Desenvolvimento de sistema de telemetria para protótipo de carro elétrico aplicado a competições de eficiência energética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248465 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Mecatrônica. |
id |
UFSC_c8164470978d74c15d3c8423b59d1d22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/248465 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Desenvolvimento de sistema de telemetria para protótipo de carro elétrico aplicado a competições de eficiência energéticaTelemetriaEficiência energéticaShell Eco-MarathonProtótipo automotivoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Mecatrônica.Os veículos elétricos representam importante parte do mercado de automóveis, ganhando cada vez mais espaço e se tornando cada vez mais atrativo à medida que vão desenvolvendo-se novas tecnologias, seja pela diminuição nos poluentes quando comparado à combustão, da economia, redução no ruído, ou até com a potência gerada, aproximando-se cada vez mais de outras matrizes energéticas. Para que os veículos elétricos alcançassem mais espaço ao longo dos anos, diversos aperfeiçoamentos foram realizados o tornando mais competitivo, tendo em vista que uma importante fonte de conhecimento são as competições e desenvolvimento científico proveniente de universidades. Uma prestigiada competição neste âmbito é a Shell Eco-Marathon, competição universidade com foco em eficiência energética. Este trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um sistema de telemetria que auxilie a equipe Eficem no controle e no desempenho do seu protótipo de carro elétrico durante a competição.Electric vehicles are increasingly gaining prominence in the automobile market, driven by the continuous development of new technologies. These vehicles offer several advantages, such as reduced emissions compared to internal combustion vehicles, energy efficiency, lower noise levels, and performance approaching other energy sources. To ensure the advancement and competitiveness of electric vehicles, ongoing improvements are being made, with competitions and academic research playing a vital role in acquiring knowledge and innovative solutions. The Shell Eco-Marathon, a prestigious university competition focused on energy efficiency, stands out in this context. This work aims to develop a telemetry system that assists the Eficem team in controlling and optimizing the performance of their electric car prototype during the competition. The telemetry system enables real-time monitoring of various vehicle parameters, providing accurate information that contributes to enhancing energy efficiency and the performance of the electric car. Furthermore, this project has the potential to generate new insights and contribute to the continuous evolution of electric vehicles, promoting sustainable development and the adoption of more efficient and environmentally friendly technological solutions.Joinville, SC.Pfitscher, Ricardo JoséUniversidade Federal de Santa Catarina.Miotto, João Vitor Alvarenga2023-07-10T18:20:05Z2023-07-10T18:20:05Z2023-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis92 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248465Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-10T18:20:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248465Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-10T18:20:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de sistema de telemetria para protótipo de carro elétrico aplicado a competições de eficiência energética |
title |
Desenvolvimento de sistema de telemetria para protótipo de carro elétrico aplicado a competições de eficiência energética |
spellingShingle |
Desenvolvimento de sistema de telemetria para protótipo de carro elétrico aplicado a competições de eficiência energética Miotto, João Vitor Alvarenga Telemetria Eficiência energética Shell Eco-Marathon Protótipo automotivo |
title_short |
Desenvolvimento de sistema de telemetria para protótipo de carro elétrico aplicado a competições de eficiência energética |
title_full |
Desenvolvimento de sistema de telemetria para protótipo de carro elétrico aplicado a competições de eficiência energética |
title_fullStr |
Desenvolvimento de sistema de telemetria para protótipo de carro elétrico aplicado a competições de eficiência energética |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de sistema de telemetria para protótipo de carro elétrico aplicado a competições de eficiência energética |
title_sort |
Desenvolvimento de sistema de telemetria para protótipo de carro elétrico aplicado a competições de eficiência energética |
author |
Miotto, João Vitor Alvarenga |
author_facet |
Miotto, João Vitor Alvarenga |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pfitscher, Ricardo José Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miotto, João Vitor Alvarenga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Telemetria Eficiência energética Shell Eco-Marathon Protótipo automotivo |
topic |
Telemetria Eficiência energética Shell Eco-Marathon Protótipo automotivo |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Mecatrônica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-10T18:20:05Z 2023-07-10T18:20:05Z 2023-06-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248465 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
92 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Joinville, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Joinville, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652236933300224 |