional e social não foram representativas. |
id |
UFSC_c71707e19e1757d9ad8ef94b0cae7e64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136017 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
PERCEPÇÃO DE LIDERANÇA: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DO ÚLTIMO ANO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASILEste estudo teve como objetivo compreender, dentre os alunos do último ano da graduação em administração de uma Universidade da região sul do Brasil, a percepção do que é liderança. A referida pesquisa toma como pressuposto que a representação social de liderança pode implicar na atuação do profissional na função de administrador e em suas práticas de liderança. A abordagem metodológica desta pesquisa é de caráter qualitativo. Como instrumento de investigação foi utilizado a técnica de evocação livre hierarquizada (BARDIN, 2010; VERGARA, 2006). A representação social identificada no grupo de alunos tem uma forte tendência à considerar a liderança às características pessoais de um indivíduo e associada aos processos de gestão. A junção da análise das evocações com a análise da definição de liderança através de frase possibilitou perceber uma representação social relacionada a liderança carismática e transformacional, pois as evocações relacionam a liderança à características individuais e processos de gestão, enquanto que a definição através de frase demostra a tendência a associar a liderança à influência. Também pode-se perceber que outras perspectivas de liderança que abordam a liderança como um processo relacional e social não foram representativas.INPEAU/UFSC2015-11-03T11:17:15Z2015-11-03T11:17:15Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136017SOETHE, JOSEANE DA SILVADOMINGUES, MARIA JOSÉ CARVALHO DE SOUZALOPES, MAURICIO CAPOBIANCOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-03T11:17:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136017Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-03T11:17:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO DE LIDERANÇA: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DO ÚLTIMO ANO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL |
title |
PERCEPÇÃO DE LIDERANÇA: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DO ÚLTIMO ANO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO DE LIDERANÇA: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DO ÚLTIMO ANO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL SOETHE, JOSEANE DA SILVA |
title_short |
PERCEPÇÃO DE LIDERANÇA: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DO ÚLTIMO ANO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL |
title_full |
PERCEPÇÃO DE LIDERANÇA: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DO ÚLTIMO ANO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO DE LIDERANÇA: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DO ÚLTIMO ANO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO DE LIDERANÇA: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DO ÚLTIMO ANO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL |
title_sort |
PERCEPÇÃO DE LIDERANÇA: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DO ÚLTIMO ANO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL |
author |
SOETHE, JOSEANE DA SILVA |
author_facet |
SOETHE, JOSEANE DA SILVA DOMINGUES, MARIA JOSÉ CARVALHO DE SOUZA LOPES, MAURICIO CAPOBIANCO |
author_role |
author |
author2 |
DOMINGUES, MARIA JOSÉ CARVALHO DE SOUZA LOPES, MAURICIO CAPOBIANCO |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOETHE, JOSEANE DA SILVA DOMINGUES, MARIA JOSÉ CARVALHO DE SOUZA LOPES, MAURICIO CAPOBIANCO |
description |
Este estudo teve como objetivo compreender, dentre os alunos do último ano da graduação em administração de uma Universidade da região sul do Brasil, a percepção do que é liderança. A referida pesquisa toma como pressuposto que a representação social de liderança pode implicar na atuação do profissional na função de administrador e em suas práticas de liderança. A abordagem metodológica desta pesquisa é de caráter qualitativo. Como instrumento de investigação foi utilizado a técnica de evocação livre hierarquizada (BARDIN, 2010; VERGARA, 2006). A representação social identificada no grupo de alunos tem uma forte tendência à considerar a liderança às características pessoais de um indivíduo e associada aos processos de gestão. A junção da análise das evocações com a análise da definição de liderança através de frase possibilitou perceber uma representação social relacionada a liderança carismática e transformacional, pois as evocações relacionam a liderança à características individuais e processos de gestão, enquanto que a definição através de frase demostra a tendência a associar a liderança à influência. Também pode-se perceber que outras perspectivas de liderança que abordam a liderança como um processo relacional e social não foram representativas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-03T11:17:15Z 2015-11-03T11:17:15Z 2015-12-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-01-1 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136017 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-01-1 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652119890198528 |