Por uma didática comunicativa para a educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boscatto, Juliano Daniel
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91620
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Gradução em Educação Física.
id UFSC_c71ee5bfdab03adec5ee3f19a0423985
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91620
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Por uma didática comunicativa para a educação física escolarEducação físicaEducação fisica para criançasDidaticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Gradução em Educação Física.Ao se refletir sobre a Educação Física, na condição de campo de investigação científica que, dá suporte teórico e metodológico para as intervenções profissionais, em diferentes contextos, estudos demonstram que, historicamente, as intervenções científicas e didático-pedagógicas da Educação Física são fundamentadas predominantemente, no paradigma empírico-analítico. Nesse âmbito, os elementos da cultura de movimento detêm-se no padrão da racionalidade instrumental, que reduz os sujeitos a meros executores mecanicistas e reificados. Partindo de princípios pedagógicos que centram atenção no sujeito que #se-movimenta#, buscase um posicionamento didático-pedagógico, em que os elementos da cultura de movimento sejam tematizados de forma mais ampla. O objetivo desta dissertação é investigar, por meio de uma pesquisa teórica, os princípios teórico-metodológicos que se apresentam na literatura compilada do âmbito da filosofia e da educação/Educação Física, para a perspectiva de uma didática comunicativa para a Educação Física Escolar. Esta pesquisa está metodologicamente fundamentada nos pilares de uma pesquisa teórica, apresentando subsídios que fundamentem uma didática comunicativa para a Educação Física. Identificaram-se as estruturas que fazem parte do processo emancipatório: a razão constituída dialogicamente, através da linguagem intersubjetiva, que desencadeia na reflexão crítica do mundo do sistema. Para a didática comunicativa, o conceito processual de emancipação humana deve estar presente nos pressupostos que norteiam as ações educativas da educação formal, compreendendo algumas peculiaridades: a elaboração do Projeto Político Pedagógico, a relação entre os componentes curriculares, o trato com o conhecimento e as implementações didático-metodológicas. Em práticas da Educação Física, podem ser proporcionadas situações didático-metodológicas com base na Interação Social, a fim de contribuir com a formação de identidade pessoais não submissas aos ditames do sistema sócio-econômico excludente e, concomitante a isso, à formação de competências sociais. Conclui-se percebendo a necessidade de tratar dessas questões vinculadas à prática educativa a partir do #chão# daFlorianópolis, SCKunz, ElenorUniversidade Federal de Santa CatarinaBoscatto, Juliano Daniel2012-10-24T00:51:29Z2012-10-24T00:51:29Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis109 f.| il.application/pdf258706http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91620porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T20:23:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91620Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T20:23:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma didática comunicativa para a educação física escolar
title Por uma didática comunicativa para a educação física escolar
spellingShingle Por uma didática comunicativa para a educação física escolar
Boscatto, Juliano Daniel
Educação física
Educação fisica para crianças
Didatica
title_short Por uma didática comunicativa para a educação física escolar
title_full Por uma didática comunicativa para a educação física escolar
title_fullStr Por uma didática comunicativa para a educação física escolar
title_full_unstemmed Por uma didática comunicativa para a educação física escolar
title_sort Por uma didática comunicativa para a educação física escolar
author Boscatto, Juliano Daniel
author_facet Boscatto, Juliano Daniel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kunz, Elenor
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Boscatto, Juliano Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Educação fisica para crianças
Didatica
topic Educação física
Educação fisica para crianças
Didatica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Gradução em Educação Física.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-24T00:51:29Z
2012-10-24T00:51:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 258706
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91620
identifier_str_mv 258706
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 109 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652017660329984