Estratégia como fonte de mudança organizacional: o caso da Yes Rent a Car Franchising
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102557 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração |
id |
UFSC_c7f472bcd39ac87212038c86d92fcfd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102557 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Estratégia como fonte de mudança organizacional: o caso da Yes Rent a Car FranchisingAdministraçãoDesenvolvimento organizacionalPlanejamento empresarialDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoO objetivo geral deste trabalho consiste em analisar as mudanças organizacionais ocorridas na Yes Rent a Car Franchising e as estratégias geradoras das referidas mudanças, no período de 1994 a 2004. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa se caracteriza como sendo um estudo de caso único, do tipo descritivo, não experimental, cujo enfoque é qualitativo, em que foi utilizado como principal instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, e, compondo a fase de análise de dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Quanto aos resultados da pesquisa, observou-se, a partir de duas mudanças descontínuas, três períodos vividos pela organização. De 1994 a 1995 - criação, sócios franqueados e abertura de mais três franquias. De 1995 a 1998 - entrada do sócio Raimundo na direção da empresa, formatação do franchising, expansão da rede, crise financeira. De 1998 a 2004 - mudança da taxa de cobrança de royalties, recuperação financeira e crescimento sustentável da rede. As estratégias da Yes são, na maioria, voltadas para o crescimento da organização; emergem ao longo do tempo; e buscam resultados que nem sempre são focados na maximização dos lucros. Ao relacionar as estratégias com as mudanças ocorridas, constatou-se que existe uma relação intensa entre ambas. As estratégias que mais desencadearam mudanças são, em geral, emergentes e apresentam relação com o crescimento da organização.Florianópolis, SCPereira, Mauricio FernandesUniversidade Federal de Santa CatarinaCardoso, Jaqueline de Fátima2013-07-16T01:16:46Z2013-07-16T01:16:46Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf211110http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102557porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T01:16:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102557Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T01:16:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia como fonte de mudança organizacional: o caso da Yes Rent a Car Franchising |
title |
Estratégia como fonte de mudança organizacional: o caso da Yes Rent a Car Franchising |
spellingShingle |
Estratégia como fonte de mudança organizacional: o caso da Yes Rent a Car Franchising Cardoso, Jaqueline de Fátima Administração Desenvolvimento organizacional Planejamento empresarial |
title_short |
Estratégia como fonte de mudança organizacional: o caso da Yes Rent a Car Franchising |
title_full |
Estratégia como fonte de mudança organizacional: o caso da Yes Rent a Car Franchising |
title_fullStr |
Estratégia como fonte de mudança organizacional: o caso da Yes Rent a Car Franchising |
title_full_unstemmed |
Estratégia como fonte de mudança organizacional: o caso da Yes Rent a Car Franchising |
title_sort |
Estratégia como fonte de mudança organizacional: o caso da Yes Rent a Car Franchising |
author |
Cardoso, Jaqueline de Fátima |
author_facet |
Cardoso, Jaqueline de Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Mauricio Fernandes Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Jaqueline de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Desenvolvimento organizacional Planejamento empresarial |
topic |
Administração Desenvolvimento organizacional Planejamento empresarial |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005 2013-07-16T01:16:46Z 2013-07-16T01:16:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
211110 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102557 |
identifier_str_mv |
211110 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652060729540608 |