Por uma didática comunicativa para a educação física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91620 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Gradução em Educação Física. |
id |
UFSC_c71ee5bfdab03adec5ee3f19a0423985 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91620 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Por uma didática comunicativa para a educação física escolarEducação físicaEducação fisica para criançasDidaticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Gradução em Educação Física.Ao se refletir sobre a Educação Física, na condição de campo de investigação científica que, dá suporte teórico e metodológico para as intervenções profissionais, em diferentes contextos, estudos demonstram que, historicamente, as intervenções científicas e didático-pedagógicas da Educação Física são fundamentadas predominantemente, no paradigma empírico-analítico. Nesse âmbito, os elementos da cultura de movimento detêm-se no padrão da racionalidade instrumental, que reduz os sujeitos a meros executores mecanicistas e reificados. Partindo de princípios pedagógicos que centram atenção no sujeito que #se-movimenta#, buscase um posicionamento didático-pedagógico, em que os elementos da cultura de movimento sejam tematizados de forma mais ampla. O objetivo desta dissertação é investigar, por meio de uma pesquisa teórica, os princípios teórico-metodológicos que se apresentam na literatura compilada do âmbito da filosofia e da educação/Educação Física, para a perspectiva de uma didática comunicativa para a Educação Física Escolar. Esta pesquisa está metodologicamente fundamentada nos pilares de uma pesquisa teórica, apresentando subsídios que fundamentem uma didática comunicativa para a Educação Física. Identificaram-se as estruturas que fazem parte do processo emancipatório: a razão constituída dialogicamente, através da linguagem intersubjetiva, que desencadeia na reflexão crítica do mundo do sistema. Para a didática comunicativa, o conceito processual de emancipação humana deve estar presente nos pressupostos que norteiam as ações educativas da educação formal, compreendendo algumas peculiaridades: a elaboração do Projeto Político Pedagógico, a relação entre os componentes curriculares, o trato com o conhecimento e as implementações didático-metodológicas. Em práticas da Educação Física, podem ser proporcionadas situações didático-metodológicas com base na Interação Social, a fim de contribuir com a formação de identidade pessoais não submissas aos ditames do sistema sócio-econômico excludente e, concomitante a isso, à formação de competências sociais. Conclui-se percebendo a necessidade de tratar dessas questões vinculadas à prática educativa a partir do #chão# daFlorianópolis, SCKunz, ElenorUniversidade Federal de Santa CatarinaBoscatto, Juliano Daniel2012-10-24T00:51:29Z2012-10-24T00:51:29Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis109 f.| il.application/pdf258706http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91620porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T20:23:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91620Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T20:23:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma didática comunicativa para a educação física escolar |
title |
Por uma didática comunicativa para a educação física escolar |
spellingShingle |
Por uma didática comunicativa para a educação física escolar Boscatto, Juliano Daniel Educação física Educação fisica para crianças Didatica |
title_short |
Por uma didática comunicativa para a educação física escolar |
title_full |
Por uma didática comunicativa para a educação física escolar |
title_fullStr |
Por uma didática comunicativa para a educação física escolar |
title_full_unstemmed |
Por uma didática comunicativa para a educação física escolar |
title_sort |
Por uma didática comunicativa para a educação física escolar |
author |
Boscatto, Juliano Daniel |
author_facet |
Boscatto, Juliano Daniel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kunz, Elenor Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boscatto, Juliano Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Educação fisica para crianças Didatica |
topic |
Educação física Educação fisica para crianças Didatica |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Gradução em Educação Física. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008 2012-10-24T00:51:29Z 2012-10-24T00:51:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
258706 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91620 |
identifier_str_mv |
258706 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
109 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652017660329984 |