Estratégia como fonte de mudança organizacional: o caso da Yes Rent a Car Franchising

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Jaqueline de Fátima
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102557
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração
id UFSC_c7f472bcd39ac87212038c86d92fcfd9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102557
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estratégia como fonte de mudança organizacional: o caso da Yes Rent a Car FranchisingAdministraçãoDesenvolvimento organizacionalPlanejamento empresarialDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoO objetivo geral deste trabalho consiste em analisar as mudanças organizacionais ocorridas na Yes Rent a Car Franchising e as estratégias geradoras das referidas mudanças, no período de 1994 a 2004. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa se caracteriza como sendo um estudo de caso único, do tipo descritivo, não experimental, cujo enfoque é qualitativo, em que foi utilizado como principal instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, e, compondo a fase de análise de dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Quanto aos resultados da pesquisa, observou-se, a partir de duas mudanças descontínuas, três períodos vividos pela organização. De 1994 a 1995 - criação, sócios franqueados e abertura de mais três franquias. De 1995 a 1998 - entrada do sócio Raimundo na direção da empresa, formatação do franchising, expansão da rede, crise financeira. De 1998 a 2004 - mudança da taxa de cobrança de royalties, recuperação financeira e crescimento sustentável da rede. As estratégias da Yes são, na maioria, voltadas para o crescimento da organização; emergem ao longo do tempo; e buscam resultados que nem sempre são focados na maximização dos lucros. Ao relacionar as estratégias com as mudanças ocorridas, constatou-se que existe uma relação intensa entre ambas. As estratégias que mais desencadearam mudanças são, em geral, emergentes e apresentam relação com o crescimento da organização.Florianópolis, SCPereira, Mauricio FernandesUniversidade Federal de Santa CatarinaCardoso, Jaqueline de Fátima2013-07-16T01:16:46Z2013-07-16T01:16:46Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf211110http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102557porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T01:16:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102557Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T01:16:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia como fonte de mudança organizacional: o caso da Yes Rent a Car Franchising
title Estratégia como fonte de mudança organizacional: o caso da Yes Rent a Car Franchising
spellingShingle Estratégia como fonte de mudança organizacional: o caso da Yes Rent a Car Franchising
Cardoso, Jaqueline de Fátima
Administração
Desenvolvimento organizacional
Planejamento empresarial
title_short Estratégia como fonte de mudança organizacional: o caso da Yes Rent a Car Franchising
title_full Estratégia como fonte de mudança organizacional: o caso da Yes Rent a Car Franchising
title_fullStr Estratégia como fonte de mudança organizacional: o caso da Yes Rent a Car Franchising
title_full_unstemmed Estratégia como fonte de mudança organizacional: o caso da Yes Rent a Car Franchising
title_sort Estratégia como fonte de mudança organizacional: o caso da Yes Rent a Car Franchising
author Cardoso, Jaqueline de Fátima
author_facet Cardoso, Jaqueline de Fátima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Mauricio Fernandes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Jaqueline de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Desenvolvimento organizacional
Planejamento empresarial
topic Administração
Desenvolvimento organizacional
Planejamento empresarial
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-16T01:16:46Z
2013-07-16T01:16:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 211110
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102557
identifier_str_mv 211110
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652060729540608